duvida comutação

Responder
zuricate67
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 29 mai 2013, 17:08

duvida comutação

Mensagem por zuricate67 »

Boas caros amigos,
Quero fazer uma engenhoca, mas tenho algumas questões que gostaria de partilhar convosco.

A garagem da minha casa tem duas portas mas apenas um interruptor numa delas, o que não faz sentido nenhum. Se de noite quero sair pela porta que não tem interruptor, tenho que atravessar a garagem as escuras, se é que me faço entender.

Portanto, como devem calcular, o que pretendia fazer era pôr dois interruptores de mola, um em cada porta.
Agora a minha duvida está na ligação, decerto que tem que ser feito com um telerruptor como as escadas, certo? e basta isso? os interruptores podem ser uns quaisquer desde que sejam de mola?

Espero que não levem a mal as minhas questões e que dêm uma "luzinha", pois sou adepto de home made :)

Obrigado, cumprimentos
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: duvida comutação

Mensagem por Duzia12 »

Ou põe um comutador de escada ou um telerrutor!!
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Agradecimento recebido: 10 vezes

Mensagem por angel_of_diablo »

Olá zuricate67.

Além das 2 opções que o Duzia12 te indicou e muito bem, existe uma terceira, mas depende de 2 factores:

1) Localização do interruptor actual (dentro ou fora da garagem);
2) Fazendo um ângulo de 90º (na horizontal) à frente do interruptor, estes 90º apanham todas as entradas da garagem?

Isto porquê. A Legand dispõem de um detector de movimento com comando ON/OFF/Automático que pode ser usado em substituição do interruptor, sem troca de qualquer cabos, tubos, etc, é substituição directa (pois funciona a 2 fios).
Ou seja, e depende das 2 condições em cima, ao entrares na garagem o detector liga, se carregares no botão ON ele fica permanente, se carregares em automático ele fica ligado até parar de detectar movimento.

Cumprimentos.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por Varejo »

angel_of_diablo Escreveu:Olá zuricate67.

Além das 2 opções que o Duzia12 te indicou e muito bem, existe uma terceira, mas depende de 2 factores:

1) Localização do interruptor actual (dentro ou fora da garagem);
2) Fazendo um ângulo de 90º (na horizontal) à frente do interruptor, estes 90º apanham todas as entradas da garagem?

Isto porquê. A Legand dispõem de um detector de movimento com comando ON/OFF/Automático que pode ser usado em substituição do interruptor, sem troca de qualquer cabos, tubos, etc, é substituição directa (pois funciona a 2 fios).
Ou seja, e depende das 2 condições em cima, ao entrares na garagem o detector liga, se carregares no botão ON ele fica permanente, se carregares em automático ele fica ligado até parar de detectar movimento.

Cumprimentos.
Boas, esses detectores de 2 fios só funcionam com lâmpadas incandescentes ou halogéneo, se for fluorescente não funciona!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

E depois é o liga e desliga!!
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Agradecimento recebido: 10 vezes

Mensagem por angel_of_diablo »

Boa noite.

Realmente o detecto da legrand não permite ligar lâmpadas fluorescentes, mas o da Teben permite, mas precisa de neutro.

Agora é uma questão de fazer contas ao investimento.

Duzia12 não percebi o "liga e desliga". Só faria isso se não tivesse comando manual.

Cumprimentos.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 24 vezes

Mensagem por justme »

Qualquer detetor "normal" permite a função pretendida e com qualquer tipo de lampada.
Um bom ajuste na temporização e tambem no ajuste do nivel de iluminação evita o "liga desliga".

Um abraço
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Ou faz uma comutação de escada, um comutador em cada porta, ou dois botões de pressão, um em cada porta acionando um telerruptor.
Ou então um detetor de movimento montado estrategicamente num ponto que consiga captar as duas portas, se é que é possivél funcionar apenas com um detetor.

zuricate67 Escreveu:Boas caros amigos,
Quero fazer uma engenhoca, mas tenho algumas questões que gostaria de partilhar convosco.

A garagem da minha casa tem duas portas mas apenas um interruptor numa delas, o que não faz sentido nenhum. Se de noite quero sair pela porta que não tem interruptor, tenho que atravessar a garagem as escuras, se é que me faço entender.

Portanto, como devem calcular, o que pretendia fazer era pôr dois interruptores de mola, um em cada porta.
Agora a minha duvida está na ligação, decerto que tem que ser feito com um telerruptor como as escadas, certo? e basta isso? os interruptores podem ser uns quaisquer desde que sejam de mola?

Espero que não levem a mal as minhas questões e que dêm uma "luzinha", pois sou adepto de home made :)

Obrigado, cumprimentos
Cpts.
Energy
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Agradecimento recebido: 24 vezes

Mensagem por justme »

Ou faz uma comutação de escada, um comutador em cada porta, ou dois botões de pressão, um em cada porta acionando um telerruptor.
Ou então um detetor de movimento montado estrategicamente num ponto que consiga captar as duas portas, se é que é possivél funcionar apenas com um detetor.
Não esquecer que há detetores de 270º, que podem facilitar a deteção de ambas as portas.

Há tambem a variante de teto (360º) que permite a instalação do detetor junto ao candeeiro.
Neste caso ter-se-ia que "shuntar" o interruptor, ficando a iluminação comandada apenas pelo detetor.

Um abraço
zuricate67
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 29 mai 2013, 17:08

Mensagem por zuricate67 »

Boas camaradas!
desde já agradeço a brevidade e qualidade das vossas ajudas!

das três hipoteses, optei pelo telerrutor. Já comprei o material todo inclusive o telerrutor. Comprei um FINDER 26.01, não sei se é bom ou não.. Agora uma questão, como faço a ligação? visto o telerrutor nao trazer o manual de utilização.

o telerruptor que adquiri foi este: http://www.google.pt/search?q=telerrupt ... B465%3B484

mais uma vez desculpem a minha ignorância, mas o meu ramo não é este então vejo-me um pouco atrapalhado! 8)

cumprimentos
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por LOTAN »

justme
Velha Guarda
Velha Guarda