instalação em casa velha

mrkazama
Curioso
Curioso
Registado: 01 abr 2007, 23:01

instalação em casa velha

Mensagem por mrkazama »

oi malta do electricidade.com.pt!tudo bem?

tenho uma casa velha, em pedra e com telhado em armação de ferro, queria fazer dela uma espécie de armazem para arrumar a ferramenta, prumos, andaimes etc., a casa nunca teve electricidade. queria meter lá electricidade para ter la uma lampada e uma tomada (chega perfeitamente), sei pela edp que preciso do habitual até à caixa dos disjuntores e que depois... tinha que falar com um electricista, que ele sabe o que depois deve ou não lá colocar.

o que eu queria saber, se possível, é quais são os minimos circuitos que tenho que instalar, se podem ser cabos pelo exterior ou se tenho de fazer canalização e aparelhagem embutidas nas paredes.

obrigado desde já!
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 fev 2007, 23:08
Contacto:

Re: instalação em casa velha

Mensagem por Electro_PT »

mrkazama Escreveu:oi malta do electricidade.com.pt!tudo bem?

tenho uma casa velha, em pedra e com telhado em armação de ferro, queria fazer dela uma espécie de armazem para arrumar a ferramenta, prumos, andaimes etc., a casa nunca teve electricidade. queria meter lá electricidade para ter la uma lampada e uma tomada (chega perfeitamente), sei pela edp que preciso do habitual até à caixa dos disjuntores e que depois... tinha que falar com um electricista, que ele sabe o que depois deve ou não lá colocar.

o que eu queria saber, se possível, é quais são os minimos circuitos que tenho que instalar, se podem ser cabos pelo exterior ou se tenho de fazer canalização e aparelhagem embutidas nas paredes.

obrigado desde já!
Pela descrição que fazes deves ser Pedreiro :lol:

Na minha opinião podes fazer a instalação à vista porque teres trabalho a abrir roços (acho que é assim que se escreve) é um desperdício de mão de obra/dinheiro e de tempo :cry:

Coloca um quadro eléctrico para 2 disjuntores: 1 de 10 Amp. para Iluminação e outro de 16 Amp. para Tomadas (independentemente das lâmpadas e/ou tomadas que coloques agora) e ficas sempre com a opção um dia mais tarde de aumentar a instalação... :wink:
Imagem
ejom
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Registado: 17 mar 2007, 13:57

Mensagem por ejom »

O Electro_PT, disse e disse bem, dois circuitos um de 10A e outro de 16A e está tudo feito.
Mas como se diz cada macaco no seu galho, e quando se tem menos experiência chama-se um profissional que saiba perfeitamente o que faz, para que não hajam percalços.
mrkazama
Curioso
Curioso

Mensagem por mrkazama »

para já, ao Ejom e ao Electro_pt o meu obrigado pelas dicas!

sim sou pedreiro, mas também ferreiro, ladrilhador, carpinteiro, canalizador, estucador, etc etc etc, também um pouco electricista, desde que não seja algo muito complicado(HEHEHEHE!!!). hoje em dia temos que deitar as mãos a tudo o que aparece, a vida não tá para brincadeiras e o trabalho, pelo menos por aqui não é muito. mas isto foi um àparte...
também concordo que o trabalho de quem sabe fica sempre melhor!

acham que depois, quando a certiel for vistoriar a instalação, não haverá problema em relação ao estado da casa? o telhado é novo, não mete àgua, mas o resto... é uma casa velha...

eles só vistoriam a instalação eléctrica?
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

mrkazama Escreveu:para já, ao Ejom e ao Electro_pt o meu obrigado pelas dicas!

sim sou pedreiro, mas também ferreiro, ladrilhador, carpinteiro, canalizador, estucador, etc etc etc, também um pouco electricista, desde que não seja algo muito complicado(HEHEHEHE!!!). hoje em dia temos que deitar as mãos a tudo o que aparece, a vida não tá para brincadeiras e o trabalho, pelo menos por aqui não é muito. mas isto foi um àparte...
também concordo que o trabalho de quem sabe fica sempre melhor!

acham que depois, quando a certiel for vistoriar a instalação, não haverá problema em relação ao estado da casa? o telhado é novo, não mete àgua, mas o resto... é uma casa velha...

eles só vistoriam a instalação eléctrica?
Como ando um bocado a leste das Leis agora pergunto eu: É preciso que uma pequena instalação dessas seja vistoriada por essa ou outra empresa certificada? :shock:
Imagem
mrkazama
Curioso
Curioso

Mensagem por mrkazama »

Como ando um bocado a leste das Leis agora pergunto eu: É preciso que uma pequena instalação dessas seja vistoriada por essa ou outra empresa certificada? :shock:[/quote]

pelo menos foi o que me disseram quando telefonei para a edp...
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

mrkazama Escreveu:Como ando um bocado a leste das Leis agora pergunto eu: É preciso que uma pequena instalação dessas seja vistoriada por essa ou outra empresa certificada? :shock:

pelo menos foi o que me disseram quando telefonei para a edp...[/quote]

Por essa ordem de ideias um gajo tá sempre lixado de cada vez que faz uma instalação, a não ser que estejas a fazer com projecto :shock:
Imagem
credo
Curioso
Curioso
Registado: 14 abr 2007, 23:17

Mensagem por credo »

Electro_PT Escreveu:
mrkazama Escreveu:Como ando um bocado a leste das Leis agora pergunto eu: É preciso que uma pequena instalação dessas seja vistoriada por essa ou outra empresa certificada? :shock:

Por essa ordem de ideias um gajo tá sempre lixado de cada vez que faz uma instalação, a não ser que estejas a fazer com projecto :shock:[/quote]

