Projecto Restaurante
Projecto Restaurante
Olá,
tenho um projecto interessante em mãos para um restaurante:
O cliente vai colocar em cada mesa 4 placas electricas para preparação de comida (Fondue) com 500 Watts cada, precisava de ajuda para dimensionar um quadro eléctrico para alimentação das referidas placas:
A ligação é feita junto da mesa em tomada e as placas tem ligação directa (Não tém interruptor ON/OFF)
Tenho
25 mesas x 2000 Watts cada mesa = 50 KVA !!!
O que me aconselham para o quadro eléctrico (Disjuntores com contactores?)
O quadro geral tem 160 A por fase.
Desde já agradeço alguma ajuda para este projecto.
tenho um projecto interessante em mãos para um restaurante:
O cliente vai colocar em cada mesa 4 placas electricas para preparação de comida (Fondue) com 500 Watts cada, precisava de ajuda para dimensionar um quadro eléctrico para alimentação das referidas placas:
A ligação é feita junto da mesa em tomada e as placas tem ligação directa (Não tém interruptor ON/OFF)
Tenho
25 mesas x 2000 Watts cada mesa = 50 KVA !!!
O que me aconselham para o quadro eléctrico (Disjuntores com contactores?)
O quadro geral tem 160 A por fase.
Desde já agradeço alguma ajuda para este projecto.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Re: Projecto Restaurante
Olá
Se isso no total dá 50 KVA e tendo em conta o coeficiente de simultaneidade teremso 50 x0,7= 35 KVA
Para cada mesa um circuito de 16 A a cabo 2,5 mm^2 naõ!!!
O quadro geral tem 160 A por fase como?? Já gasta isso 100KVA e faz falta mais 50 KVA???
Um abraço
Se isso no total dá 50 KVA e tendo em conta o coeficiente de simultaneidade teremso 50 x0,7= 35 KVA
O quadro geral tem 160 A por fase como?? Já gasta isso 100KVA e faz falta mais 50 KVA???
Um abraço
Obrigado pela resposta.Duzia12 Escreveu:Olá
Um abraço
Terei de pedir um aumento de potencia? O que tenho no quadro existente são 160A trifásico, pretendo é colocar outro quadro parcial só para a alimentação destes receptores...
Boas
Assim umas contas rápidas:
Placas monofásicas
1 mesa = 2000w = I= 8.7A
25 mesas = 217.4A
Como tens alimentação trifásica divides essa corrente pelas 3 fases é dá-te cerca de 73A por fase
Essa corrente era se todas as mesas tivessem com as placas ligadas ao mesmo tempo o que é muito pouco provável
Logo tens o factor de simultaneidade á volta de 0.7
Concluindo tens uma corrente por fase por volta dos 50A
Um abraço
Placas monofásicas
1 mesa = 2000w = I= 8.7A
25 mesas = 217.4A
Como tens alimentação trifásica divides essa corrente pelas 3 fases é dá-te cerca de 73A por fase
Essa corrente era se todas as mesas tivessem com as placas ligadas ao mesmo tempo o que é muito pouco provável

Um abraço
Obrigado, mais uma vez...Checkmat Escreveu:Boas
Placas monofásicas
1 mesa = 2000w = I= 8.7A
25 mesas = 217.4A
Essa corrente era se todas as mesas tivessem com as placas ligadas ao mesmo tempo o que é muito pouco provável![]()
Um abraço
Agora falta a parte de distribuição dos circuitos, sei que tenho várias hipoteses mas estava a pensar em passar cabo 3x6 mm2 com protecção disjuntor 32A (trifásico) para conjunto de 3 mesas ou então (ultima opção) passar cabo de 2,5 mm2 com protecção de 15 A para cada mesa

