Olá angelangel_of_diablo Escreveu:Olá justme.
Os esquemas que postei servem mais para demostrar a situação das ligações com cabo 5G1,5 ou semelhantes (Iluminação 2) em termos de quadro.
Sei que "fugi" em relação ao que o ngp inicialmente postou (n.º de luminárias), mas era para mostar ao Nelson Pinho como podia fazer as ligações.
Falou em interruptores com mais de 16A. Aparelhagem convencional, os vulgares interruptores estanques que vejo montados só conheço até 16A, mais do que isso só conheço para montagem em calha DIN nos quadro. Existem?
No caso do ngp, e na minha opinião, se só tiver uma entrada no armazém, usaria interruptor de 10A associado somente a contactor no quadro. Mas mantinha o esquema com cabo 5G1,5.
O ngp tem 2 ou mais soluções apresentadas. Certamente fará a melhor que se adequar ao local.
Abraço.
A Efapel tem interruptores de 20A (não estanque)
No nosso caso (estanque) fazendo uso dos interruptores bipolares para 16A, e "shuntando" as entradas entre si e fazendo o mesmo ás saidas permite-nos controlar até 32A.
Quanto ao realce ao cabo de 5 condutores parece um tanto exagerada dado o seu curto percurso, apenas do quadro
até a caixa de derivação (que muito provavelmente ficara por cima do quadro). Repare que praticamente todo o circuito é feito em cabo de 3 condutores.
Nestas considerações estou a supor que o armazem tenha apenas uma entrada, alias como não foi fornecida qualquer planta apenas podemos especular.
Um abraço