como colucar um pic em baixo consumo

Responder
leuname
Curioso
Curioso
Registado: 28 fev 2008, 16:58
Contacto:

como colucar um pic em baixo consumo

Mensagem por leuname »

no meu projecto preciso de saber como se coloca uma pic em baixo consumo de energia. aproximadamente a 10^-9 W. ajudem-me o meu orientador disse para ver o 18f2620.

o meu projecto e sobre o active badge e vou trabalhar com o xbee e preciso que ele qdo tiver fora do edificio nao consuma energia da pilha de 3V.
Última edição por leuname em 12 mar 2008, 20:58, editado 1 vez no total.
PauloMalas
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2007, 00:29
Contacto:

Re: como colucar um pic em baixo consumo

Mensagem por PauloMalas »

existe o comando "sleep" para o colocar em baixo consumo.
pic's on the rocks

Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
hamn
Curioso
Curioso
Registado: 18 mar 2008, 12:54

Mensagem por hamn »

Exacto!
Alem de usar o modo de interrupcao para os pinos de entrada ( leitura )!
Fazer pooling e' sempre mau, seja em software, seja em hardware! :)
asena
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 abr 2008, 19:00
Contacto:

Mensagem por asena »

leuname Escreveu:no meu projecto preciso de saber como se coloca uma pic em baixo consumo de energia. aproximadamente a 10^-9 W. ajudem-me o meu orientador disse para ver o 18f2620.

o meu projecto e sobre o active badge e vou trabalhar com o xbee e preciso que ele qdo tiver fora do edificio nao consuma energia da pilha de 3V.

leuname,

# além de usar o máximo possível de Interrupções, não esquecer de desligar todos os periféricos que não vão ser usados, ou que são apenas usados temporáriamente. É impressionante o quanto se poupa em energia, deixando só o essencial a trabalhar.

# e também, aumentar os pull-ups/downs o máximo permitido pela aplicação, e os pinos não usados deixá-los como saídas.

# sugiro também mudar de velocidade de relógio sempre que fôr possível. Quanto mais devagar trabalhar, menos consome. Se se usar o oscilador interno, há várias frequências possíveis. Se se usar clock externo, há que ver as várias opções disponiveis também.

cumprimentos,

António Sérgio Sena

http://www.senaeng.com
Njay
Curioso
Curioso
Registado: 18 abr 2008, 19:16

Mensagem por Njay »

10^-9W a 3V com o 18F2620? Assim numa análise superficial não me parece possível com esse chip.

Não sou conhecedor de PICs, mas vejamos...

Aqui dizem:
Sleep mode currents down to 0.1uA typical
Basta fazer contas: 10^-9 W / 3 V ~ 0.33 uA.

Mesmo que uses a menor tensão de alimentação que o chip permite, que são 2V, consomes o dobro da potência requerida (0.2uA).

Ainda para mais, tipicamente esse consumo mínimo que o fabricante indica é com absolutamente todos os periféricos e algumas funcionalidades desligadas, ou seja, na prática, é dificil atingir esse consumo (por exemplo, se precisares do comparador analógico, já vais consumir bastante mais).

Fala lá com o teu orientador... ou escolhe outro microcontrolador.
Responder

Voltar para “Microcontroladores”