dúvida
dúvida
Boas tardes colegas,
gostava só de saber que tubo custumam deixar da portinhola para o limte da propriedade para a Edp fazer o ramal? Eu ia deixar um tubo pead vermelho de 63mm mas o fiscal da Edp disse que tinha de ser 75mm. Eu tenho uma construção pré-fabricada em madeira onde vai ser instalado uma associação recreativa, o local vai receber somente associados, terei que defenir o local como sendo recinto público ou do tipo admnistrativo? Neste tipo de construção será melhor fazer instalação elétrica exterior com tubagem ou calha? Obrigado
gostava só de saber que tubo custumam deixar da portinhola para o limte da propriedade para a Edp fazer o ramal? Eu ia deixar um tubo pead vermelho de 63mm mas o fiscal da Edp disse que tinha de ser 75mm. Eu tenho uma construção pré-fabricada em madeira onde vai ser instalado uma associação recreativa, o local vai receber somente associados, terei que defenir o local como sendo recinto público ou do tipo admnistrativo? Neste tipo de construção será melhor fazer instalação elétrica exterior com tubagem ou calha? Obrigado
_Faisca
Re: dúvida
_faisca Escreveu:Boas tardes colegas,
boas qual a potencia a contratar?
de modo geral o ramal da EDP é feito a tubo de 125
a meu ver o local é recinto publico
estecticamente fica melhor a calha e oferece a rebostez necessaria.
cump.
Boas colega,
a potência a contratar será de 20,7 kva. Eu vou passar um tubo de 50 mm para o limitador, visto o cabo que vou utilizar ser o xv 4x10mm. A minha questão é relativo à tubagem para a Edp efetuar o respectivo ramal desde um pt que se encontra perto da portinhola e a mesma, já vi situações onde tinha tubo de 40mm e está ligado à rede.
a potência a contratar será de 20,7 kva. Eu vou passar um tubo de 50 mm para o limitador, visto o cabo que vou utilizar ser o xv 4x10mm. A minha questão é relativo à tubagem para a Edp efetuar o respectivo ramal desde um pt que se encontra perto da portinhola e a mesma, já vi situações onde tinha tubo de 40mm e está ligado à rede.
_Faisca
_faisca Escreveu:Boas colega,
veja o manual de ligações de clientes de baixa tensão DIT-C14-100/N
que eu tenha conhecimento para alimentaçoes em baixa tensao o minimo dos minimos é tubo de 40mm por isso
pode perfeitamente usar tubo de 75mm para fazer a entrada do ramal da EDP e como tem a aprovação do fiscal da EDP melhor ainda.
cump.
- Anexos
-
- EDP.pdf
- (689.54 KiB) Transferido 101 vezes
No manual refere-se sempre a tubo de 63mm para as entradas subterraneas. Tenho que falar com o fiscal para ver a melhor maneira. Então acha que devo considerar o local como recebendo público? Tenho que ver com o meu cliente se vai estar sempre aberto ou se abre só quando houver reuniões pois se for o caso de abrir as portas quando há reuniões posso considerar um local admnistrativo, contudo vou perguntar à Certiel que local devo defenir. Eu também acho que vou colocar calha técnica pois aquelas paredes em madeira não me oferecem garantias para colocar toda a instalação embutida embora em tubo vd também garante uma boa proteção mecânica. Obrigado pela ajuda colega
_Faisca
_faisca Escreveu:No manual refere-se sempre a tubo de 63mm para as entradas subterraneas. Tenho que falar com o fiscal para ver a melhor maneira. Então acha que devo considerar o local como recebendo público? Tenho que ver com o meu cliente se vai estar sempre aberto ou se abre só quando houver reuniões pois se for o caso de abrir as portas quando há reuniões posso considerar um local admnistrativo, contudo vou perguntar à Certiel que local devo defenir. Eu também acho que vou colocar calha técnica pois aquelas paredes em madeira não me oferecem garantias para colocar toda a instalação embutida embora em tubo vd também garante uma boa proteção mecânica. Obrigado pela ajuda colega
pelo que me descreve parece ser adequado receber publico, fale com o cliente para mais promenores.
cump.
boas colega,
o tubo que sai da portinhola para futuro ramal da edp tem que estar no limite da propriedade, a minha dúvida tratando se de um passeio público eu não posso abrir uma vala no passeio para deixar o tubo no pavimento. nestes casos como funciona? o tubo que sai da portinhola fica onde? a Edp não faz o ramal até à portinhola, temos que deixar o tubo no pavimento para a Edp interliga ao seu ramal.
o tubo que sai da portinhola para futuro ramal da edp tem que estar no limite da propriedade, a minha dúvida tratando se de um passeio público eu não posso abrir uma vala no passeio para deixar o tubo no pavimento. nestes casos como funciona? o tubo que sai da portinhola fica onde? a Edp não faz o ramal até à portinhola, temos que deixar o tubo no pavimento para a Edp interliga ao seu ramal.
_Faisca
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
A EDP faz o ramal até à portinhola, desde que o eletricista, deixe o tubo na via publica, a uma fundura +- 80cm.
A EDP faz o ramal até à portinhola, desde que o eletricista, deixe o tubo na via publica, a uma fundura +- 80cm.
_faisca Escreveu:boas colega,
Cpts.
Energy
Energy
boas colegas,
mas eu posso abrir uma pequena vala no passeio publico para deixar o tubo enterrado para a Edp interligar ao ramal novo? Não tem que ser uma empresa credenciada e autorizada para mexer nos passeios publicos? nas caixa de contador e portinhola vocês costumam deixar as caixas com bucins ou deixam só os tubos cortados? na maior parte das obras que vejo é tudo tubos diretos. Eu sei que o bucim dá outro acabamento à caixa mas se não for obrigatório e a edp não chatear é algo que se pode não aplicar. Obrigado
mas eu posso abrir uma pequena vala no passeio publico para deixar o tubo enterrado para a Edp interligar ao ramal novo? Não tem que ser uma empresa credenciada e autorizada para mexer nos passeios publicos? nas caixa de contador e portinhola vocês costumam deixar as caixas com bucins ou deixam só os tubos cortados? na maior parte das obras que vejo é tudo tubos diretos. Eu sei que o bucim dá outro acabamento à caixa mas se não for obrigatório e a edp não chatear é algo que se pode não aplicar. Obrigado
_Faisca
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Na via publica qualquer empreiteiro pode intervir, desde que obtenha previamente a autorização dos serviços camarários, caso contrário sujeita-se a coima.
É um pequeno buraco que se abre e feixa de imediato, pelo que nunca houvi ninguém dizer que foi alvo de coima por esta intervenção.
Nas caixas penso que deveria colocar bucins ou batentes, pois o trabalho tem outra apresentação, e demonstra a qualidade de quem o executou.
Na via publica qualquer empreiteiro pode intervir, desde que obtenha previamente a autorização dos serviços camarários, caso contrário sujeita-se a coima.
É um pequeno buraco que se abre e feixa de imediato, pelo que nunca houvi ninguém dizer que foi alvo de coima por esta intervenção.
Nas caixas penso que deveria colocar bucins ou batentes, pois o trabalho tem outra apresentação, e demonstra a qualidade de quem o executou.
_faisca Escreveu:boas colegas,
Cpts.
Energy
Energy