Lâmpadas de descarga de VSAP

ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Lâmpadas de descarga de VSAP

Mensagem por ngp »

Bom dia!
Estou a projectar um armazém industrial...
Estou a usar umas lâmpadas de descarga de vsap...
A minha pergunta é como as costumam ligar? Metem um circuito independente por cada lâmpada? Falo de lâmpadas de 400W (tipo a IDL 01 40N)...
Qual a média de lux que costumam colocar nos armazéns e fábricas? 100 lux?
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Re: Lâmpadas de descarga de VSAP

Mensagem por angel_of_diablo »

Olá ngp.

Relativamente aos Lux, depende do Armazém Industrial. Se estiveres a referir a um espaço para armazenar coisas, eu projecto para 200 lux no chão, se tiveres a falar de uma zona de produção aí vou à procura nos catálogos de iluminação, por exemplo, EEE, Exporlux, Climar, etc, o tipo de produção e dimensiono segundo os valores que lá estão para um plano de uso de 0,8 m.

Relativamente à alimentação das luminárias, se forem muitas, costumo fazer em trifásico, mas de maneiras diferentes, consoante a instalação.

Por exemplo, para 9 luminárias no formato 3 linhas x 3 colunas, podes:

1) Cada coluna é 1 fase;
2) Cada linha é 1 fase;
3) Cada colunas/linha têm as 3 fases, sendo na coluna 1 (L1, L2 e L3), na coluna 2 (L2, L3 e L1) e na coluna 3 (L3, L1, L2).

Percebes a ideia?

Outra coisa.

Deixa sempre 2 circuitos protegidos individualmente com disjuntores. Tenta dividir o armazém em duas partes.
Abraço.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

angel_of_diablo Escreveu:Olá ngp.

Relativamente aos Lux, depende do Armazém Industrial. Se estiveres a referir a um espaço para armazenar coisas, eu projecto para 200 lux no chão, se tiveres a falar de uma zona de produção aí vou à procura nos catálogos de iluminação, por exemplo, EEE, Exporlux, Climar, etc, o tipo de produção e dimensiono segundo os valores que lá estão para um plano de uso de 0,8 m.

Relativamente à alimentação das luminárias, se forem muitas, costumo fazer em trifásico, mas de maneiras diferentes, consoante a instalação.

Por exemplo, para 9 luminárias no formato 3 linhas x 3 colunas, podes:

1) Cada coluna é 1 fase;
2) Cada linha é 1 fase;
3) Cada colunas/linha têm as 3 fases, sendo na coluna 1 (L1, L2 e L3), na coluna 2 (L2, L3 e L1) e na coluna 3 (L3, L1, L2).

Percebes a ideia?

Outra coisa.

Deixa sempre 2 circuitos protegidos individualmente com disjuntores. Tenta dividir o armazém em duas partes.
Abraço.
Obrigado angel_of_diablo...
Quanto à alimentação das luminárias era essa a ideia que tinha. No número de lux é que estava meio confuso, em alguns manuais mesmo da Certiel aconselham a 50 lux nos armazéns, o que acho realmente baixo...
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

Para a queda de tensão calcula em monofásico para a fase mais distante.

Não faças em trifásico, pois se desligares um interruptor de uma das fases, a queda de tensão deixa de ser válida.

Cumprimentos.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

angel_of_diablo Escreveu:Para a queda de tensão calcula em monofásico para a fase mais distante.

Não faças em trifásico, pois se desligares um interruptor de uma das fases, a queda de tensão deixa de ser válida.

Cumprimentos.
Obrigado!
Mas voltando à pergunta incial... Tendo alguns pequenos armaéns com 4 lâmpadas destas, como fazia?
Alimentação em monofásico, com 2 por cada circuito?
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

Nesse caso, e se os armazém forem só mesmo para amazenar e não para produção eu punha 1 só circuito mono, mas dada a carga e o tipo de lâmpadas eu faria o comando com botão de pressão no local e telerruptor associado a contactor no quadro.

Como o circuito é mono podes usar um cabo XV 5G1,5, sendo 1 fase para o comando, 1 fase para o retono do comando e 1 fase para alimentação das luminárias.

Já agora. Como falaste em lux, pegunto-te o seguinte:

Quais são os valores que pões como grau de reflexão nas paredes, tecto e chão. São valores em %.

