Quadros
Quadros
Ola boa tarde!
Serà que algum me pode explicar se é obrigatório colocar quadros parciais em todos os pisos, uma vez que o regulamento, artigo 801.1.1.4.4 diz,"nocaso de uma instalação electrica servir varios pisos de um mesmo edificio, cada piso deve ser dotado, em regra, de um quadro, que desempenhe, para esse piso, a função de quadro de entrada."
Cumprimentos
Mariano
Serà que algum me pode explicar se é obrigatório colocar quadros parciais em todos os pisos, uma vez que o regulamento, artigo 801.1.1.4.4 diz,"nocaso de uma instalação electrica servir varios pisos de um mesmo edificio, cada piso deve ser dotado, em regra, de um quadro, que desempenhe, para esse piso, a função de quadro de entrada."
Cumprimentos
Mariano
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: Quadros
Olá
Nas habitações é conveniente ter só um quadro só, nas outras instalações é que é um por piso, nas habitações tb se pode fazer eu vejo um problema se se quiser fazer uma rede atravez da rede eléctrica para pc só pode haver um quadro
Um abraço
Nas habitações é conveniente ter só um quadro só, nas outras instalações é que é um por piso, nas habitações tb se pode fazer eu vejo um problema se se quiser fazer uma rede atravez da rede eléctrica para pc só pode haver um quadro
Um abraço
Boas
Correcto, segundo o regulamento deve-se ter um quadro por cada piso
Duzia12 não percebi muito bem o teu ponto de vista, explica-te melhor
Ola!
Um dos projectos que estou a acompanhar, é para um atelier de pintura do municipio, e o edificio é ja antigo e tem uma serie de particularidades, uma delas é ter um gabinete minusculo no 1º piso, onde se puser um quadro electrico quase que ocupa uma das paredes, embora tenha um acesso ao R/C, mas este edificio tem ainda um piso inferior, -1 se quiser, mas cuja a instalação nao é complexa e onde eu nao via qualquer utilidade em ter um quadro parcial. Dai a minha duvida.
Outro dos casos é de uma amiga minha que está a fazer uma casa e nao queria por um quaqdro na garagem e quer ter a certeza se é obrigada?
Uma vez que o regulamento diz DEVE, posso não executar exactamente como esta escrito?
Cumprimentos
Mariano
Um dos projectos que estou a acompanhar, é para um atelier de pintura do municipio, e o edificio é ja antigo e tem uma serie de particularidades, uma delas é ter um gabinete minusculo no 1º piso, onde se puser um quadro electrico quase que ocupa uma das paredes, embora tenha um acesso ao R/C, mas este edificio tem ainda um piso inferior, -1 se quiser, mas cuja a instalação nao é complexa e onde eu nao via qualquer utilidade em ter um quadro parcial. Dai a minha duvida.
Outro dos casos é de uma amiga minha que está a fazer uma casa e nao queria por um quaqdro na garagem e quer ter a certeza se é obrigada?
Uma vez que o regulamento diz DEVE, posso não executar exactamente como esta escrito?
Cumprimentos
Mariano
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Olá
Acho que é um quadro por piso
O que queria dizer é que se pode fazer uma rede informática atravez da rede eléctrica, mas para isso só pode haver um quadro eléctrico ou em caso de haver mais qaudros só se pode ligar os modems á rede do mesmo quadro, por causa do disparo dos diferncias se for em quadros separados.
Aconselhava a ter uma tomada em cada quarto ou salas atravez do quadro geral
Um abraço
Acho que é um quadro por piso
O que queria dizer é que se pode fazer uma rede informática atravez da rede eléctrica, mas para isso só pode haver um quadro eléctrico ou em caso de haver mais qaudros só se pode ligar os modems á rede do mesmo quadro, por causa do disparo dos diferncias se for em quadros separados.
Aconselhava a ter uma tomada em cada quarto ou salas atravez do quadro geral
Um abraço
Boas
Existem quadros electricos 200x200mm para teres um interruptor geral, diferencial e meia duzia de disjuntores, já que o espaço é pequeno, assim segues o regulamento
No caso da garagem não tem lógica colocares lá um quadro, só se tiveres lá alguma máquina, tipo lavar roupa é que convém ter um corte no local.
Existem quadros electricos 200x200mm para teres um interruptor geral, diferencial e meia duzia de disjuntores, já que o espaço é pequeno, assim segues o regulamento

No caso da garagem não tem lógica colocares lá um quadro, só se tiveres lá alguma máquina, tipo lavar roupa é que convém ter um corte no local.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Eu normalmente coloco sempre um pequeno quadro na garagem, no caso das moradias,mariano Escreveu:Ola!
Cumprimentos
Mariano
ou nas arrecadações no caso dos apartamentos.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Humm qual a lógica de colocar um quadro aí ?ou nas arrecadações no caso dos apartamentos.

-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Checkmat Escreveu:Humm qual a lógica de colocar um quadro aí ?ou nas arrecadações no caso dos apartamentos.
Antes de responder á tua pergunta diz-me, a iluminação e a tomada dos arrumos
alimentas como?? Do Q.S.C. ou do quadro da fracção respectiva??
Estamos a falar em arrumos que ficam fora das respectivas fracções, por exemplo
ao nivel das caves certo?
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Nas moradias não meto nenhum quadro nas garagens (até nem faço projecto, só se mo pedirem), em habitações coloco sempre 1 nas arrecadações e nas garagens caso o apartamento em questão tenha.amoreira Escreveu:Eu normalmente coloco sempre um pequeno quadro na garagem, no caso das moradias,mariano Escreveu:Ola!
Cumprimentos
Mariano
ou nas arrecadações no caso dos apartamentos.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
-
- Curioso
- Registado: 18 set 2007, 18:01
- Contacto:
Está em estudo há uns anos a possibilidade de por em Portugal internet PowerLine, ou seja, internet por rede eléctrica EDP, que é, por sinal, uma internet de altissima qualidade, no entanto, ainda não foi possível implementa-la no nosso pais pela má qualidade (de lamentar) das redes eléctricas, mais pela sua instabilidade.Checkmat Escreveu:Boas
No entanto, é possível, crair LAN PowerLine, para tal basta ter um router deste tipo e ... voilá... configurar tal como se faz com RJ45 ou, muito pouco usado em particulares, fibra optica.
Boas
Lan PowerLine não me parece que isso venha a ter resultados em portugal..... até porquê já existe á algum tempo, em especial no Brasil penso eu
Lan PowerLine não me parece que isso venha a ter resultados em portugal..... até porquê já existe á algum tempo, em especial no Brasil penso eu