Tenho de passar os cabos em calha técnica pelo tecto e pilares do restaurante e depois fazer a distribuição dentro de paredes em pladur até tomadas (mesas estão encostadas a esta parede)
O que aconselham?
Boas
Penso que a ligação das placas directamente á tomada não é boa ideia, deveria ter interruptor (já viste as pessoas sentadas na mesa e andar a ligar fichas nas tomadas
)
Depois cada mesa deve ter a sua protecção, não vá disparar um disjuntor e as outras mesas ficam sem "bife"
E tens de pensar bem na protecção contra contactos indirectos, ou seja, tudo tem de ser classe de isolamento II, com diferenciais 30 ou mesmo 10mA
Penso que a ligação das placas directamente á tomada não é boa ideia, deveria ter interruptor (já viste as pessoas sentadas na mesa e andar a ligar fichas nas tomadas

Depois cada mesa deve ter a sua protecção, não vá disparar um disjuntor e as outras mesas ficam sem "bife"

E tens de pensar bem na protecção contra contactos indirectos, ou seja, tudo tem de ser classe de isolamento II, com diferenciais 30 ou mesmo 10mA
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Enviou: 10 vezes
so uma coisa pessoal
"Como tens alimentação trifásica divides essa corrente pelas 3 fases é dá-te cerca de 73A por fase
Essa corrente era se todas as mesas tivessem com as placas ligadas ao mesmo tempo o que é muito pouco provável "
peço desculpa mas axo q ha uma grande probabilidade de as mesas em algum momento estarem tds ligadas... tamos a falar de um restaurante e se atendermos q ira ter "boa fama" isso implica mta gente e mta gente implica mesas cheias...
e logo a possibilidade de estarem todas ligadas..
abraço
"Como tens alimentação trifásica divides essa corrente pelas 3 fases é dá-te cerca de 73A por fase
Essa corrente era se todas as mesas tivessem com as placas ligadas ao mesmo tempo o que é muito pouco provável "
peço desculpa mas axo q ha uma grande probabilidade de as mesas em algum momento estarem tds ligadas... tamos a falar de um restaurante e se atendermos q ira ter "boa fama" isso implica mta gente e mta gente implica mesas cheias...
e logo a possibilidade de estarem todas ligadas..
abraço
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Boas
Ora aí está, por acaso tinha pensado nisso mas só depois de ter posto o post
Logo tens de contar sempre com os 73A por fase

Ora aí está, por acaso tinha pensado nisso mas só depois de ter posto o post

Logo tens de contar sempre com os 73A por fase

-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 89 vezes
Quanto ao aumento de potência para o restaurante acho que devias primeiro
fazer um levantamento das cargas existentes, dizes que tem actualmente
160A (+-100kVA).
Na distribuição dos circuitos pode ficar um pouco mais caro mas talvez
a melhor solução seja mesmo passar uma alim. para cada mesa (U3G2,5/16A).
Em alternativa acho que podes colocar uma alim. trifásica para cada 3 mesas
deixando uma fase por mesa.
Também acho que as placas deviam ter um comando local nem que fosse uma
banana tipo candeeiro de mesa de cabeçeira, ou fazer uma coisa mais "chique"
e colocar contactores no quadro e um Painel de Comando á parte.
160A (+-100kVA).
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
amoreira Escreveu:Quanto ao aumento de potência para o restaurante acho que devias primeiro
160A (+-100kVA).
Obrigado por todos os conselhos,
a ideia de colocar um comando para cada placa é a que mais me agrada, visto poder-se controlar as placas 1 a 1, só que teria de adaptar um interruptor no aparelho, ainda não sei é como!!!Sugestões????

Penso que vou optar pela passagem de cabo para cada mesa com protecção 16A tal como referiu o amigo Amoreira, podendo assim continuar a alimentar as restantes mesas em caso de haver 1 avaria.Tb traz a vantagem para que o cliente possa ir ligando e desligando cada circuito das mesas que estão ocupadas e que ficam vazias (Poupança energia).
Em relação ao aumento de potencia estive a verificar e tenho 3 ar condicionados, 2 arcas frigorificas 2 balcões de frio, 2 máquinas de café, 2 máquinas de lavar loiça, 1 descascador batatas, 3 frigorificos verticais, 2 microondas, 1 forno eléctrico, 2 secadores mãos no Wc, iluminação geral

