Instalação c/circuito XV-U 5 G 2,5-e contrato 6,9 KVA monofá

Responder
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Instalação c/circuito XV-U 5 G 2,5-e contrato 6,9 KVA monofá

Mensagem por Duzia12 »

Uma instalação antiga com condutores e um circuito trifásico, a distribuir várias tomadas monofásicas e um fogão a condutor H05V-U 5 G 2,5-VD 20 pode ser remodelada e substituida por condutores XV-U 5 G 2,5-VD 20 e permitir o contrato de 6,9 KVA -30 A, já que o método de referência B impõe um Iz=31 A para esses condutores???

3x16A a proteger

O corte geral da EDP é de 1x30A e logicamente a proteção estava assegurada.

Estas instalações antigas nem são vistoriadas pela Certiel, apenas trago aqui á discussão. Ou meter o neutro a 4 mm^2 .

1--Fase para Máquina LR
1--Fase para Máquina LL
1-Fase para o fogão ou 3

Que outra alternativa tenho
Ou cabo XV

31 A no Neutro
Contrato a 6,9 KVA.png
Contrato a 6,9 KVA.png (19.8 KiB) Visto 837 vezes
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Been thanked: 50 times

Re: Instalação c/circuito XV-U 5 G 2,5-e contrato 6,9 KVA mo

Mensagem por Josecalado »

Boas!

Penso que os empreiteiros ao serviço da EDP, têm instruções para verificar a seção dos condutores e para 6,9 KVA o minímo é 6mm2, e tenho dúvidas que consiga enfiar cabo XV-U 5G 2,5mm2 num tubo de 20mm, na minha opinião acho mais ajustado fazer ligação dos condutores existentes H05V-U 2(Fase)X2(Neutro) +T, e para o fogão utilizar o mesmo principio.
Depois é estar no local quando o empreiteiro for fazer a alteração, para que este não levante problemas.
Quanto ao circuito trifásico a alimentar várias tomadas monofásicas, se não tiver alternativa da divisão de circuitos, na minha opinião é ligá-las a um único circuito monofásico.

Cumprs.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Em vez de cabo XV põe-se condutores.
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

Olá.

Desde já alerto para o facto de metódo de referência B ser só para condutores em tubo. Se pusesse cabo (VV, XV) o método de referência passa a ser o B2, com IZ ligeiramente mais baixos.

Se está a fio, for um aumento de potência e a entrada for toda embebida na parede, pelo Quadro 803D da secção 803.4.5.4 das RTIEBT, que diz que para H07V de 10 mm2 pode ser tubo VD de 20 mm. No seu caso, 6 mm2 é quanto precisa para 6,9 kVA mono, o tubo VD 20 chega e sobra.

Com cabo XV só alterando o tubo.

Relativamente às tomadas, se a entrada é mono, o disjuntor tripolar fará de unipolar, e neste caso, desde que o número de tomadas não ultrapasse as 8 (tomadas simples) tudo bem.

Quanto ao fogão, já sabe que não está de acordo com as RTIEBT em termos de secção dos condutores.

Espero ter ajudado.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

O problema é que esses circuitos MLL , MLR Fogão, Frigorifico, Micro-ondas, está tudo pendurado no mesmo circuito, a HO7V-U 5G 2,5-VD 20.

Se eu descarnar o cabo XV e enfiar os condutores o método de referência não será o B e Iz=31 A

Eu para já tenho 3,45 KVA e chega mas queria meter 6,9 KVA, pra aquecimento, não sei se a EDP aprova

Na tabela é para 2 condutores carregados não sei se pode aplicar-se nesta situação?

No entanto eu nunca terei os condutores nos limites no máximo 3x10A+30 no neutro ou 2x15A+30A no neutro
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

Olá Duzia12.

Vamos tentar esclarecer algumas coisas que parece estar confuso, pelo menos para mim.

