Uma duvida de certificação da CERTIEL
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Agradecimento recebido: 1 vez
Uma duvida de certificação da CERTIEL
Sabendo eu que houve uma certificação a uma coluna montante de um prédio e que a mesma foi certificada pelo inspector da Certiel pergunto se a mesma não teria de levar fechaduras da EDP no quadro colunas e caixas de coluna? tendo levado os fechos em plastico triângulares usuais para fecho temporariamente, e passou! sera assim? pensava eu que teriam de ir comprar á EDP as fechaduras e coloca-las! então as ditas caixas estão ao dispor de quem quer mexer? isto é legal?
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 out 2011, 22:26
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 14 vezes
Re: Uma duvida de certificação da CERTIEL
A CERTIEL não mete selos. quem mete selos é as operadoras quando fizerem contrato definitivo.DEUS AMIGO Escreveu:Sabendo eu que houve uma certificação a uma coluna montante de um prédio e que a mesma foi certificada pelo inspector da Certiel pergunto se a mesma não teria de levar fechaduras da EDP no quadro colunas e caixas de coluna? tendo levado os fechos em plastico triângulares usuais para fecho temporariamente, e passou! sera assim? pensava eu que teriam de ir comprar á EDP as fechaduras e coloca-las! então as ditas caixas estão ao dispor de quem quer mexer? isto é legal?
De lei a instalação não deveria estar em carga a não ser com luz definitiva.
Os fechos triangulares são legais desde que tenham sistema para selar. Em algumas zonas pedem os triangulares e não os de chave.
Cump.
Rochinha
Rochinha
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Agradecimento recebido: 1 vez
MestreClima obrigado pela sua resposta mas é assim a instalação e em Lisboa é um prédio em renovação de uma coluna usada ou velha!em utilização! eu sei que a CERTIEL é apenas para certificar uma ou várias instalações! o que fazem é a verificação de uma série de medidas que nós instaladores temos de fazer antes de pedir a certificação! agora fechaduras o técnico em Lisboa tem de ir comprar as mesmas á EDP que actualmente é no M.Pombal e coloca-las nas didas caixas.
Por isso as Normas não são iguais para todas as zonas de Portugal ! então lá para cima ou lá para baixo coloca-se fechos plasticos com o centro triangular e aqui na zona de Lisboa tem de levar fechaduras? e mesmo assim aprovam a uns a instalação e a outros não? pergunto uns são filhos e outros? acho que as normas deviam de ser iguias para todos, e sendo de plastico é com fácil abertura mesmo selado! o que não se faz em Lisboa que é sempre com fechadura em metal e qualquer pessoa menor ou curioso pode abrir !
Por isso as Normas não são iguais para todas as zonas de Portugal ! então lá para cima ou lá para baixo coloca-se fechos plasticos com o centro triangular e aqui na zona de Lisboa tem de levar fechaduras? e mesmo assim aprovam a uns a instalação e a outros não? pergunto uns são filhos e outros? acho que as normas deviam de ser iguias para todos, e sendo de plastico é com fácil abertura mesmo selado! o que não se faz em Lisboa que é sempre com fechadura em metal e qualquer pessoa menor ou curioso pode abrir !
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Eu pessoalmento coloco sempre fechaduras nos quadros de coluna e caixas de coluna.
Embora os quadros de coluna e caixas dde coluna da quitérios venham equipados com acrilico de proteção que só se retira com chave de fendas, portanto mesmo que a porta se abra, as ligações não ficam logo acessiveis.
No corte geral dos quadros de colunas, as ligações tambem estão protegidas, no entanto se utilizar fechos triangulares o mais certo é a porta aparecer aberta, e o pior é que o corte geral fica acessivél, e algum brincalhão pode desligar a qualquer momento a energia do prédio.
Sou da opinião do uso geral de fechaduras, independentemente do ponto do país aonde se encontre a instalação, pois só assim se pode garantir que as caixas se mantêm fechadas, de outra forma os incidentes podem acontecer a qualquer momento.
Eu pessoalmento coloco sempre fechaduras nos quadros de coluna e caixas de coluna.
Embora os quadros de coluna e caixas dde coluna da quitérios venham equipados com acrilico de proteção que só se retira com chave de fendas, portanto mesmo que a porta se abra, as ligações não ficam logo acessiveis.
No corte geral dos quadros de colunas, as ligações tambem estão protegidas, no entanto se utilizar fechos triangulares o mais certo é a porta aparecer aberta, e o pior é que o corte geral fica acessivél, e algum brincalhão pode desligar a qualquer momento a energia do prédio.
Sou da opinião do uso geral de fechaduras, independentemente do ponto do país aonde se encontre a instalação, pois só assim se pode garantir que as caixas se mantêm fechadas, de outra forma os incidentes podem acontecer a qualquer momento.
Cpts.
Energy
Energy