Ligação de potênciometros em série

nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 dez 2011, 10:45
Agradecimento recebido: 3 vezes

Ligação de potênciometros em série

Mensagem por nunomota »

Boa tarde pessoal,

espero que o pessoal se encontre bem. Venho então pedir mais uma vez a opinião dos colegas.

Pretendo ligar 2 potênciometros em série para controlar a velocidade de um motor. Um dos potênciometros será simples e terá a função de "ajuste fino", será para sincronizar um motor de entrada da máquina. O outro será duplo e terá a função de aumentar a cadência da máquina, ou seja depois de sincronizada aumento gradualmente a cadência de toda a máquina.

O potênciometro simples é de 2Kohm, e experimentei com um duplo de 10Kohm. Por razões obvias, o potênciometro de ajuste fino não faz praticamente nada.

Estou a pensar colocar o duplo também ele de 2Kohm, o que acham?

Estou com dificuldade em conseguir arranjar o potênciometro duplo, alguém pode ajudar?

Obrigado
Bom trabalho

Abraço
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Re: Ligação de potênciometros em série

Mensagem por nelmindo »

nunomota Escreveu:Boa tarde pessoal,

espero que o pessoal se encontre bem. Venho então pedir mais uma vez a opinião dos colegas.

Pretendo ligar 2 potênciometros em série para controlar a velocidade de um motor. Um dos potênciometros será simples e terá a função de "ajuste fino", será para sincronizar um motor de entrada da máquina. O outro será duplo e terá a função de aumentar a cadência da máquina, ou seja depois de sincronizada aumento gradualmente a cadência de toda a máquina.

O potênciometro simples é de 2Kohm, e experimentei com um duplo de 10Kohm. Por razões obvias, o potênciometro de ajuste fino não faz praticamente nada.

Estou a pensar colocar o duplo também ele de 2Kohm, o que acham?

Estou com dificuldade em conseguir arranjar o potênciometro duplo, alguém pode ajudar?

Obrigado
Bom trabalho

Abraço
controlar motores por meio de potenciómetros de pistas de carvão, não é a melhor forma de o fazer. Experimente PWM na net e controlo por 555 que irá encontrar soluções mais adequadas.
rui14
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 31 ago 2010, 11:25
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 8 vezes

Mensagem por rui14 »

neste caso usa-se potenciómetros multivolta
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

é claro que convém dizer que tipo de motor pretende controlar.......
Jaime Reis
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nunomota »

Bom dia,

o motor é trifásico e está ligado a um variador de velocidade. Os potênciomentros em série encontram-se ligados a uma entrada analógica (0-5V) do variador, permitindo assim o controlo de velocidade.

Tal como o "sistema" de entrada existe um semelhante na saída.

Depois de os 2 motores se encontrarem sincronizados, isto é, por ajuste do potênciometro simples de ajuste fino, aumentar a cadência significa alterar o potênciometro duplo modificando a velocidade de ambos os motores.

Quando me refiro a motores sincronizados, não me estou a referir a estarem sincronizados um com o outro, mas sim estarem sincronizados com o trabalho da máquina, dado o motor de entrada controlar a entrada de produto e o motor de saída controlar a saída do produto. Obviamente que esta sincronização tem efeito no produto final.

Obrigado a todos
Bom trabalho

Abraço
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

para o seu problema em particular, siga a recomendação do "Rui14".
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nunomota »

Bom dia,

é o que estou a fazer. Estou apenas a pedir a opinião dos colegas.

Para além disso estou com muitas dificuldades em encontrar o dito potênciometro a um preço acessível.

Obrigado a todos

Abraço
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 24 vezes

Mensagem por justme »

Olá nunomota,

Ainda não consegui ter uma imagem clara do que está montado e das suas duvidas.

1. Quando diz que os potenciometros são duplos, quer dizer que são independentes eletricamente, mas que têm um eixo comum?.

2. Mais abaixo refere que os potenciometros em serie estão ligados a uma entrada analogica. Então e o outro está ligado a quê?

3. Acrescenta que a saida tem um sistema semelhante á entrada, quer isto dizer que tambem tem potenciometros á saida?!

4. Refere tambem que "experimentou" com um potenciometro de 10K e que quer experimentar com um de qe 2K ... a maquina não tem especificações?

