O que está errado ?

JMaia
Curioso
Curioso
Registado: 16 dez 2009, 09:57

O que está errado ?

Mensagem por JMaia »

Bmo Dia !
Pelas imagens remetidas, os entendidos podem me dizer o que está errado nestes quadros ?
Ou, está tudo conforme o que a lei exige.
Obrigado
J_Maia
Anexos
13062013346.jpg
13062013345.jpg
13062013344.jpg
13062013343.jpg
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: O que está errado ?

Mensagem por jaimereis »

lá bonito, até está, mas......protege o quê? Quais as potencias envolvidas? As distancias dos equipamentos? Sem o esquema, como se pode verificar? As designações da aparelhagem não está legível!!

resumindo....isto serve para quê?? motivos profissionais, didácticos?
Jaime Reis
JMaia
Curioso
Curioso

Mensagem por JMaia »

jaimereis Escreveu:lá bonito, até está, mas......protege o quê? Quais as potencias envolvidas? As distancias dos equipamentos? Sem o esquema, como se pode verificar? As designações da aparelhagem não está legível!!

resumindo....isto serve para quê?? motivos profissionais, didácticos?
Bom dia.
Basicamente é o seguinte:
- Estou a construir casa, para tentar poupar uns trocos, o meu sogro fez a instalação electrica seguindo orientações de um conhecido dele que é electricista profissional (diz ele), agora que é necessário colocar os papeis para a vistoria, este quer um pipa de massa para assinar.
Chamei um amigo que me diz que aquilo está tudo mal, ou seja a certiel não aceita aquela barras de barramento que se ve (castanhas/pintadas) as entradas estão por baixo e deviam ser por cima, sei que tem dijuntores de 16/10 para as diferentes cargas, isto até esta correcto.
Também me disse que a certiel não gostar de ver fio esmagado como se ve, e não gosta de ver o cobre a vista nas ligações ao dijuntores.
Obriugado
Anexos
13062013344.jpg
13062013344.jpg (82.39 KiB) Visto 1572 vezes
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

pois...percebo...mas de qualquer maneira tem que ser um electricista credenciado a apresentar a documentação necessária, pois é ele o responsável pela instalação, penso que você não tem que se preocupar com isso, você só paga uma vez, se ficar não conformidade , é o electricista que tem que assumir a nova vistoria, é o trabalho dele que está em causa....
Jaime Reis
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas "JMaia"
Pois é, agora o problema é de quem vai tomar a responsabilidade da instalação.

A fase é com a cor preto ou castanho? terminais de ponteira também não tem, na foto "2" condutores de cor castanha aparentam estar encostados no diferencial.

Ps: Como já referido, chame um técnico de electricidade. O pessoal aqui no Forum dá uma ajuda, ou até pode haver algum membro que possa ir fazer o serviço.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
JMaia
Curioso
Curioso

Mensagem por JMaia »

Mário Escreveu:Boas "JMaia"
Pois é, agora o problema é de quem vai tomar a responsabilidade da instalação.

A fase é com a cor preto ou castanho? terminais de ponteira também não tem, na foto "2" condutores de cor castanha aparentam estar encostados no diferencial.

Ps: Como já referido, chame um técnico de electricidade. O pessoal aqui no Forum dá uma ajuda, ou até pode haver algum membro que possa ir fazer o serviço.

Cump.
Mário
Bom Dia.
Explico:
O Meu sogro colocou um cabo do quadro principal para o secundario com 4 cores: castanho/preto/azul/amareloverde.
No quadro de cima ligou a cor preta como sendo fase e no quadro de baixo ligou o castanho como fase, segundo ele assim era mais facil porque o cabo tem dois preto, era qualquer coisa deste genero.
A minha maior duvida e a entrada da fase nos dijuntores, se esta correta por cima.
Cumprimentos,
JMaia
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Gostava de ver o esquema. Parece só ter um diferencial o que é pouco. mas..

A instalação está toda monofásica, mas parece ter um circuito trifásico o que está mal, mas não se percebe bem.[
Trifasado.png
Trifasado.png (549.2 KiB) Visto 1560 vezes
JMaia
Curioso
Curioso

Mensagem por JMaia »

Duzia12 Escreveu:Gostava de ver o esquema. Parece só ter um diferencial o que é pouco. mas..

