Distância máxima do PT a alimentar moradia

Responder
Cordav
Curioso
Curioso
Registado: 18 mar 2010, 16:25

Distância máxima do PT a alimentar moradia

Mensagem por Cordav »

Boa tarde

Desde já agradeço a vossa ajuda nesta duvida.

Tenho uma moradia a ser alimentada de um PT de cabine antigo, que nem na placa se lê qual potência!

Esta moradia é "fim de linha", ou seja depois da moradia não existe mais nenhum abastecimento (do PT saem várias ligações e uma delas é uma ligação que vai terminar na referida moradia)

Qual a distância máxima que o PT deve estar para garantir os 230V de tensão na moradia???

Já pesquisei na internet, mas não consigo encontrar nada de legislação que refira especificamente esta distância.

Desde já obrigado pela ajuda.

Melhores Cumprimentos
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Distância máxima do PT a alimentar moradia

Mensagem por nelmindo »

Cordav Escreveu:Boa tarde

Desde já agradeço a vossa ajuda nesta duvida.

Tenho uma moradia a ser alimentada de um PT de cabine antigo, que nem na placa se lê qual potência!

Esta moradia é "fim de linha", ou seja depois da moradia não existe mais nenhum abastecimento (do PT saem várias ligações e uma delas é uma ligação que vai terminar na referida moradia)

Qual a distância máxima que o PT deve estar para garantir os 230V de tensão na moradia???

Já pesquisei na internet, mas não consigo encontrar nada de legislação que refira especificamente esta distância.

Desde já obrigado pela ajuda.

Melhores Cumprimentos
Não existe distância.
O que existe é limites inferiores e superiores, nos valores nominais de tensão e frequência.
Cordav
Curioso
Curioso

Mensagem por Cordav »

Desde já Obrigado Nelmino pela resposta.

Então mas não importa a distância do PT!!!! se o PT (imaginemos 100KVA) tiver a 1km, 10km, 100km!!!! com várias cargas pelo meio, a tensão chega igual comparativamente a um PT que esteja a 500m da instalação???

Estou a continuar a minha procura e encontrei este pdf!!! tem alguma coisa a ver??? no gráfico fala em 600m!!!! será isto???
Anexos
EDP D_Manual Ligações à Rede_3ªedição_web_1.pdf
(222.16 KiB) Transferido 129 vezes
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

Olá Cordav.

Existe alguns parametros que definem a distância máxima que pretendes, nomeadamente:

1) A potência da moradia. Sabendo a potência da moradia saberás a corrente de seviço. Esta corrente é directamente proporcional à queda de tensão, ou seja, quanto maior for a corrente (supondo que a protecção do cabo está de acordo) maior será a Queda de Tensão, que sendo uma alimentação vinda de um PT privado não poderá ultrapassar os 8%.

2) A protecção da canalização e secção da canalização. Sabendo estes parametros determinas o Lmax.

Em resumo, para saberes o Lmax que podes ter, tens de saber:

A) A potência da moradia;
B) O cabo de alimentação do PT à moradia (cobre ou alumínio e secção) e metodo de instalação (aéreo, enterrado, etc.);
C) Tipo de protecção (disjuntor ou fusível) e valor nominal do mesmo.
D) É um PT privado, certo?
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Cordav Escreveu:Desde já Obrigado Nelmino pela resposta.

Então mas não importa a distância do PT!!!! se o PT (imaginemos 100KVA) tiver a 1km, 10km, 100km!!!! com várias cargas pelo meio, a tensão chega igual comparativamente a um PT que esteja a 500m da instalação???

Estou a continuar a minha procura e encontrei este pdf!!! tem alguma coisa a ver??? no gráfico fala em 600m!!!! será isto???
Sim, o que interessa é que o distribuidor garanta os valores da tensão, independentemente das técnicas que usa, ou por instalar PT novos ou aumentar a secção dos condutores da rede.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
Cordav Escreveu:Desde já Obrigado Nelmino pela resposta.
EN 50160, é a norma que define a qualidade de energia a fornecer.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Cordav
Curioso
Curioso

Mensagem por Cordav »

Boa noite a todos novamente

Agradeço todas as respostas :D

O problema é este.... a moradia em questão foi pedido uma baixada para a mesma visto não existir rede de energia eléctrica próxima.

O meu amigo pagou 12 postes!!! (3.000 e tal €) para colocar a energia para a construção da moradia.

A EDP colocou lá os postes e forneceu energia para a obra.

Durante a obra, várias máquinas dos empreiteiros sem razão aparente "pifaram"!!!

Agora que a obra se aproxima do fim, ele perguntou-me se estava a chegar tensão suficiente.

Eu não tenho nada (analisador de energia) para colocar no quadro elétrico e monitorizar a tensão que chega e além do mais se tivesse teria que ser algo mais carote(ex PM da Schneider), de modo a registar essa mesma tensão em relatório para apresentar.

No entanto, o PT (de cabine, antigo, antigo, que abastecia no inicio meia dúzia de casas do local) a instalação em redor foi crescendo, crescendo alimentando mais casas, restaurantes, cafés, etc.

O referido PT está a 1900m da moradia.

Antes de "chatear" a EDP, queria ter a certeza que havia alguma legislação que falasse na distância máxima de uma carga ao PT.

Percebo o que me explicaram, mas eu não consigo fazer o cálculo de todas as moradias, estabelecimentos, etc... que estão pendurados nesse PT!!! daí presumir que houvesse alguma "regra" para uma conta fácil de fazer.

É esta a situação...queria-o ajudar com o pouco que sei na matéria, mas não consigo ter algo "fácil" de modo a expor a situação à EDP (porque calculo que vão fugir com o rabo à seringa se eu não argumentar bem...vão tipo dar resposta " está tudo ok com a rede, por favor contacte um eletricista")de modo a que eles ou alterem o cabo ou instalem outro PT que alimente ali perto e que faça a compensação do outro (se é que estou a escrever bem!!)

Obrigado a todos novamente e desculpem o testamento.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Tem de fazer uma reclamação para a DGEG, mas...
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

Olá Cordav.

Como já tinha visto PT privados a alimentar moradias dentro da propriedade onde está o PT, pensei que era essa a situação, embora o que escrivi esteja correcto é impossível calcular no teu caso.

No entanto, no DIT-C14-100/N da EDP, página 10 e 12, estão os Lmax para redes aéreas consoante a secção e o fusível de protecção do cabo.

Falas em 1900 m de distancia ao PT. Pelas tabelas está muito superior aos limites, mas sem saberes a secção do cabo aéreo e o fusível no PT não podes determinar essa distância.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
mirandes
Curioso
Curioso
Registado: 24 mai 2007, 11:02

Mensagem por mirandes »

olá,

Para distancias superiores a 1000 mts, normalmente tem parecer para instalar PT... mas não é sempre assim, depende como já se disse da rede, secção, tipo e distribuição das potências na rede....sendo que como também já se disse, tem de se garantir o cumprimento da qualidade da energia a fornecer...

Tenho casos de fornecimentos a mais de 1000 mts e casos a algo menos de 1000 mts com recomendação de construção de PT e/ou cedêndia de área para implantação deste!

Não conheço uma regra segura a seguir, ja que depende de muitos parâmetros e variáveis...
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”