no meu projecto preciso de saber como se coloca uma pic em baixo consumo de energia. aproximadamente a 10^-9 W. ajudem-me o meu orientador disse para ver o 18f2620.
o meu projecto e sobre o active badge e vou trabalhar com o xbee e preciso que ele qdo tiver fora do edificio nao consuma energia da pilha de 3V.
como colucar um pic em baixo consumo
como colucar um pic em baixo consumo
Última edição por leuname em 12 mar 2008, 20:58, editado 1 vez no total.
- PauloMalas
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2007, 00:29
- Contacto:
Re: como colucar um pic em baixo consumo
existe o comando "sleep" para o colocar em baixo consumo.
pic's on the rocks
Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
Exacto!
Alem de usar o modo de interrupcao para os pinos de entrada ( leitura )!
Fazer pooling e' sempre mau, seja em software, seja em hardware!
Alem de usar o modo de interrupcao para os pinos de entrada ( leitura )!
Fazer pooling e' sempre mau, seja em software, seja em hardware!

- asena
- Velha Guarda
- Registado: 26 abr 2008, 19:00
- Contacto:
leuname Escreveu:no meu projecto preciso de saber como se coloca uma pic em baixo consumo de energia. aproximadamente a 10^-9 W. ajudem-me o meu orientador disse para ver o 18f2620.
o meu projecto e sobre o active badge e vou trabalhar com o xbee e preciso que ele qdo tiver fora do edificio nao consuma energia da pilha de 3V.
leuname,
# além de usar o máximo possível de Interrupções, não esquecer de desligar todos os periféricos que não vão ser usados, ou que são apenas usados temporáriamente. É impressionante o quanto se poupa em energia, deixando só o essencial a trabalhar.
# e também, aumentar os pull-ups/downs o máximo permitido pela aplicação, e os pinos não usados deixá-los como saídas.
# sugiro também mudar de velocidade de relógio sempre que fôr possível. Quanto mais devagar trabalhar, menos consome. Se se usar o oscilador interno, há várias frequências possíveis. Se se usar clock externo, há que ver as várias opções disponiveis também.
cumprimentos,
António Sérgio Sena
http://www.senaeng.com
10^-9W a 3V com o 18F2620? Assim numa análise superficial não me parece possível com esse chip.
Não sou conhecedor de PICs, mas vejamos...
Aqui dizem:
Mesmo que uses a menor tensão de alimentação que o chip permite, que são 2V, consomes o dobro da potência requerida (0.2uA).
Ainda para mais, tipicamente esse consumo mínimo que o fabricante indica é com absolutamente todos os periféricos e algumas funcionalidades desligadas, ou seja, na prática, é dificil atingir esse consumo (por exemplo, se precisares do comparador analógico, já vais consumir bastante mais).
Fala lá com o teu orientador... ou escolhe outro microcontrolador.
Não sou conhecedor de PICs, mas vejamos...
Aqui dizem:
Basta fazer contas: 10^-9 W / 3 V ~ 0.33 uA.Sleep mode currents down to 0.1uA typical
Mesmo que uses a menor tensão de alimentação que o chip permite, que são 2V, consomes o dobro da potência requerida (0.2uA).
Ainda para mais, tipicamente esse consumo mínimo que o fabricante indica é com absolutamente todos os periféricos e algumas funcionalidades desligadas, ou seja, na prática, é dificil atingir esse consumo (por exemplo, se precisares do comparador analógico, já vais consumir bastante mais).
Fala lá com o teu orientador... ou escolhe outro microcontrolador.