Quadro com duas alimentações

Responder
System
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 jun 2013, 13:30

Quadro com duas alimentações

Mensagem por System »

Boa tarde,

Estou a estudar um sistema, e gostaria de saber a vossa opinião, pois acho que pelas RTIEBT não vou lá.
Para tal seria necessário que um quadro eléctrico ficasse com duas alimentações diferentes, pois uma é a normal, 230V e teria outra, para alguns dos circuitos do quadro, com uma tensão mais baixa.
A questão é que assim ficaríamos com dois cortes gerais que neste caso eram parciais, e que para a segurança, teríamos de desligar os dois interruptores gerais...
Isto acontece um pouco como nos circuitos de emergência, em que existe duas alimentações que podem ser comutadas, mas neste caso é um pouco diferente.

Obrigado.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Quadro com duas alimentações

Mensagem por Duzia12 »

É colocar uma bobine de disparo em cada corte e uma botoneira dupla de emergência.
Última edição por Duzia12 em 17 jun 2013, 14:56, editado 1 vez no total.
System
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por System »

Obrigado!

Já agora, que modelo de bobine de disparo e de botoneira?

Esta botoneira, neste caso, apenas é necessário ficar ao lado do quadro em questão?

Obrigado.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Eu não sei se isto é regulamentar, foi uma ideia que surgiu. O quadro é geral? Devia separar os dois uma divisória.

Não sei se a Certiel aceita!
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

Olá System.

O teu caso é aquilo que eu faço muito nos quadros eléctricos por causa da iluminação de segurança, que quando o estabelecimento fecha, todas as lâmpadas permanentes dos blocos autónomos desligam. Para isso tive que interligar todos os quadros com 1 cabos para comando.

Para o teu caso e como já referi, eu uso um contacto auxiliar NA montado no corte geral do Quadro Eléctrico que recebe as 2 alimentações. Esse contacto auxiliar vai alimentar ou cortar a alimentação de um relé ou contactor que cortará ou ligará a fase desse teu cabo de tensão inferior. Por outras palavras, o corte do cabo com tensão reduzida está dependente do estado do teu corte geral ou do disjuntor de protecção desse quadro.

Se o teu cabo de tensão reduzida tiver várias fases, tens de ter contactores ou relés com o mesmo número de conatctos.

Envio um esquema.
Anexos
Contacto Auxiliar.PDF
(38.51 KiB) Transferido 218 vezes
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
System
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por System »

Boas,

Duzia12, normalmente trata-se de quadros parciais. Pois existe um "quadro" que tem esta tensão mais baixa e daí sai a alimentação para os quadros parciais...

Angel_of_diabo, obrigado pela resposta, mas eu não tenho acesso pra ver o esquema...
Se bem percebi, o corte principal fica a cortar as duas entradas, certo?
Neste caso, esta entrada, é também trifásica e então teria de ter um pra cada fase, ou havia a possibilidade de fazer disparar o interruptor geral relativo a esta tensão mais baixa?

Se fosse possível dar um exemplo de ligação com os modelos do material posto em jogo, agradecia pois esta parte é relativamente nova pra mim.

Obrigado
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

É mandar por email.
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

System Escreveu:Boas,

Angel_of_diabo, obrigado pela resposta, mas eu não tenho acesso pra ver o esquema...
Se bem percebi, o corte principal fica a cortar as duas entradas, certo?
Neste caso, esta entrada, é também trifásica e então teria de ter um pra cada fase, ou havia a possibilidade de fazer disparar o interruptor geral relativo a esta tensão mais baixa?

Se fosse possível dar um exemplo de ligação com os modelos do material posto em jogo, agradecia pois esta parte é relativamente nova pra mim.

Obrigado
Olá System.

Desculpa, esqueci-me desse pequeno pormenor.

Se tens 3 fases, usas um relé ou um contactor de 4 contactos e aproveitas o 4º contacto para cortas o neutro desse cabo.

Esta solução corta à entrada do teu quadro parcial. Se queres cortar a montante usa a solução do Duzia12.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

Conforme combinado com o user System, posto aqui um esquema mais adequado ao problema dele, em substituição do anterior anexado por mim.
Anexos
Contacto Auxiliar.PDF
(34.91 KiB) Transferido 170 vezes
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
System
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por System »

Muito obrigado mesmo!

Em relação à Certiel, alguém tem ideia do que eles acham disto?

Obrigado.
Ramalhosa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 mai 2014, 17:25

Mensagem por Ramalhosa »

Peço desculpa se estou de alguma forma a repetir o que já foi dito e explicar aqui,mas fiquei com uma dúvida.
Tenho um quadro,que tem uma alimentação para tomadas,força electromotriz..etc e outra alimentação para iluminação que entra no quadro num repartidor trifásico.
É necessário que o quadro seja todo cortado quando se corta o disjuntor geral ou seja,a segunda alimentação para a iluminação também tem de cortar quando a alimentação para tomadas,força electromotriz..etc corta.

A solução que pensei, foi inserir um contactor,entre a alimentação da iluminção e o repartidor trifásico, pendurado no disjuntor geral do Quadro Eléctrico e assim quando for dada a ordem de corte geral,corta também a alimentação para os circuitos de iluminação.

É possível isto?e a legalmente é aceite?
guilhermesantos
Curioso
Curioso
Registado: 06 mai 2015, 11:27
Has thanked: 8 times

Mensagem por guilhermesantos »

peço desculpa pela ignorancia mas seria possivel aplicar este tipo de "corte" para fazer a comutação entre a alimentação de rede e um grupo gerador automaticamente?
Quadrista
Curioso
Curioso
Registado: 05 mar 2015, 12:04
Been thanked: 7 times

Mensagem por Quadrista »

Boas

Para fazer a inversão, esta aplicação não serve.
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”