Mesmo em instalações com projecto carece sempre no final ser vestoriada pela Certiel para se confirmar se o que estava no projecto que foi aprovado
é o que esta instalado.
:wink:
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

credo Escreveu:
Electro_PT Escreveu:

Por essa ordem de ideias um gajo tá sempre lixado de cada vez que faz uma instalação, a não ser que estejas a fazer com projecto :shock:
Mesmo em instalações com projecto carece sempre no final ser vestoriada pela Certiel para se confirmar se o que estava no projecto que foi aprovado
é o que esta instalado.
:wink:[/quote]

Nesse ponto concordo contigo agora se o moço quer electrificar um pequeno espaço (penso que o mesmo esteja dentro da sua propriedade) e precise de vistoriamento é que acho um pouco estranho, tendo em conta que a instalação possa ser feita por um electricista encartado (acho eu)...
Imagem
credo
Curioso
Curioso

Mensagem por credo »

Se já existir contador no local e o mesmo se encontre activo
não carece de vestoria.
Agora se não for o caso tem que seguir os passinhos todos atrás referidos
não tenhas a menor duvida.
Um abraço
Badtrip
Curioso
Curioso
Registado: 23 abr 2007, 22:20

Re: instalação em casa velha

Mensagem por Badtrip »

mrkazama Escreveu:oi malta do electricidade.com.pt!tudo bem?

obrigado desde já!

boas,
ou escondes a instalação dos cobradores da edp ou necessitas de uma vistoria da mesma por membros da EDP para que a instalação seja considerada valida , o melhor e contratares um electricista para que as normas de segurança sejam aplicadas na instalação.

ps1: é errado pensar que se existir uma instalação com contador se pode por conta propria e risco fazer uma instalação ( a não ser que a escondas )

ps2: tava a ficar passado com esta palavra e fui pesquisar :lol: :lol:
Vestoria ou vistoria?
- O juiz ordenou uma vestoria ao local.

A forma assinalada está errada. A palavra correcta é vistoria, que significa “inspecção”.
as coisas que um gajo aprende a escrever nos foruns :lol: :lol: :lol:
credo
Curioso
Curioso

Mensagem por credo »

Amigo Badtrip não percebi esta parte ps1: é errado pensar que se existir uma instalação com contador se pode por conta propria e risco fazer uma instalação ( a não ser que a escondas ) ?
Então se o meu amigo tiver um contador numa casa velha mesmo com a instalação toda presa por arames e se esse contador aí existente esteja com contracto valido se nos desejarmos fazer uma instalação como deve ser tenho que a esconder'
Em relação a palavra vestoria versus vistoria boa mais uma que aprendi.
Cumps
Badtrip
Curioso
Curioso
Registado: 23 abr 2007, 22:20

Mensagem por Badtrip »

credo Escreveu:Amigo Badtrip não percebi esta parte ps1: é errado pensar que se existir uma instalação com contador se pode por conta propria e risco fazer uma instalação ( a não ser que a escondas ) ?
Então se o meu amigo tiver um contador numa casa velha mesmo com a instalação toda presa por arames e se esse contador aí existente esteja com contracto valido se nos desejarmos fazer uma instalação como deve ser tenho que a esconder'
Em relação a palavra vestoria versus vistoria boa mais uma que aprendi.
Cumps

Tu dizias mais acima:

""" Se já existir contador no local e o mesmo se encontre activo
não carece de vestoria.
Agora se não for o caso tem que seguir os passinhos todos atrás referidos
não tenhas a menor duvida.
Um abraço """

desculpa mas isto está errado , se quiseres fazer uma instalação nova tens que passar por uma vistoria para que a mesma seja aprovada pela
entidade reguladora ( edp ) só assim a mesma é legal , para se poder fazer uma instalação electrica tem que se seguir todas as normas , eu tenho um bom exemplo o meu pai comprou uma casa no alentejo á coisa de 6 anos e eu verifiquei que a instalação estava uma treta , tinha sido feita pelo vendedor, antes de pagar a casa pedimos uma vistoria e não passou para espanto do antigo dono da casa.
Se alguem se aventurar a alterar a instalação electrica sem ter conhecimentos arrisca-se a multas pesadas em caso de azar .

mas como é logico se não se vier a saber ( escondendo a mesma ) não existe problema ( é rezar para não acontecer algum azar )
Blackangel
Curioso
Curioso
Registado: 12 mar 2007, 21:04

Mensagem por Blackangel »

Boas
Agora fiquei confuso :( mas que parte da instalação é vistoriada pelos funcionários da EDP e em que zonas?
Na área de distribuição onde trabalho nunca vi disso :shock:
Cumpz
ejom
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Registado: 17 mar 2007, 13:57

Mensagem por ejom »

Bem ppl vamos lá ver se nos entendemos, em primeiro lugar é sempre necessário uma vistoria por parte da entidade inspectora ( CERTIEL ) sempre que a instalação eléctrica seja nova ( e edifício novo ) e não exista local de consumo associado ao local, quero dizer com isto que não exista o dito NIP do local. Em segundo lugar, caso já exista o dito contador na dita "casa", que dizer com isto que a casa já foi vistoriada pela CERTIEL ou pela EDP em tempos remotos, e então pode-se efectuar qualquer tipo de remodelação na instalação eléctrica sem ter que se pedias a vistoria. Neste último caso só é obrigatória a vistoria caso se efectue um aumento de potência, ou seja se a instalação existente está certificada para uma potencia de 6,9kVA, e pedirmos à EDP 10,35kVA então temos obrigatoriamente que pedir uma inspecção à instalação e terá que ser emitido um documento por parte da CERTIEL para ser apresentado na EDP para se proceder à ligação da nova potencia ou mesmo à alteração da baixada caso se justifique.
Espero ter ajudado.
Responder

Voltar para “Dúvidas”