Boas, antes de mais, quero pedir desculpa se este não for o local mais indicado para colocar esta questão (se não for pfv alguém que mova para o sitio certo) e também se esta questão já foi colocada e respondida (a verdade é que usei a pesquisa e não encontrei uma resposta satisfatória).
Bem, então após uns anos de sair do ensino superior, finalmente, iniciei-me na área da construção, vou projectar e executar instalações de máquinas. A questão é que na maioria dos casos me parece melhor fazer a passagem de cabos através de calha, no entanto não encontro (ou está-me a escapar, ou não estou a perceber bem...) nas RTIEBT quais são os limites de quantidades/secções de cabos para cada calha.
Do que pesquisei parece-me que isso fica um pouco à vontade dos fabricantes consoante o tipo de material e capacidade de dissipação de calor, no entanto não acredito que não haja legislação que regule esta situação.
Portanto, como é que isto se processa, afinal que quantidade de cabos/secção posso colocar em cada calha?
Obrigado desde já.
Quantidade (secção) de cabo em calha
-
- Curioso
- Registado: 04 fev 2009, 10:45
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Quantidade (secção) de cabo em calha
Tem de consultar as tabelas dos fabricantes e depois quanto às RTIEBT só tem de aplicar o fator de correção adequado em função do número de cabos na mesma calha. A capacidade de cabos que cada calha suporta é definida pelo próprio fabricante da calha.
-
- Curioso
- Registado: 04 fev 2009, 10:45
Re: Quantidade (secção) de cabo em calha
Obrigado Osvaldo, era essa a ideia que eu tinha mas pensei que houvesse legislação quanto ao tipo de material e capacidade das calhas, não era mal pensado, ainda que se tivesse que legislar o material e medidas das próprias calhas...