Forma de ligação de Geradores Eléctricos
Forma de ligação de Geradores Eléctricos
Olá a todos.
Eu fui deparado com uma questão que me puseram, ficando sem saber dar uma resposta, por isso abri este tópico a ver se me podem ajudar. A questão é a seguiste:
Se tiver 2 geradores 1 de 100KVA e 1 de 200KVA, se forem monofásicos ou trifásicos, é possível ligar mais que um em paralelo de forma automática caso seja requerido mais potência? Exemplo: numa obra que tenha um gerador de 100KVA e um de 200KVA é possível ligar o de 200KVA e depois o de 100KVA na mesma linha de alimentação, por forma a fazer 300KVA? Se sim como é possível?
E desde já obrigado pela ajuda que me possam dar.
Eu fui deparado com uma questão que me puseram, ficando sem saber dar uma resposta, por isso abri este tópico a ver se me podem ajudar. A questão é a seguiste:
Se tiver 2 geradores 1 de 100KVA e 1 de 200KVA, se forem monofásicos ou trifásicos, é possível ligar mais que um em paralelo de forma automática caso seja requerido mais potência? Exemplo: numa obra que tenha um gerador de 100KVA e um de 200KVA é possível ligar o de 200KVA e depois o de 100KVA na mesma linha de alimentação, por forma a fazer 300KVA? Se sim como é possível?
E desde já obrigado pela ajuda que me possam dar.
Re: Forma de ligação de Geradores Eléctricos
Última edição por luisinho em 13 mar 2008, 08:34, editado 1 vez no total.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Os geradores só podem ser em paralelo se tiverem a mesma tenão e resistência interna, já com potências diferentes tal não é possível, acho eu, pois no maximo a potência total só a soma duas vezes o menor se for ultrapassado um fica em sobrecarga
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
luisinho Escreveu:nelor que explicado por mim
http://www.linooliveira.com/eseig/tci/d ... Parte3.pdf
Muito Bom!
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Boas
Podes ligar em paralelo dois transformadores mas tens de ter em atenção alguns pontos.
O ficheiro em anexo está a explicar melhor
Podes ligar em paralelo dois transformadores mas tens de ter em atenção alguns pontos.
O ficheiro em anexo está a explicar melhor

- Anexos
-
- paralelo entre transformadores.rar
- (110.36 KiB) Transferido 277 vezes
Bom artigo!! Obrigado!
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
-
- Oficial
Olá
Mas em caso de paralelo de um DY 5 com um DY 11 é preciso trocar uma fase na M.T ou A.T e como fazer?
Usar duas lampadas de 230 V inscandescentes e ligar o neutro comum, depois ligar entre cada duas fases se as lampadas não acenderem ligar as duas fases e assim sucessiavmente nas 3 fases
Um abraço
Mas em caso de paralelo de um DY 5 com um DY 11 é preciso trocar uma fase na M.T ou A.T e como fazer?
Usar duas lampadas de 230 V inscandescentes e ligar o neutro comum, depois ligar entre cada duas fases se as lampadas não acenderem ligar as duas fases e assim sucessiavmente nas 3 fases
Um abraço
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas
Podes ligar em paralelo, independente da potência. A tensão e a frequência é que têm que ter o mesmo valor.
Para se fazer o paralelo têm que estar em sincronismo.
Se não estiverem em sincronismo a carga de um cai em cima do outro.
Mário
Podes ligar em paralelo, independente da potência. A tensão e a frequência é que têm que ter o mesmo valor.
Para se fazer o paralelo têm que estar em sincronismo.
