Duvida edifcio
-
- Curioso
- Registado: 29 out 2009, 15:48
Duvida edifcio
Tenho a seguinte duvida.
Tenho um edificio com dois pisos, cada piso tem duas fracções. (piso 0 ( T1+T2) piso 1 ( T1+T2))
A questão é que todas as fracções do edificio têm uma entrada individual, o edificio não tem areas comuns.
Como faço?
Faço um projecto ITED considerando 4 fracções individuais cada uma com um ATE e depois o ATI?
Obrigado
Tenho um edificio com dois pisos, cada piso tem duas fracções. (piso 0 ( T1+T2) piso 1 ( T1+T2))
A questão é que todas as fracções do edificio têm uma entrada individual, o edificio não tem areas comuns.
Como faço?
Faço um projecto ITED considerando 4 fracções individuais cada uma com um ATE e depois o ATI?
Obrigado
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Re: Duvida edifcio
Olá joaospinola.
O teu caso é semelhante ao tópico do seguinte link:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... 875#p87875
Colocar um ATE por fracção está fora de questão, pois o ATE é para o edifício e não para a fracção.
Tal como disse no tópico do link, estás na situação descrita na secção 2.5.3.2, parágrafo 5 da página 79 do manual ITED 2.
Não tens nenhuma portaria ou semelhante?
Se não tens nenhum local que possa ser comum às fracções, eu no teu caso fazia o seguinte:
1) Colocava um ATE exterior, por exemplo o da JSL que tem IP adequado, instalado na fachada do edifício.
2) Ligação deste ATE ao Quadro de Colunas (também exterior) para alimentação eléctrica do ATE e da terra do ITED;
3) Ligação deste ATE aos ATI's, sempre pelo lado de fora da fachada. Não passes a rede tubagem da fracção pelas restantes fracções, inclusive a rede colectiva.
4) A CVM tem de ser no mínimo CVR2.
O teu caso é semelhante ao tópico do seguinte link:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... 875#p87875
Colocar um ATE por fracção está fora de questão, pois o ATE é para o edifício e não para a fracção.
Tal como disse no tópico do link, estás na situação descrita na secção 2.5.3.2, parágrafo 5 da página 79 do manual ITED 2.
Não tens nenhuma portaria ou semelhante?
Se não tens nenhum local que possa ser comum às fracções, eu no teu caso fazia o seguinte:
1) Colocava um ATE exterior, por exemplo o da JSL que tem IP adequado, instalado na fachada do edifício.
2) Ligação deste ATE ao Quadro de Colunas (também exterior) para alimentação eléctrica do ATE e da terra do ITED;
3) Ligação deste ATE aos ATI's, sempre pelo lado de fora da fachada. Não passes a rede tubagem da fracção pelas restantes fracções, inclusive a rede colectiva.
4) A CVM tem de ser no mínimo CVR2.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Curioso
Bom dia
Não há partes comuns.
Ainda há agravante que o edifico fica numa esquina ou seja duas fracções são
de uma rua e outras duas de outra rua.
O edificio já existe e esta a ser recuperado, ficando só as fachadas.
No entanto no manual está o seguinte pg 75/76
Nas situações em que não existam partes comuns no edifício, como por exemplo nas moradias
desenvolvidas em altura (andar-moradia), poderá ser considerada a existência de um
exterior, com índice de protecção adequado às condições a que possa estar sujeito. Este ATE
exterior poderá ser localizado na fachada do edifício, ou no muro limite da propriedade, ou em
qualquer outro local que seja comum; a opção tomada deve ser devidamente justificada pelo
projectista.
A possível inexistência de Quadro Eléctrico de Serviços Comuns inviabiliza a instalação de
tomadas eléctricas no interior do ATE. Nesta situação é admissível a existência de CEMU para
os fogos residenciais e de ATE para os outros tipos de fracções.
Na minha "maneira de ver" posso por uma CEMU por cada fracção!!!!???
Não há partes comuns.
Ainda há agravante que o edifico fica numa esquina ou seja duas fracções são
de uma rua e outras duas de outra rua.
O edificio já existe e esta a ser recuperado, ficando só as fachadas.
