Dúvida para edifício

Responder
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Dúvida para edifício

Mensagem por Ferreira Cruz »

Bom dia!
Tenho umas dúvidas aqui para um ITED..
O edifício será constituído por 4 T0 para alugar..e uma garagem...parecido com um motel...e se calhar será para isso.:)
Não tem zonas comuns...têm todos entradas distintas..(só uma fracção)
qual a melhor maneira de fazer o ITED disto?:)
Será um bastidor e depois saídas para os "apartamentos"?...
Será um ATI invidual para cada apartamento a partir de um ATE exterior? (não me parece boa ideia :) )
Alguem sugere algo?
Obrigado!
Ferreira Cruz
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Re: Dúvida para edifício

Mensagem por angel_of_diablo »

Olá Ferreira Cruz.

A garagem é comum aos 4 T0? Se sim, esta tem alimentação eléctrica independente dos T0?

As 2 perguntas são pelo seguinte:

1) Se SIM às 2 perguntas, então eu colocava um ATE na garagem e distribuia dele para cada ATI dos T0's.
2) Se NÃO a 1 das 2 perguntas, então entras no caso indicado na página 79 do manual ITED 2 que passo a citar:
"Nas situações em que não existam partes comuns no edifício, como por exemplo nas moradias desenvolvidas em altura
(andar-moradia), poderá ser considerada a existência de um ATE exterior, com índice de protecção adequado às condições a
que possa estar sujeito. Este ATE exterior poderá ser localizado na fachada do edifício, ou no muro limite da propriedade, ou
em qualquer outro local que seja comum; a opção tomada deve ser devidamente justificada pelo projectista.

A possível inexistência de Quadro Eléctrico de Serviços Comuns inviabiliza a instalação de tomadas eléctricas no interior do
ATE. Nesta situação é admissível a existência de CEMU para os fogos residenciais e de ATE para os outros tipos de fogos."

Em resumo, caso estejas na situação do ponto 2), colocas uma CEMU no muro e fazes a ligação de cada T0 a ela como se fosse uma moradia.

Cumprimentos.

Espero ter ajudado
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Mensagem por Ferreira Cruz »

Bom dia;
A garagem faz parte do edifício; é garagem (para 1 carro)+T0+T0+T0+T0, tudo na horizontal, cada um com sua entrada independente, sem zonas comuns!..(os T0 são com sala, wc e cozinha!)
Resumindo, é o mesmo edifício, tudo "pegado" na horizontal..:) mesmo à motel! :)
Eu, assim de repente, nem acho que seja necessário solocar ATI's... NA EDP vai entrar apenas um ficha electrotécnica, ou seja, uma fracção apenas..
Abraço!
Ferreira Cruz
vitorteixeira
Curioso
Curioso
Registado: 05 mai 2011, 10:54

Mensagem por vitorteixeira »

Boas.

A obra não tem projecto?

O projecto ITED é obrigatório para qualquer edificio. Logo, é só seguir o projecto.

Se é apenas uma fracção, apenas será necessário um ATI, mas primeiro é preciso consultar o projecto ITED.
Vitor Teixeira
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Vitor,

o Ferreira Cruz estava a colcoar as duvidas pois ele é que ia fazer o projecto.. ;)
Learning is the goal!!
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Been thanked: 1 time

Mensagem por Duarte82 »

Boas,

Apresentas uma solução com bastidor e saídas para os apartamentos. Mas onde irás colocar o bastidor? Dizes que não há espaços comuns... Não há nem uma portaria? De facto se existir uma zona comum e se realmente se trata de um motel, então a solução passaria por um bastidor que servirá de ATE e ATI para o estabelecimento. Recebe os cabos dos operadores nos painéis RG, interligaria os painéis RG aos RC e daí sairiam os cabos para as tomadas.

Caso não haja mesmo espaço comum, então colocaria um ATE exterior e ligação aos ATI em cada T0. Aliás, se nem tens a certeza da finalidade do estabelecimento, esta é a solução mais certa para te precaver.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
vitorteixeira
Curioso
Curioso
Registado: 05 mai 2011, 10:54

Mensagem por vitorteixeira »

gemini Escreveu:Vitor,

o Ferreira Cruz estava a colcoar as duvidas pois ele é que ia fazer o projecto.. ;)
Não tinha percebido. Peço desculpa então.

Sendo assim, vou dar a minha opinião.

Onde vai ficar o Quandro Eléctrico Principal?

Eu faria da seginte forma.

Ao lado do quandro eléctrico principal (que terá de ficar em algum lado), colocaria um ATE, e em cada um dos T0, colocaria um ATI (junto ao quadro de quarto)

No caso de não existir mesmo a hipotese de uma pequena area comum, então colocaria o ATE no exterior e mantinha os ATI em cada T0.

Mas o quadro electico principal tambem terá de ficar em qualquer lado, não me parece que fique num dos T0. Nem na Garagem....
Vitor Teixeira
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”