Conflito UPS

Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Conflito UPS

Mensagem por Duzia12 »

Quem falou no diabo???
Luisgomes
Curioso
Curioso
Registado: 23 jun 2010, 19:08

Mensagem por Luisgomes »

jaimereis Escreveu:daí eu sugerir desde o principio isto dever-se a interferências electromagnética/altas frequências, que podem influenciar os cabos , ou mesmo a fonte de 5V da alimentação do arduino estar com filtragem deficiente.....que ...para mim ser quase de certeza o problema que tem....mas.....como diz o Duzia12..............são coisas do diabo.....
O Arduino é alimentado a partir de uma fonte de 12V depois tem é umas saidas de 5V que alimentam alguns equipamentos
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

eu percebo o seu problema, mas da UPS não deve ser, se os circuitos são alimentados por fonte de alimentação , isto é, a tensão de saída da UPS é a que alimenta a fonte e esta na fonte é transformada/rectificada/regulada para os tais 12V DC.....o que tem é influencias externas de ordem electromagnética........instale o sistema numa caixa metalica ligada á terra......use cabos blindados......existem umas ferrites boas para isso......

....provavelmente por ser uma UPS de maior dimensões e maior potencia pode estar a provocar as tais perturbações, em equipamentos "normais" não se nota perturbações visto estarem ensaiados, mas em equipamentos "caseiros" mal blindados ou um ou outro pormenor mal dimensionado fica sujeito a interferências externas....

....sinceramente....não vejo mais nada

.....não estou a falar mal do seu projecto, antes pelo contrario, acho o arduino extremamente espectacular, e as suas múltiplas aplicações são fabulosas, mas tem que aceitar que é um sistema construído para efeitos didácticos...quando aplicado numa situação comercial temos que cautelar outros aspectos....

.....espero que consiga resolver ....depois dê feedback....
Jaime Reis
Luisgomes
Curioso
Curioso

Mensagem por Luisgomes »

Luis.Miguel Escreveu:Boas,

Se a UPS está instalada na mesma sala dos equipamentos, são de certeza interferências eletromagnéticas, é típico das UPS de grandes potências, eu sou técnico de UPS e para as configurar tenho um cabo com cerca de 3 metros, pois de outra forma em algumas situações nem o pad do computador sequer funciona.

Cuidado com ups´s de grande potência a alimentar pequenas cargas com a suposta função de grande autonomia, pode não ser assim, algumas estão preparadas para evitar descargas profundas nas baterias, e quando a carga é muito baixa elas podem considerar que estão a fazer uma descarga profunda e desligam-se passado um tempo pré-determinado.
A UPS está instalada numa divisão ao lado por isso a questão da interferencia electromagnética penso que estará um pouco afastada.

A UPS não está so a alimentar o Arduimo, alimenta mais equipamentos
Luisgomes
Curioso
Curioso

Mensagem por Luisgomes »

justme Escreveu:Olá Luisgomes,

parece ser consensual que o problema tem a ver com EMC/IME.
Entretanto a analise do problema não é muito fácil.
É uma area especializada e que requer conhecimentos teoricos e praticos solidos.
O problema é que o mal tanto pode advir da UPS como do proprio circuito desemvolvido.

Um dos problemas no desemvolvimento de dispositivos (neste caso o automatismo com base no arduino) tendo por base microcontroladores é que não basta a logica de controle (programa) estar correta. Isso é apenas parte do automatismo, pois é tambem necessário que a eletronica seja imune a interferencia eletromagnetica, por isso é que cada produto desenvolvido fica sujeito a testes e aprovação de compatibilidade eletromagnetica antes de ser lançado no mercado.

Portanto apesar de todos os dados descritos apontarem "culpas " á nova UPS que poderá na verdade ser mais "ruidosa" que a anterior, o certo é que ainda assim pode estar dentro das especificações e o problema estar no V. automatismo que ao que se sabe não foi sujeito a testes de EMC.
Estou na verdade a fazer o papel de advogado do diabo, mas é apenas para estar ciente da argumentação da outra parte (a malta da UPS).

