Remodelação instalação eléctrica
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Remodelação instalação eléctrica
Boa noite!
Vou mudar de casa, e deparei-me com a instalação eléctrica que podem ver nas fotografias.
Pretendia alterar o seguinte:
Problema:
- Separar por mais disjuntores, pois tem apenas dois: um para a iluminação e outro para as tomadas:
Solução que estou a prever:
- Passar o máximo de fios de fase entre as duas caixas de derivação e o quadro principal. Qual é secção que devo passar? 1,5mm2 ou 2,5mm2?
Problema:
- A instalação tem terra apenas na cozinha. Fico na dúvida se é de facto boa, pois tenho entre F-T: 29V e N-T: 1,3 Vac. Será que a terra é boa? Não devia ter também 230 Vac entre F-T? Devo tentar passar a terra do quadro principal até à cozinha?
Passar um fio de terra das tomadas, que nenhuma tem terra para além da cozinha, até chegar às duas caixas de derivação (tenho lá o fio de terra cortado). Qual a secção do fio de terra que devo usar? Ao medir a terra no quadro principal, tenho uma boa terra, pois F-T: 230V e N-T: 1,3 Vac.
Que mais devo alterar na vossa perspectiva?
Atentamente,
Bruno
Vou mudar de casa, e deparei-me com a instalação eléctrica que podem ver nas fotografias.
Problema:
- Separar por mais disjuntores, pois tem apenas dois: um para a iluminação e outro para as tomadas:
- Passar o máximo de fios de fase entre as duas caixas de derivação e o quadro principal. Qual é secção que devo passar? 1,5mm2 ou 2,5mm2?
Problema:
- A instalação tem terra apenas na cozinha. Fico na dúvida se é de facto boa, pois tenho entre F-T: 29V e N-T: 1,3 Vac. Será que a terra é boa? Não devia ter também 230 Vac entre F-T? Devo tentar passar a terra do quadro principal até à cozinha?
Passar um fio de terra das tomadas, que nenhuma tem terra para além da cozinha, até chegar às duas caixas de derivação (tenho lá o fio de terra cortado). Qual a secção do fio de terra que devo usar? Ao medir a terra no quadro principal, tenho uma boa terra, pois F-T: 230V e N-T: 1,3 Vac.
Atentamente,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Re: Remodelação instalação eléctrica
Infelizmente só tenho um tudo entre as duas caixas de derivação e o quadro principal!
Ao enfiar a terra que falta, convém tirar os fios que estão lá e renfiar ou colocar directamente no tudo com os outros?
A terra deve ser também 2,5mm2?
Nunca fiz este tipo de trabalho pois a minha área é mais industrial, por isso gostava de ver a vossa opinião.
Obrigado,
Bruno
Ao enfiar a terra que falta, convém tirar os fios que estão lá e renfiar ou colocar directamente no tudo com os outros?
A terra deve ser também 2,5mm2?
Nunca fiz este tipo de trabalho pois a minha área é mais industrial, por isso gostava de ver a vossa opinião.
Obrigado,
Bruno
Atentamente,
Bruno
Bruno
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
Se uma vez que diz que tem terra nas tomadas da cozinha já não é mãu! pelo que vejo nas fotos não é dificil pela distancia do quadro as duas caixas o enfiamento de pelo menos mais um conductor de fase! não estou a ver se o fio que está enfiado é 2,5mm ou 1,5mm mas se for 2,5 mm esse circuito na caixa ligue o mesmo só ás tomadas e tente enfiar um fio terra V/A ás mesmas a 2,5mm que é o mias ensencial! se o fio que alimenta as duas caixas for de 1,5mm tente enfiar até á s mesmas desde o quadro um fio a 2,5mm para separar a luz das tomadas onde pode fazer tudo nas duas caixas.
Pelo que vejo a terra morreu na caixa! ficou por enfiar nas seguintes tubagens de tomadas e iluminação.
Se a tubagem der para enfiar mais um conductor não é trabalho que não se possa fazer.
Pelo que vejo a terra morreu na caixa! ficou por enfiar nas seguintes tubagens de tomadas e iluminação.
Se a tubagem der para enfiar mais um conductor não é trabalho que não se possa fazer.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
DEUS AMIGO Escreveu:Se uma vez que diz que tem terra nas tomadas da cozinha já não é mãu! pelo que vejo nas fotos não é dificil pela distancia do quadro as duas caixas o enfiamento de pelo menos mais um conductor de fase! não estou a ver se o fio que está enfiado é 2,5mm ou 1,5mm mas se for 2,5 mm esse circuito na caixa ligue o mesmo só ás tomadas e tente enfiar um fio terra V/A ás mesmas a 2,5mm que é o mias ensencial! se o fio que alimenta as duas caixas for de 1,5mm tente enfiar até á s mesmas desde o quadro um fio a 2,5mm para separar a luz das tomadas onde pode fazer tudo nas duas caixas.
Tem fio de terra, não tem é elétrodo de terra.
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Ou seja, sem terra ou ligado a uma canalização! Certo?Duzia12 Escreveu:DEUS AMIGO Escreveu:Se uma vez que diz que tem terra nas tomadas da cozinha já não é mãu! pelo que vejo nas fotos não é dificil pela distancia do quadro as duas caixas o enfiamento de pelo menos mais um conductor de fase! não estou a ver se o fio que está enfiado é 2,5mm ou 1,5mm mas se for 2,5 mm esse circuito na caixa ligue o mesmo só ás tomadas e tente enfiar um fio terra V/A ás mesmas a 2,5mm que é o mias ensencial! se o fio que alimenta as duas caixas for de 1,5mm tente enfiar até á s mesmas desde o quadro um fio a 2,5mm para separar a luz das tomadas onde pode fazer tudo nas duas caixas.
