Desligando a chave do quadro de relágio dentro do prédio

Responder
Carlos Teixeira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 jun 2013, 03:07

Desligando a chave do quadro de relágio dentro do prédio

Mensagem por Carlos Teixeira »

Prezados,
Não me considero da área, pois conheci apenas a teoria e tenho muita vontade de voltar a estudar agora que estou aposentado.
Contudo estou com um problema que gostaria muito de ouvir profissionais desse fórum.
Trata-se do seguinte:
1 – M oro em um prédio com 4 andares 16 apartamentos, sendo 8 de frente e oito de fundos. No térreo tem um quadro com todos os relógios de luz e as chaves;
2 – Se no apartamento 401 for desligada a chave do seu relógio correspondente no quadro, falta luz no apartamento 101; Ao perceber isso e também por estar gastando muito de luz, o morador 101 solicitou a presença de um técnico para mudar a fiação desde o quadro do térreo até o seu apartamento, ou seja, o 101.
3 – Ao desligar para executar o trabalho do apartamento 101 o meu apartamento que fica acima do dele (201) começou a luz acendendo e apagando, acendendo e apagando. E trazendo outras consequências, ou seja, queimou totalmente a fonte de um computador, a fonte de um telefone. A primeira vez que ocorreu isso, o técnico parou com tudo o serviço e informou que estava entrando uma sobre carga, no meu apartamento 201, ao desligar a chave do quadro do 101.
4 – Ontem, outro técnico foi chamado e ao iniciar o serviço, ocorreu novamente o mesmo problema de acender e apagar, porém ficou um forte cheiro de queimado, onde observamos que apenas uma fonte de telefone foi queimada. Mas esse técnico já informou diferente, ou seja, não está entrando sobre carga, mas sim menos carga no meu apartamento 201 ao desligar o 101 e gerando esse problema nos aparelhos. Que está correto? Será que se desligar a chave do meu 201 pode acarretar o mesmo problema do meu no 101?
Então a minha preocupação é o que pode ser isso e, dessa forma, solicito desses profissionais do fórum, orientação do que posso está acontecendo e que devo fazer para solucionar.
Muito obrigado. Moro no Rio de Janeiro.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Desligando a chave do quadro de relágio dentro do prédio

Mensagem por Duzia12 »

Isso pode ser falta de neutro! Mas não sei como..
Carlos Teixeira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Por favor,
O senhor é do Rio de Janeiro?
Não sei se é possível mas o que devo informar ao técnico para corrigir essa falta de neutro?
Os dois que estiveram aqui não falaram em falta de neutro mas nós também pedimos para mudada a fiação que sai do quadro até o respectivos apartamento. E pedimos por pedir não sabemos se é o caso de mudar a fiação.
Tecnicamente o que devo pedir ao técnico para verificar? Se for o neutro basta verificar no quadro onde tem os relógios de luz do prédio?
Muito obrigado e desejo muita saúde para o senhor.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas "Carlos Teixeira"

1-Preencher o perfil "profile"
2-A electricidade é electricidade e é igual em todo mundo, mas cada País tem o seu sistema de ligação, tensão e frequência, e alguns mais que um sistema, o caso do Brasil.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Carlos Teixeira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Acabei de receber informações da Light que pode ser a troca de medidor. Se o medidor do apartamento 101 está trocado com o meu apartamento 201 e o do 401 está trocado com o 101 está acarretando esses problemas. Vocês concordam?
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Ola Carlos Teixeira,

Há alguns termos que emprega que não são exatamente iguais aos que usamos por cá (Portugal).

Por exemplo "medidor", e supondo que quer dizer contador, não me parece logico que a troca de contadores de um apartamento para outro, e desde que sejam respeitadas as ligações resultasse nas consequencias que descreve. A unica consequencia que dai poderia advir seria a de os dois condominos em causa pagarem a eletricidade do outro

O caso de as luzes acenderem e apagarem sugere mau contacto, o que nunca é bom para os equipamentos e mais grave ainda se esse mau contacto ocorrer nos neutro que alimenta os apartamentos e caso a alimentação dos apartamentos seja trifásica, pois neste caso colocaria os equipamentos monofásicos dos apartamentos sob tensoes superiores, ainda que apenas por momentos.

Mas independentemente de o mau contacto ser ou não no neutro o que parece certo é que o mesmo exista pois já é a segunda vez que se mexe nos fios e os sintomas repetem-se...

Portanto o que aconselharia a quem lá fosse é que verificasse bem as ligações e apertos.

Um abraço
Carlos Teixeira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Por favor, mas o neutro que alimenta os apartamentos eles ficam no quadro dentro de cada apartamento ou no quadro geral onde tem os relógios?
A no Brasil dentro de cada apartamento tem um pequeno quadro com os disjuntores e no térreo tem um quadro grande com todos os relógios e cada relógio com a sua chave onde desliga e liga.
Esse neutro fica aonde?
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

O neutro existe desde a origem da instalação, se o desligar os circuitos a jusante colapsam, avariam.
Carlos Teixeira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Ok, Entendi.
Obrigado
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”