1: Se vai pedir um aumento de potência, antes do aumento de potência, o técnico responsável pela execução além de alegar que a instalação está segundo as normas tem também de pedir a certificação à CERTIEL. Pode ter a sorte de a sua casa ser certificada sem ter vistoria (processo de amostragem). Mas isto não é motivo para descuidar da segurança, o que me remete para o ponto 2.

2: O método B só é válido para todo o troço do circuito feito com condutores em tubo. Ora, se descarnasse todo o cabo XV (tempo e dinheiro para o lixo) pelas regras estaria no método B das RTIEBT (IZ = 31A mono), mas ao mesmo tempo está a violar as mesmas.
Os condutores H07V e o cabo XV são isolados e tem bainha, respectivamente, em PVC porque o PVC não é propagador de chama. Já o PEX, ISOLAMENTO dos condutores do cabo XV é propagador de chama. Dado aos anos da casa, o tubo não deve ser muito melhor, ou seja, iria instalar um autentico rastilho de pólvora.

3: Se a sua casa tem entrada mono, então o circuito de tomadas não é trifásico, apesar de ter os 3 condutores de 2,5 mm2, pois estão todos ligados na mesma fase.

4: Não tenho a certeza se nas RTIEBT é obrigatório, mas pelo regulamento antigo (RSIUEE) era um recomendação ter circuitos distintos para as máquinas de lavar. A meu ver está correcto ter circuitos distintos, pois só a MLL no programa mais quente consome mais de 10A. Ter o fogão no mesmo circuito é de mais. Não tem hipotese de separar o fogão?

5: Relativamente à entrada (6,9 kVA mono) nada tem a haver com a canalização de tomadas a H07V-U 5G2,5 mm2. Isto porque as tomadas deverão estar protegidas com disjuntor 1x16A, a iluminação (com ou sem tomadas à mistura) com 1x10A e a climatização protegida com disjuntor adequado à NOVA canalização e potência dos equipamentos.
Os 30A estarão na saída do quadro, ou seja, entre a portinhola e o quadro (cabo de entrada). E como já referi, nunca menos de 6 mm2.

6: Não se esqueça do Interruptor diferencial de 30mA para os circuitos da casa de banho.

Cumprimentos.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Até 6,9 KVA em instalações antigas a EDP é que é responsável , não é preciso certificar.

Há escritórios com circuitos trifásicos a alimentar tomadas monofásicas e a Certiel não liga nada .

.
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

Olá Duzia12.

Estive a informar-me com pessoal da edp e confirmaram-me que a edp não faz certificações de instalações antigas seja de que potência for. Isso passou para a CETIEL e está na legislação.

Onde viu isso?

Relativamente aos escritórios terem circuitos trifásicos a fazer tomadas mono não é problema nenhum, pois em cada fase só estarão 8 tomadas. Certamente esses escritórios terão alimentação trifásica à entrada.

Não é o seu caso, pois pretende entrada monofásica, certo?

Cumprimentos.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Desde que a Certiel entrou em funcionamento, as certificações deste tipo de instalações, passou para o dominio da Certiel, deixando a EDP de ter qualquer responsabilidade nas inspeções de instalações.
Duzia12 Escreveu:Até 6,9 KVA em instalações antigas a EDP é que é responsável , não é preciso certificar.

Há escritórios com circuitos trifásicos a alimentar tomadas monofásicas e a Certiel não liga nada .

.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Trata-se de uma instalação existente a 3,45 KVA antiga, a mudar para 6,9 KVA
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Ainda este mês um cliente me pediu para tratar junto da EDP de um aumento de potência de um apartamento, de 3.45Kvas para 6.9Kvas, quando contatei a EDP solicitaram-me de imediato o certificado.
Mas já tratei de casos iguais em que a EDP não pediu certificado, tudo depende da PMA do local, e que se encontra descrita na base de dados da EDP.
Duzia12 Escreveu:Trata-se de uma instalação existente a 3,45 KVA antiga, a mudar para 6,9 KVA
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Ok, obrigado
Responder