Implementação de Sistema UPS

Responder
Miguel1979
Curioso
Curioso
Registado: 27 mai 2013, 17:55

Implementação de Sistema UPS

Mensagem por Miguel1979 »

Boa tarde a todos!

Pretendia esclarecer uma dúvida relativa a um projecto que tenho que fazer!

Pretendo instalar uma nova UPS de x kVA para substituir várias UPS que alimentam diversos circuitos. Para contabilizar a Potência Aparente Máxima de cada circuito existente, no dimensionamento da nova UPS posso efectuar o cálculo pela multiplicação do calibre do disjuntor existente pela tensão nominal?

Exemplo: 5 disjuntores de 10A e tensão nominal de 230V
10A x 230V = 2,3kVA
2,3 kVA x 5 circuitos = 11,5kVA
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Implementação de Sistema UPS

Mensagem por Duzia12 »

Esse é o valor máximo, multiplicar por 0,7 ou ver os VA de cada equipamento. Medir a corrente em cada circuito com tudo ligado.

11.500 VA/200 VA=57 computadores

As impressoras também podem ser alimentadas pela UPS, por causa da qualidade da energia.

Se calhar 5 KVA chegavam não???

Já agora que equipamentos tens?
Miguel1979
Curioso
Curioso

Estou a fazer uma primeira análise através do esquema da instalação, pelo que a medição de consumos (Potência Activa) se torna impossível de realizar para já, apesar de ter pensado nela. Estando nesse esquema o calibre de cada disjuntor instalado, parti para o cálculo da Potência Aparente Máxima... Os circuitos estão a alimentar maioritariamente motorizações de Portas Automáticas.

Relativamente à sua resposta, quando diz para multiplicar por 0,7 tem a ver com que facto?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Miguel1979 Escreveu:Estou a fazer uma primeira análise através do esquema da instalação, pelo que a medição de consumos (Potência Activa) se torna impossível de realizar para já, apesar de ter pensado nela. Estando nesse esquema o calibre de cada disjuntor instalado, parti para o cálculo da Potência Aparente Máxima... Os circuitos estão a alimentar maioritariamente motorizações de Portas Automáticas.

Relativamente à sua resposta, quando diz para multiplicar por 0,7 tem a ver com que facto?
Fator de simultaneidade empírico.
Miguel1979
Curioso
Curioso

Boa tarde a todos!

Conforme combinado, já efectuei as medições de consumos de todos os circuitos atualmente suportados pelas UPS Monofásicas, tendo efectuado já a simulação para instalação de uma UPS Trifásica de 30kVA/24kW. Já efectuei o dimensionamento da protecção e do respectivo cabo, estando neste momento com a seguinte dúvida:

É necessário calcular Icc no troço de cabo entre o Quadro Parcial e a UPS ou não?

Pela fórmula Icc=Uo/Rt deu-me um valor de 1900kA

Com: Uo= Tensão Fase - Neutro
Rt= Resistência Total de 15m de cabo em cobre com Sfase=16mm2 e Sneutro=10mm2

Obrigado desde já por qualquer ajuda!
Responder

Voltar para “Dúvidas”