A instalação está toda monofásica, mas parece ter um circuito trifásico o que está mal, mas não se percebe bem.
Trifasado.png
Boas
A instalação de facto é monofásica, acontece que o meu sogro tinha este cabo e em x de comprar instalou este trifáfcio, foi por isso que ele usou o preto em no quadro de cima para a fase e no de baixo o castanho, entende ?
- Não sei agoradizer mas tenho mais do que um diferencial, acho que neste apecto está correcto e é suficiente o que lá esta, o que me preocupa e até agora niguem repondeu é as entradas da fasee se e por cima se e por baixo, assim como aquelas ligações em que se vem os cado de cobre e as curvas do cabo que parece estar ferido porque foram feitas com o alicate, e o que é isso das ponteiras, são terminais?
Obrigado
J_Maia
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

As entradas das fases estão bem, o quadro não pode ter circuitos trifásicos!!

O circuito que coloquei as seções são elevadas é para o fogão ???, mas são 3 fases ou são monofásicas.
Última edição por Duzia12 em 14 jun 2013, 12:37, editado 1 vez no total.
JMaia
Curioso
Curioso

Mensagem por JMaia »

Duzia12 Escreveu:As entradas das fases estão bem, o quadro não pode ter circuitos trifásicos!!

O circuito que coloquei as seções são elevadas é para o fogão, mas são 3 fases ou são monofásicas.
desculpe não entendi
ah
o circuito do fogão está separado, coloquei um cabo salvo erro de 6mm com dijunto de 20
então não posso ter este cabo trifasico a ligar entre-quadros ?
Para a certiel é uma não conformidade ?
obrigado
Última edição por JMaia em 14 jun 2013, 12:42, editado 2 vezes no total.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Duzia12 Escreveu:As entradas das fases estão bem, o quadro não pode ter circuitos trifásicos!!

O circuito que coloquei as seções são elevadas é para o fogão ???, mas são 3 fases ou são monofásicas.

No 1º quadro tem um geral bipolar e dois bipolares para quadros parciais?

Para que serve este barramento? Devia ser de terras, mas as cores são pretas??
dif.jpg
dif.jpg (34.04 KiB) Visto 1537 vezes

Explique melhor
Última edição por Duzia12 em 14 jun 2013, 14:34, editado 1 vez no total.
JMaia
Curioso
Curioso

Mensagem por JMaia »

Duzia12 Escreveu:

Explique melhor
No 1º quadro é isso mesmo, ou seja são dois para dois quadro parciais, o de baixo que aqui mostro e um outro que vai aliementar a casa das máquinas.
Esse barramento foi colocado porque não tenho espaço para colocar o horizontal, como tal foi sugerido ao meu sogro colocar um vertical para a fase, o neutro e as terras estão ligados ao que o proprio quadro tem de fabrica.
E as ligações por baixo estão corretas ?
Obrigado
j_maia
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

JMaia Escreveu:
Duzia12 Escreveu:

Explique melhor
No 1º quadro é isso mesmo, ou seja são dois para dois quadro parciais, o de baixo que aqui mostro e um outro que vai aliementar a casa das máquinas.
Esse barramento foi colocado porque não tenho espaço para colocar o horizontal, como tal foi sugerido ao meu sogro colocar um vertical para a fase, o neutro e as terras estão ligados ao que o proprio quadro tem de fabrica.
E as ligações por baixo estão corretas ?
Obrigado
j_maia

Ok, se não tiver circuitos trifásicos acho que o quadro está bem.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Boas!

Os barramentos dos condutores ativos têm de ter proteção contra contatos diretos.
É só o que me parece que não está bem.

Cumprs.
JMaia
Curioso
Curioso

Mensagem por JMaia »

Josecalado Escreveu:Boas!

Os barramentos dos condutores ativos têm de ter proteção contra contatos diretos.
É só o que me parece que não está bem.

Cumprs.
O.k.
Mesmo sendo as entradas da fase por baixo dos dijuntores está correcto ? ou é uma não conformidade ?
No quadro de baixo, por acaso até consegui arrajar um tipo de barramento que possui tipo uma tampa que "tapa" o possivel contacto como o barramento, no de cima como foi o meu sogro que o comprou, comprou um sem qualquer tipo de proteccao, vou eu comprar um igual ao de baixo.
De resto parece-lhe bem ?
Obrigado
J_Maia
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”