O que me dizem???
Abraços
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 89 vezes
Em relação ao comando para as placas já deixei no comentário anterior a minha opinião.casta Escreveu:amoreira Escreveu:Quanto ao aumento de potência para o restaurante acho que devias primeiro
160A (+-100kVA).
Obrigado por todos os conselhos,
a ideia de colocar um comando para cada placa é a que mais me agrada, visto poder-se controlar as placas 1 a 1, só que teria de adaptar um interruptor no aparelho, ainda não sei é como!!!Sugestões????![]()
Penso que vou optar pela passagem de cabo para cada mesa com protecção 16A tal como referiu o amigo Amoreira, podendo assim continuar a alimentar as restantes mesas em caso de haver 1 avaria.Tb traz a vantagem para que o cliente possa ir ligando e desligando cada circuito das mesas que estão ocupadas e que ficam vazias (Poupança energia).
Em relação ao aumento de potencia estive a verificar e tenho 3 ar condicionados, 2 arcas frigorificas 2 balcões de frio, 2 máquinas de café, 2 máquinas de lavar loiça, 1 descascador batatas, 3 frigorificos verticais, 2 microondas, 1 forno eléctrico, 2 secadores mãos no Wc, iluminação geral!!!
O que me dizem???
Abraços
Em relação á potência dos equipamentos deixo-te uma tabela para te servir como referência.
Não percebo nada de ar-condicionado mas terás de ter em atenção as cargas térmicas produzidas
pelas placas (calor), imagina um dia de verão com pelo menos metade das placas ligadas, se o
ar-condicionado não estiver dimensionado para superar as cargas térmicas é capaz de ficar um
ambiente insuportável.
- Anexos
-
- Q-POT.rar
- (98.02 KiB) Transferido 271 vezes
Última edição por amoreira em 13 mar 2008, 22:52, editado 1 vez no total.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Enviou: 3 vezes
OLá
Já por acaso te deste ao trabalho de ver a factura da EDP para ver o valor da potência tomada e valor do consumo médio, eu acho muita potência 100 KVA+50 KVA
E embora cada mesa possa ser alimentada a coeficiente 1 ao nível do quadro geral o coeficente será entre 0,6 a 0,7 de 50 KVA logo , 30 kA 35 KVA, há que ver o total
Acho muita potência em causa, mas....
Essa relação de máquinas é importante, mas os diagramas de carga de cada uma.....impossível prever a prática diz para somar isso tudo e coeficiente de 0,6 a 0,7 mas...
Um abraço
Já por acaso te deste ao trabalho de ver a factura da EDP para ver o valor da potência tomada e valor do consumo médio, eu acho muita potência 100 KVA+50 KVA
E embora cada mesa possa ser alimentada a coeficiente 1 ao nível do quadro geral o coeficente será entre 0,6 a 0,7 de 50 KVA logo , 30 kA 35 KVA, há que ver o total
Acho muita potência em causa, mas....
Essa relação de máquinas é importante, mas os diagramas de carga de cada uma.....impossível prever a prática diz para somar isso tudo e coeficiente de 0,6 a 0,7 mas...
Um abraço
Última edição por Duzia12 em 14 mar 2008, 00:20, editado 4 vezes no total.
Estive a ver e tenho uma potencia total instalada (Sem as placas ) de 38 KVA, incluindo iluminação que é por calhas fluorescentes numa zona e de halogeneo noutra.Duzia12 Escreveu:OLá
Eu acho que os 100KVA chegam e sobram para isso tudo, mas....
Qual a potência total:::???
Um abraço
Pelo que acho que com os 160 A que tenho disponivel no quadro geral não vou necessitar de pedir aumento de potencia.
38 + 50 = 88 KVA total...
o que vos parece???
O problema é que tenho prazo até ao fim do mês para ter o trabalho pronto...é sempre a abrir

Arranjei maneira de intercalar um interruptor para cada placa, depois coloco aqui a foto para verem como ficou!!!
Bom fim semana!