Tem fio de terra, não tem é elétrodo de terra.
Vou começar a pôr mãos-à-obra a ver o que se pode fazer.
Obrigado pelos inputs!
Atentamente,
Bruno
Bruno
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Pelo que parece a terra do Q.E vai apenas até à primeira caixa de derivação, porque não abre um roço entre Q.E e as caixas e faz a separação dos circuitos, ou coloca uma pequena calha técnica para passar os cabos ou condutores, e aí divide todos os circuitos que eventualmente estejam a ser alimentados a partir dessas 2 caixas de derivação.
Pelo que parece a terra do Q.E vai apenas até à primeira caixa de derivação, porque não abre um roço entre Q.E e as caixas e faz a separação dos circuitos, ou coloca uma pequena calha técnica para passar os cabos ou condutores, e aí divide todos os circuitos que eventualmente estejam a ser alimentados a partir dessas 2 caixas de derivação.
Cpts.
Energy
Energy
boas
para alem do que já foi dito aconsenho vivamente a fazer uma terra com eletrodo no exterior da casa é super barato.
e substituir esses torix (ligadores vermelhos) porque são proibidos
utilize ligadores rapidos o chamados "wagos"
cump.
para alem do que já foi dito aconsenho vivamente a fazer uma terra com eletrodo no exterior da casa é super barato.
e substituir esses torix (ligadores vermelhos) porque são proibidos
utilize ligadores rapidos o chamados "wagos"
cump.
-
- Velha Guarda
Faça o que fizer! se mediu a terra no quadro e tem os 230V é porque existe terra! tem enfiar condutores para alternar os circuitos de luz e tomadas e enfiar os fios de cor terra até tomadas 2,5mm (essecencial)e iluminação a 1,5mm as carrapetas na caixa além de serem aprovadas (TORIX) desde que temham a marca CE nunca tive problemas com as mesmas e foi milhares que coloquei!
Se pagar as passagens até á Madeira ofereço a mão de Obra para ajudar a fazer esse seu trabalho!
Cumprimentos
Se pagar as passagens até á Madeira ofereço a mão de Obra para ajudar a fazer esse seu trabalho!
Cumprimentos
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Espero que visite a Madeira, mas para passar férias! Não precisa de trabalhar em férias!DEUS AMIGO Escreveu:Faça o que fizer! se mediu a terra no quadro e tem os 230V é porque existe terra! tem enfiar condutores para alternar os circuitos de luz e tomadas e enfiar os fios de cor terra até tomadas 2,5mm (essecencial)e iluminação a 1,5mm as carrapetas na caixa além de serem aprovadas (TORIX) desde que temham a marca CE nunca tive problemas com as mesmas e foi milhares que coloquei!
Cumprimentos

Atentamente,
Bruno
Bruno
-
- Velha Guarda
Obrigado amigo! teria muito gosto de tornar a visitar essa perola do Oceano já fui lá duas vezes, uma antes dos tuneis e outra depois (gostei mais da primeira) agora pelo tópico de qualquer maneira penso que pelas dicas dadas tem de refectir as que ache mais oportunas cá para mim já disse o que faria!
Cumprimentos.
Cumprimentos.
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Obrigado pelas respostas.
Agora é comprar o material e começar a trabalhar...
Agora é comprar o material e começar a trabalhar...
Atentamente,
Bruno
Bruno
Olá Blima,
Apesar de a tensão entre neutro e fase no quadro ser de 230V isso não é garantia de ter uma boa terra (no eletrodo).
Por outro lado também não acho que deva ir a correr comprar um eletrodo.
O que deve ser feito primeiramente é garantir que a terra é realmente de qualidade e que o diferencial tem a sensibilidade
adequada ao seu valor. Para isto deve medir a resistencia de terra com o aparelho e procedimento adequados.
Seguidamente e de acordo com os resultados ponderar-se-á na necessidade de melhorar o valor da resistencia de terra
ou na adequação da sensibilidade do diferencial ao valor da resistencia medido.
Posteriormente poderá distribuir o fio de terra por todos os circuitos (isto seria o ideal e aconselhável).
O aumento do numero de circuitos tambem é aconselhavel e desejavel, mas não me parece que o consiga fazer de forma adequada sem
criar novas canalizações, seja á vista ou embebidas em roços.
Um abraço
Apesar de a tensão entre neutro e fase no quadro ser de 230V isso não é garantia de ter uma boa terra (no eletrodo).
Por outro lado também não acho que deva ir a correr comprar um eletrodo.
O que deve ser feito primeiramente é garantir que a terra é realmente de qualidade e que o diferencial tem a sensibilidade
adequada ao seu valor. Para isto deve medir a resistencia de terra com o aparelho e procedimento adequados.
Seguidamente e de acordo com os resultados ponderar-se-á na necessidade de melhorar o valor da resistencia de terra
ou na adequação da sensibilidade do diferencial ao valor da resistencia medido.
Posteriormente poderá distribuir o fio de terra por todos os circuitos (isto seria o ideal e aconselhável).
O aumento do numero de circuitos tambem é aconselhavel e desejavel, mas não me parece que o consiga fazer de forma adequada sem
criar novas canalizações, seja á vista ou embebidas em roços.
Um abraço
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
BLima Escreveu:Boa noite!
Problema:
Problema:
Atentamente,
Bruno
Ele disse que entre fase e terra era de 29 V logo não tem terra.
-
- Velha Guarda
Conforme o autor do tópico no quadro tem 230V entre Fase e Terra e como é visivel a terra vai só até á (duas caixas derivação) sem estar ligado á nada! por isso o resto da instalação não tem terra. como foi ditto ele que aproveite a tubagem e enfie as terras!