Cumprimentos.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Estou de acordo quanto à forma de comando das luminárias, agora cabo de 5G1.5 para fazer alimentação comando etc, penso que não faz muito sentido, eu faria com dois cabos 3G1.5

angel_of_diablo Escreveu:Nesse caso, e se os armazém forem só mesmo para amazenar e não para produção eu punha 1 só circuito mono, mas dada a carga e o tipo de lâmpadas eu faria o comando com botão de pressão no local e telerruptor associado a contactor no quadro.

Como o circuito é mono podes usar um cabo XV 5G1,5, sendo 1 fase para o comando, 1 fase para o retono do comando e 1 fase para alimentação das luminárias.

Já agora. Como falaste em lux, pegunto-te o seguinte:

Quais são os valores que pões como grau de reflexão nas paredes, tecto e chão. São valores em %.

Cumprimentos.
Cpts.
Energy
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Has thanked: 5 times

Mensagem por Nelson Pinho »

não percebo para que tanto cabo??? o amigo ngp não tem só de alimentar com cabo 3G1.5mm2?
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

Olá a todos.

O cabo 5G1,5 mm2 tem a sua lógica. Se o circuito é mono e tem botões de pressão preciso de ter no quadro telerruptor e contactor, logo:

1) Preciso de 2 fases (fase + retorno) para para os botões;
2) Preciso de fase+neutro+terra para as luminárias;
3) Não se comercializa cabo SÓ com 2 fases, excepto o OLFLEX ou semelhantes;
4) Se preciso de 3 fases + neutro + terra (ao todo), porque não juntar tudo no mesmo cabo e poupar uns valentes metros?

Claro que o cabo 5G1,5 não vai às luminárias, mas sim a uma caixa de derivação onde deriva em cabo 3G1,5 para as luminárias e H07V-U 2x1,5 ou OLFLEX 2x1,5 para os botões.

Em estabelecimentos industriais faço muito isto, quando tenho pouca iluminação.

Cumprimentos.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
No caso de manutenção torna-se mais complicado para alguém que não esteja familiarizado com esse tipo de instalação, porque está tudo apenas num cabo, ligações de alimentação e comando na mesma caixa de derivação, de resto funciona.
angel_of_diablo Escreveu:Olá a todos.

O cabo 5G1,5 mm2 tem a sua lógica. Se o circuito é mono e tem botões de pressão preciso de ter no quadro telerruptor e contactor, logo:

4) Se preciso de 3 fases + neutro + terra (ao todo), porque não juntar tudo no mesmo cabo e poupar uns valentes metros?

Claro que o cabo 5G1,5 não vai às luminárias, mas sim a uma caixa de derivação onde deriva em cabo 3G1,5 para as luminárias e H07V-U 2x1,5 ou OLFLEX 2x1,5 para os botões.

Cumprimentos.
Cpts.
Energy
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

Olá Energy.

Infelizmente não tenho feedback dos projectos que faço.

Para mim não me parece nada de complicado, pois está tudo no mesmo disjuntor e funciona tudo a 230V AC.

No entanto pode ter tido algum feedback do contrário. Diga-me se for o caso?

Cumprimentos.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

angel_of_diablo Escreveu:Olá a todos.

Cumprimentos.

Boas,

está aqui um assunto interessante, só falta um "boneco" para que se perceba exactamente o que descreve.

Já agora, parece um pouco estranho ligar lâmpadas de 400W "num armazém" com cabo de 1.5mm2?! Deve ser um "armazémzinho".

ohmico
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se me surgir uma avária com uma instalação desse tipo, não existem duvidas da minha parte, mas acredito que para muitos ao verem as ligações na caixa de derivação, com varios condutores, vão ficar de boca aberta a pensar o que farão todos aqueles condutores, e é claro depois de pensarem bem, talvez cheguem a alguma conclusão.
angel_of_diablo Escreveu:Olá Energy.

Infelizmente não tenho feedback dos projectos que faço.

Para mim não me parece nada de complicado, pois está tudo no mesmo disjuntor e funciona tudo a 230V AC.

No entanto pode ter tido algum feedback do contrário. Diga-me se for o caso?

Cumprimentos.
Cpts.
Energy
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

Olá ohmico.
O armazém até pode ter só 4 ou 5 metros de comprimento, mas se o pé direito tiver 6, 7 ou 8 m as câmpanulas com lâmpadas de descarga já compensa.

Relativamente ao esquema, precisas?

Já agora.

Vapor de sódio tem uma cor de luz alaranjada, se não estiver em erro. Para naves industriais e armazém uso sempre iodetos metálicos. É mais confortável visualmente.

Abraço.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Com a existência de luminárias industriais fluorescentes de 80W é de ponderar se justifica as VSAP de 400W.
Just saying!
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”