No entanto no manual está o seguinte pg 75/76
Nas situações em que não existam partes comuns no edifício, como por exemplo nas moradias
desenvolvidas em altura (andar-moradia), poderá ser considerada a existência de um
exterior, com índice de protecção adequado às condições a que possa estar sujeito. Este ATE
exterior poderá ser localizado na fachada do edifício, ou no muro limite da propriedade, ou em
qualquer outro local que seja comum; a opção tomada deve ser devidamente justificada pelo
projectista.
A possível inexistência de Quadro Eléctrico de Serviços Comuns inviabiliza a instalação de
tomadas eléctricas no interior do ATE. Nesta situação é admissível a existência de CEMU para
os fogos residenciais e de ATE para os outros tipos de fracções.
Na minha "maneira de ver" posso por uma CEMU por cada fracção!!!!???
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Olá joaospinola.
O que tu escreveste a azul é o que eu estava a referir no página 79. Não deves ter a última versão do manual ITED2.
Bem, páginas à parte, a tua maneira de ver foi o que aconselhei no outro tópico, pois pensei que a CEMU era para todos os fogos, mas lendo melhor, é uma CEMU por fracção.
Como é que vais fazer com a electricidade? Também uma portinhola por fracção?
Como é que está classificado o edifício? Um edifício com 4 fracções ou 4 fracções individuais?
A resposta a esta pergunta define a tua electricidade (penso eu) e o que fizeres na electricidade fazes no ITED.
O que tu escreveste a azul é o que eu estava a referir no página 79. Não deves ter a última versão do manual ITED2.
Bem, páginas à parte, a tua maneira de ver foi o que aconselhei no outro tópico, pois pensei que a CEMU era para todos os fogos, mas lendo melhor, é uma CEMU por fracção.
Como é que vais fazer com a electricidade? Também uma portinhola por fracção?
Como é que está classificado o edifício? Um edifício com 4 fracções ou 4 fracções individuais?
A resposta a esta pergunta define a tua electricidade (penso eu) e o que fizeres na electricidade fazes no ITED.
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Curioso
O edifício esta classificado:
Prédio em prop. total com andares ou divisões susc. de utilização independente
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Olá joao...joaospinola Escreveu:O edifício esta classificado:
Após alguma pesquisa por Propriedade Horizontal e Propriedade Total (com ou sem utilizações independentes) parece-me que o teu edifício está na mesma situação de um prédio de habitação comum, mas no teu caso sem partes comuns.
Por outras palavras, na electricidade tens um único ramal ao edifício para alimentar um quadro de colunas e no ITED não me parece correcto teres uma CEMU para cada fracção, logo colocava um ATE exterior ligado ao quadro de colunas.
Mas como não tenho certeza destas definições de Propriedades (Horizontal e Total) o melhor conselho que te posso dar é falares com o Arquitecto e perguntares como serão feitas as especialidades, pois o mesmo que farás na electricidade e ITED também será feito com a àgua.
Depois posta o resultado.
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Curioso
Ola
Em relação a água, estão a fazer como se fossem "moradias" ou seja cada fracção tem uma ligação
ao ramal de distribuição independente das outras.
As especialidades estão a ser feitas considerando cada fracção como independente visto não haver nenhuma area comum.
Em relação a água, estão a fazer como se fossem "moradias" ou seja cada fracção tem uma ligação
As especialidades estão a ser feitas considerando cada fracção como independente visto não haver nenhuma area comum.
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Olá joaospinola.joaospinola Escreveu:Ola
Quando dizes que cada fracção tem uma ligação ao ramal de distribuição de água independente, queres dizer que o edifício vai ter ao todos 4 ramais ligados directamente à rede pública?
A minha pergunta é pelo seguinte: Onde vais colocar as 2 portinholas das fracções do piso 1? E as antenas do ITED?
Se ainda tiveres dúvidas contacta a CERTIEL, eles saberão de certeza.
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Curioso
bom dia
A "resposta oficial" a esta questão é "... 4 fogos completamente independentes em termos de ITED.".
Obrigado a todos pelas dicas.
A "resposta oficial" a esta questão é "... 4 fogos completamente independentes em termos de ITED.".
Obrigado a todos pelas dicas.