Lâmpadas de descarga de VSAP

justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Re: Lâmpadas de descarga de VSAP

Mensagem por justme »

angel_of_diablo Escreveu:Olá justme.

Os esquemas que postei servem mais para demostrar a situação das ligações com cabo 5G1,5 ou semelhantes (Iluminação 2) em termos de quadro.
Sei que "fugi" em relação ao que o ngp inicialmente postou (n.º de luminárias), mas era para mostar ao Nelson Pinho como podia fazer as ligações.

Falou em interruptores com mais de 16A. Aparelhagem convencional, os vulgares interruptores estanques que vejo montados só conheço até 16A, mais do que isso só conheço para montagem em calha DIN nos quadro. Existem?

No caso do ngp, e na minha opinião, se só tiver uma entrada no armazém, usaria interruptor de 10A associado somente a contactor no quadro. Mas mantinha o esquema com cabo 5G1,5.

O ngp tem 2 ou mais soluções apresentadas. Certamente fará a melhor que se adequar ao local.

Abraço.
Olá angel

A Efapel tem interruptores de 20A (não estanque)
No nosso caso (estanque) fazendo uso dos interruptores bipolares para 16A, e "shuntando" as entradas entre si e fazendo o mesmo ás saidas permite-nos controlar até 32A.

Quanto ao realce ao cabo de 5 condutores parece um tanto exagerada dado o seu curto percurso, apenas do quadro
até a caixa de derivação (que muito provavelmente ficara por cima do quadro). Repare que praticamente todo o circuito é feito em cabo de 3 condutores.
Nestas considerações estou a supor que o armazem tenha apenas uma entrada, alias como não foi fornecida qualquer planta apenas podemos especular.

Um abraço
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

justme Escreveu:
angel_of_diablo Escreveu:Olá justme.

Os esquemas que postei servem mais para demostrar a situação das ligações com cabo 5G1,5 ou semelhantes (Iluminação 2) em termos de quadro.
Sei que "fugi" em relação ao que o ngp inicialmente postou (n.º de luminárias), mas era para mostar ao Nelson Pinho como podia fazer as ligações.

Falou em interruptores com mais de 16A. Aparelhagem convencional, os vulgares interruptores estanques que vejo montados só conheço até 16A, mais do que isso só conheço para montagem em calha DIN nos quadro. Existem?

No caso do ngp, e na minha opinião, se só tiver uma entrada no armazém, usaria interruptor de 10A associado somente a contactor no quadro. Mas mantinha o esquema com cabo 5G1,5.

O ngp tem 2 ou mais soluções apresentadas. Certamente fará a melhor que se adequar ao local.

Abraço.
Olá angel

A Efapel tem interruptores de 20A (não estanque)
No nosso caso (estanque) fazendo uso dos interruptores bipolares para 16A, e "shuntando" as entradas entre si e fazendo o mesmo ás saidas permite-nos controlar até 32A.

Quanto ao realce ao cabo de 5 condutores parece um tanto exagerada dado o seu curto percurso, apenas do quadro
até a caixa de derivação (que muito provavelmente ficara por cima do quadro). Repare que praticamente todo o circuito é feito em cabo de 3 condutores.
Nestas considerações estou a supor que o armazem tenha apenas uma entrada, alias como não foi fornecida qualquer planta apenas podemos especular.

Um abraço

Boas,

mandam as regras da arte que não haja misturas entre o circuito de potência trifásico e o respectivo circuito de comando. Isto é válido para todos os tipos de circuitos.

Daí, as protecções do circuito de potência e do de comando devem ser independentes e adequadas às correntes em jogo.

Por acaso já terão reparado que, havendo uma luminária alimentada pela mesma fase que o comando, que entre em c.c., toda a secção ficará sem iluminação?

ohmico
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

Boas ohmico,

aqui fialamos apenas de circuitos monofásicos.
Um unico circuito monofásico de iluminação.

Um abraço
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

então a que propósito vem o cabo de 5x1,5mm2.

ohmico
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

Está explicado na 1ª pagina deste tópico.

Um abraço
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

Olá justme.

Tive de ver o inicio do tema para me relembrar da situação exposta, pois já se falou muita coisa.
Em resumo, quando postei os meus esquemas e conforme já tinha dito, os esquemas fugiram um pouco ao problema exposto.
Os esquemas eram mais para demonstrar o porque do cabo 5G1,5, como liga-lo e em que situações. Claro que só se aplica se tiver várias entradas, entre outras situações que uso também muito.

Se forem armazéns distintos, tendo por exemplo o seu modelo, ai concordo consigo em termos do cabo, pois também colocaria o interruptor à entrada. No entanto prefiro pôr contactor no quadro do que fazer aquela "marosca" no comutador bipolar, pelo simples facto:

1) Se não for bem explicito essa ligação nas plantas, duvido que o instalador a faça, e ainda deve perguntar para que é o bipolar;
2) Não tenho bem a certeza de que a ligação que indicou (básicamente é por as duas teclas em paralelo) funcione como descreve, pois todo o interior do comando continua a ser de 16A; Prefiro não fazer isso. Não é pelo preço de um contactor de 1 contactor que vai fazer muita diferença no custo da obra.

Em relação ao seu esquema, a unica coisa diferente que fazia era ligar o interruptor directamente ao quadro de modo a actuar o contactor.

Como ambas as situações são válidas e possíveis e não estão contra as normas, qualquer uma pode ser executada. Como disse anteriormente, deixo ao critério do ngp.

Um abraço amigo justme.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

Olá angel

na verdade quando avancei com essa hipotese (do bipolar) tambem me coloquei essa questão (a comunicação da função do bipolar ao executante) depois lembrei-me que acontece semelhante situação quando se divide uma alimentação por dois cabos que devem ser ligados em paralelo (em vez de um só de maior secção).
É como diz terá que ser bem explicado, com esquemas de pormenores e informação redundante.
Por fim temos que pensar e confiar que trabalhamos com pessoas competentes em que cada um faz o seu trabalho.

Quanto á questao do uso do interruptor/contactor ou de qualqueroutro automatismo não sou contrário deste que a obra não possa ser feita de forma mais simples. A minha intervenção tem sido no sentido de não tornar mais complexo o que pode ser realizado de forma mais simples.

Um abraço
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”