Lamento desiludir os que pensavam que era para chatear os instaladores mas "desta vez" não têm razão.
Mas não se preocupem que temos outras na manga só pa chatear.

Certo... mas e quê? É penalizado por causa disso?Duzia12 Escreveu:Fica em maus lençóis por dar o dito pelo não dito, se dava 100 Ohms ou mais porque não colocou logo no projeto???
gemini Escreveu:Não respondeu à questão...
É penalizado por colocar um aditamento?
Se não, porque referiu que "Fica em maus lençóis " ?!?
amfys Escreveu:Muitos projectistas, incluindo eu próprio, preconizamos resistências de terra da ordem dos 10-20 Ohm pela simples razão que os eléctrodos de terra sofrem uma degradação com o passar do tempo, o que hoje é 20 Ohm daqui a 5 anos provavelmente já é 50 Ohm ou mais.
Lamento desiludir os que pensavam que era para chatear os instaladores mas "desta vez" não têm razão.
O pior são os expertos!!ENERGY Escreveu:Boas
E as rabecadas que alguns projetistas "espertos" levam dos instaladores, nas reuniões de obra, em frente do dono da obra, até doí![]()
amfys Escreveu:Muitos projectistas, incluindo eu próprio, preconizamos resistências de terra da ordem dos 10-20 Ohm pela simples razão que os eléctrodos de terra sofrem uma degradação com o passar do tempo, o que hoje é 20 Ohm daqui a 5 anos provavelmente já é 50 Ohm ou mais.
Felizmente para mim esse dia ainda não chegou, o mesmo não posso dizer de colegas de outras especialidades que estão presentes nas reuniões que presenciei.ENERGY Escreveu:Boas
E as rabecadas que alguns projetistas "espertos" levam dos instaladores, nas reuniões de obra, em frente do dono da obra, até doí![]()