Entretanto e apenas para tentar despistar por onde "entra" essa interferencia pode começar por alimentar a V. placa a partir de uma bateria e diretamente ao regulador do circuito.
Este teste dar-lhe-á a conhecer se a interferencia não entra pela linha de alimentação e de acordo com os dados fornecidos proceder no sentido da sua resolução ou partir para novos testes a outras linhas (sensores, entradas, saidas).

Vá dando noticias.

Um abraço
Compreendo o que disse-te que o problema pode vir do nosso sistema. O arguimo é somente um "Componente" de todo o Sistema que inclui servidor de video, câmaras IP, detectores de movimento, equipamentos de controlo de acesso e detecção de incêndio. Digamos que é um sistema um pouco complexo que tem um equipamento programável para receber e enviar sinais para um software criado pra gerir tudo.

Já houve quem me disse-se que podia também ser interferências provocadas por uns variadores instalados mo mesmo edifício mas confesso que essa hipótese não me convence pois os variadores já lá estavam instalados anteriormente e não causavam qualquer problema.

Já foi solicitada a presença dos técnicos que fizeram a instalação das UPS'S para colaborar bem como a colaboração de uma empresa que faz auditorias energéticas para despistar qualquer interferencia quer do nosso sistema quer da UPS, vamos ter que aguardar o desenrolar da situação
Luisgomes
Curioso
Curioso

Mensagem por Luisgomes »

jaimereis Escreveu:eu percebo o seu problema, mas da UPS não deve ser, se os circuitos são alimentados por fonte de alimentação , isto é, a tensão de saída da UPS é a que alimenta a fonte e esta na fonte é transformada/rectificada/regulada para os tais 12V DC.....o que tem é influencias externas de ordem electromagnética........instale o sistema numa caixa metalica ligada á terra......use cabos blindados......existem umas ferrites boas para isso......

....provavelmente por ser uma UPS de maior dimensões e maior potencia pode estar a provocar as tais perturbações, em equipamentos "normais" não se nota perturbações visto estarem ensaiados, mas em equipamentos "caseiros" mal blindados ou um ou outro pormenor mal dimensionado fica sujeito a interferências externas....

....sinceramente....não vejo mais nada

.....não estou a falar mal do seu projecto, antes pelo contrario, acho o arduino extremamente espectacular, e as suas múltiplas aplicações são fabulosas, mas tem que aceitar que é um sistema construído para efeitos didácticos...quando aplicado numa situação comercial temos que cautelar outros aspectos....

.....espero que consiga resolver ....depois dê feedback....
A caixa onde o sistema está instalado é em fibra simplesmente tem a platina metálica, vou tentar essa hipotese e ligar a platina a Terra bem como a caixa onde se encontra a fonte de alimentação pode ser que despiste mais alguma coisa.

As ferrites que voçe refere é para o cabo de Alimentação?

Em baixo encontram-se duas fotos uma da caixa da fonte de Alimentação e uma outra onde o Arduino está instalado bem como a respectiva barra de Logações

Imagem

Imagem
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

as ferrites são para usar nos cabos de sinal, os de tensão reduzida, a fonte desde que tenha uma boa filtragem não necessita......

outra coisa que reparei....nesses sistemas....esses rolinhos..........sabe o que é uma antena????...elimine esses rolinhos!!!!....deixe um pequeno seio...e ligue.......sem rolinhos!!!

ligue as massas todas.....
Jaime Reis
Luisgomes
Curioso
Curioso

Mensagem por Luisgomes »

jaimereis Escreveu:as ferrites são para usar nos cabos de sinal, os de tensão reduzida, a fonte desde que tenha uma boa filtragem não necessita......

outra coisa que reparei....nesses sistemas....esses rolinhos..........sabe o que é uma antena????...elimine esses rolinhos!!!!....deixe um pequeno seio...e ligue.......sem rolinhos!!!

ligue as massas todas.....
Os rolos são reservas de cabo, são cabos com secção 8x0.2, pois podem estar a funcionar como pequenas antenas apesar de a alimentação que por lá passa é só 12 V e alguns sinais de equipamentos
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”