Filiação a Certiel aceita, ou a DGEG?

Responder
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Filiação a Certiel aceita, ou a DGEG?

Mensagem por Duzia12 »

Este assunto nunca foi aqui discutido

Uma vez tive de fazer um projeto de 400 KVA e o quadro teria de levar disjuntores de 12 KA de poder de corte, mas o quadro era muito grande e optei por um Corte geral de 4x1250A-50KA sobredimensionado pois previa-se aumento de potências futuras, e as saídas a 6 KA de poder de corte, a filiação foi aprovada pela marca do material Merlin-Gerin.

O projeto foi para a Roménia.

Se houver interesse posso por aqui o esquema em DWG (Autocad)
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Filiação a Certiel aceita, ou a DGEG?

Mensagem por joaoosvaldo »

Se a filiação estiver toda bem feita de acordo com as indicações do fabricante penso que aceita mas também não tenho a certeza :!: Na minha opinião deveria aceitar.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Filiação a Certiel aceita, ou a DGEG?

Mensagem por amfys »

Já fiz vários projectos com filiação para a DRE e sempre foram aceites (para a Certiel nunca cheguei a fazer), desde que referido nos esquemas dos quadros e na memória descritiva e anexando tabelas de filiação do fabricante.
Regra geral para instalações acima dos 400/630 kVA pode conduzir a poupanças significativas.

Recomendo é que neste tipo de instalações sejam colocados avisos (sinalética) nos quadros eléctricos da instalação a alertar para este facto, de forma visível e clara.
Não vá algum electricista no futuro trocar/acrescentar disjuntores ou outros equipamentos sem ter isto em atenção, lá se vai a filiação e a segurança.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”