5. A ideia de colocar os potenciometros em serie, é improvisada ou era assim que funcionava de inicio?

6. O variador de velocidade, tem apenas uma entrada e uma saida ou é tambem duplo?
Se pretende variar a velocidade de um motor em relação ao outro, deveria ter duas entradas e duas saidas separadas.

Penso que um "boneco", mesmo que feito á mão e digitalizado, ajudaria muito.
Em questões tecnicas e quando nos referimos a esquemas/montagens é minha convicção que "uma imagem vale por mil palavras"

Um abraço
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nunomota »

Boa tarde,

segue então em anexo um esquema.

A principal dúvida é onde encontrar o potênciometro duplo a um preço acessível, dado ter encontra uns mas são muito caros.

Queria também saber a opinião dos colegas quanto à solução.

Obrigado
Abraço
Anexos
esquema.pdf
(101 KiB) Transferido 134 vezes
JCarreira
Curioso
Curioso
Registado: 16 fev 2009, 13:50
Contacto:

Mensagem por JCarreira »

olá, dessa forma o sistema nunca é estável o que pretende é uma sobrealimentação ? para isso deve usar um potenciómetro para a dar a referência de velocidade aos dois variadores, e um outro ligado a uma segunda entrada analógica do variador que pretende alterar a velocidade, neste variador vai definir o que faz esta segunda entrada a analógica, se vai somar a as velocidades se vai funcionar em percentagem e quais os limites, tem como é logico que ter um variador que permita este tipo de parametrização,
espero ter ajudado.
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nunomota »

Bom dia,

percebi o que disse. O problema é que os variadores tem apenas um entrada analógica, logo não permite fazer dessa forma.

Os variadores são ATV12H037M2 e ATV12H075M2.

Essa seria a melhor forma.

Obrigado
Abraço
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

penso que para os variadores em causa seria melhor o uso da entrada analogica, ou por 0-10V ou por 0-20mA

existem no mercado controladores proprios para esse efeito

ou programa um automato para esse fim...
Jaime Reis
JCarreira
Curioso
Curioso
Registado: 16 fev 2009, 13:50
Contacto:

Mensagem por JCarreira »

o mesmo resultado com outro raciocínio velocidade maquina + ajuste para reduzir velocidade de um dos motores, vê o anexo
Anexos
vvvv.JPG
vvvv.JPG (13.68 KiB) Visto 1659 vezes
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nunomota »

Boa tarde,

da forma que sugeriu não compre todos dos requisitos.

1. Ajuste fino, o mesmo é dizer controlo individual motor 1
2. Ajuste fino, o mesmo é dizer controlo individual motor 2
3. Aumento de velocidade, o mesmo dizer aumento da cadência da máquina, que deve aumentar de igual "quantidade" motor 1 e 2.

Obrigado

Abraço
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 24 vezes

Mensagem por justme »

Olá nunomota,

Do que foi dito, pareceu-me que a unica funçao do potenciometro de ajuste fino era apenas de sincronização entre o motor de entrada e o de saida apos o que o mesmo não seria mais necessario, desde que o referido sincronismo se mantivesse.

Posteriormente e havendo necessidade de variar a velocidade de processamento da maquina atuar-se-ia apenas no potenciometro duplo, portanto este seria sempre necessario ao contrario do primeiro.

Ora supondo como bom este entendimento, parece não haver necessidade de 2 potenciometros de ajuste fino uma vez que caso o mesmo fosse montado no variador do motor cuja velocidade precisasse de ser reduzida para que o sincronismo se desse o outro (potenciometro de ajuste fino) parece não ter qualquer razão de existir.

Poder-se-ia mesmo pensar em dispensar os dois potenciometros de ajuste fino ... uma vez que apos conhecida a resistencia a intercalar no circuito para que o sincronismo se desse, bastaria precisamente colocar uma resistencia fixa (pelo menos em teoria) dispensando os referidos potenciometros de ajuste fino, sendo a maquina controlada apenas pelos duplos, esses sim necessarios para variaçoes da velocidade de processamento da maquina.

Está correto este meu entendimento?

Um abraço
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”