Boas,
Numa casa antiga pretendo ligar uma máquina de lavar roupa e uma placa vitrocerâmica à mesma tomada que por sua vez está ligado a um disjuntor, mas só posso ligar 1 equipamento de cada vez. A minha questão é se existe algum 'comutador' que ligue ou 1 de cada vez e não os 2 em simultâneo ?
Desde já agradeço as vossas sugestões.
cmpts
ligar um aparelho de cada vez na mesma tomada/circuito
Re: ligar um aparelho de cada vez na mesma tomada/circuito
Duzia12 Escreveu:Pões só um comutador de escada a ligar a fase ao "shunt" e a cada saída a cada terminal do comutador.
Ok. muito obrigado. afinal parece bem simples, mas esses comutadores não aguentam no máximo 10A, ou existem de 16A ?
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Agradecimento recebido: 1 vez
Existem comutadores para máquina de lavar (é a designação) de 16 A, que servem para alternar uma mesma alimentação para duas máquinas.
Sem querer fazer publicidade, a Efapel também tem comutadores de escada de 20 A.
Sem querer fazer publicidade, a Efapel também tem comutadores de escada de 20 A.
Uma pequena achega,
eu preferia instalar 2 tomadas e um comutador rotativo.
A preferencia pelo rotativo tem a ver com a maior segurança em relação a comutações acidentais.
Esta montagem pode ser feita em montagem saliente ou embebida.
Umabraço
eu preferia instalar 2 tomadas e um comutador rotativo.
A preferencia pelo rotativo tem a ver com a maior segurança em relação a comutações acidentais.
Esta montagem pode ser feita em montagem saliente ou embebida.
Umabraço