Se não estiverem em sincronismo a carga de um cai em cima do outro.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Oficial
Olá
Não podes ligar nada trasnformadores com potências diferentes já que a potência se divide igualmente pelos dois transformadores, imagine-mos 2 transfornmadores um de 630 KVA e outro 800 KVA até 2x630= 1 260 KVA é a potência máxima que se pode dsipor já que cm 1400 KVA por exemplo cada transforamdor ficaria com uma carga de 700 KVA casa e logo 700 KVA> 630 KVA
Um abraço
Não podes ligar nada trasnformadores com potências diferentes já que a potência se divide igualmente pelos dois transformadores, imagine-mos 2 transfornmadores um de 630 KVA e outro 800 KVA até 2x630= 1 260 KVA é a potência máxima que se pode dsipor já que cm 1400 KVA por exemplo cada transforamdor ficaria com uma carga de 700 KVA casa e logo 700 KVA> 630 KVA
Um abraço
- PauloMalas
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2007, 00:29
- Contacto:
nao se pode ligar geradores de corrente alterna em paralelo, a nao ser que os mesmo tenham um meio de sincronizar as fases(coisa que nunca vi), podem ate ter as mesma tensao, potencia, mas se nao tiverem a "onda sinusiodal" sincronizada, é estouro na certeza.
- Anexos
-
- ewb.jpg (73.66 KiB) Visto 2119 vezes
pic's on the rocks
Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
-
- Oficial
Olá
Isso é tudo teórico em tb já cometi esse erros e os geradores das várias centrais eléctricas, ou cogerações???.
Eu gostava que alguém explicasse isso melhor não é bem a minha área , mas tal é possível
Um abraço
Isso é tudo teórico em tb já cometi esse erros e os geradores das várias centrais eléctricas, ou cogerações???.
Eu gostava que alguém explicasse isso melhor não é bem a minha área , mas tal é possível
Um abraço
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Podemos ligar em paralelo transformadores com potências nominais diferentes mas não é conveniente que a relação entre as potências ultrapasse 1:3 e desde que se respeitem as outras condições:
1- Igualdade de tensões primárias e secundárias.
2- Tensõs de curto-circuito iguais ou muito próximas.
3- Ser possível ligar em oposição as tensões secundárias, isto é, os transformadores tem de pertencer ao mesmo grupo.
As duas primeiras condições limitarão a um valor mínimo quaisquer correntes de circulação nos enrolamentos e permitirão que a carga se reparta pelos dois transformadores proporcionalmente às respectivas potências nominais.
A terceira condição é necessária porque os transformadores podiam ter as mesmas tensões eficazes mas em cada instante serem diferentes as tensões nos terminais ligados entre si. Isto sucederia se os transformadores pertencessem a grupos diferentes e surgiriam nos enrolamentos grandes correntes de circulação.
1- Igualdade de tensões primárias e secundárias.
2- Tensõs de curto-circuito iguais ou muito próximas.
3- Ser possível ligar em oposição as tensões secundárias, isto é, os transformadores tem de pertencer ao mesmo grupo.
As duas primeiras condições limitarão a um valor mínimo quaisquer correntes de circulação nos enrolamentos e permitirão que a carga se reparta pelos dois transformadores proporcionalmente às respectivas potências nominais.
A terceira condição é necessária porque os transformadores podiam ter as mesmas tensões eficazes mas em cada instante serem diferentes as tensões nos terminais ligados entre si. Isto sucederia se os transformadores pertencessem a grupos diferentes e surgiriam nos enrolamentos grandes correntes de circulação.
-
- Oficial
Mas isso de 1:3 não me parece bem, eu só conheço transformadores em paralello de poTência igual de 630KVA ou superiores, pq as
cargas dividem-se igualmente.
Logo 1/3+1/3=2/3 só 1/3 da carga em cada um ...???? Estranho isso do 1/3???
Explica isso melhor pois acho que está mal
Um abraço
cargas dividem-se igualmente.
Logo 1/3+1/3=2/3 só 1/3 da carga em cada um ...???? Estranho isso do 1/3???
Explica isso melhor pois acho que está mal
Um abraço
-
- Oficial
Mas 1:3 como um de 250 KVA e outro de 250x3=750 KVA ou 8000 KVA???? Isso nao pode ser, os transformadores podem ser n: e de 630KVA ou superiores e sempre iguais
Um abraço
Um abraço