dúvida

Responder
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2009, 20:49

dúvida

Mensagem por _faisca »

Boas tardes colegas,
gostava só de saber que tubo custumam deixar da portinhola para o limte da propriedade para a Edp fazer o ramal? Eu ia deixar um tubo pead vermelho de 63mm mas o fiscal da Edp disse que tinha de ser 75mm. Eu tenho uma construção pré-fabricada em madeira onde vai ser instalado uma associação recreativa, o local vai receber somente associados, terei que defenir o local como sendo recinto público ou do tipo admnistrativo? Neste tipo de construção será melhor fazer instalação elétrica exterior com tubagem ou calha? Obrigado
_Faisca
soares469
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 02 set 2012, 22:59

Re: dúvida

Mensagem por soares469 »

_faisca Escreveu:Boas tardes colegas,
gostava só de saber que tubo custumam deixar da portinhola para o limte da propriedade para a Edp fazer o ramal? Eu ia deixar um tubo pead vermelho de 63mm mas o fiscal da Edp disse que tinha de ser 75mm. Eu tenho uma construção pré-fabricada em madeira onde vai ser instalado uma associação recreativa, o local vai receber somente associados, terei que defenir o local como sendo recinto público ou do tipo admnistrativo? Neste tipo de construção será melhor fazer instalação elétrica exterior com tubagem ou calha? Obrigado

boas qual a potencia a contratar?

de modo geral o ramal da EDP é feito a tubo de 125

a meu ver o local é recinto publico

estecticamente fica melhor a calha e oferece a rebostez necessaria.

cump.
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

Boas colega,
a potência a contratar será de 20,7 kva. Eu vou passar um tubo de 50 mm para o limitador, visto o cabo que vou utilizar ser o xv 4x10mm. A minha questão é relativo à tubagem para a Edp efetuar o respectivo ramal desde um pt que se encontra perto da portinhola e a mesma, já vi situações onde tinha tubo de 40mm e está ligado à rede.
_Faisca
soares469
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por soares469 »

_faisca Escreveu:Boas colega,
a potência a contratar será de 20,7 kva. Eu vou passar um tubo de 50 mm para o limitador, visto o cabo que vou utilizar ser o xv 4x10mm. A minha questão é relativo à tubagem para a Edp efetuar o respectivo ramal desde um pt que se encontra perto da portinhola e a mesma, já vi situações onde tinha tubo de 40mm e está ligado à rede.

veja o manual de ligações de clientes de baixa tensão DIT-C14-100/N

que eu tenha conhecimento para alimentaçoes em baixa tensao o minimo dos minimos é tubo de 40mm por isso

pode perfeitamente usar tubo de 75mm para fazer a entrada do ramal da EDP e como tem a aprovação do fiscal da EDP melhor ainda.

cump.
Anexos
EDP.pdf
(689.54 KiB) Transferido 101 vezes
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

No manual refere-se sempre a tubo de 63mm para as entradas subterraneas. Tenho que falar com o fiscal para ver a melhor maneira. Então acha que devo considerar o local como recebendo público? Tenho que ver com o meu cliente se vai estar sempre aberto ou se abre só quando houver reuniões pois se for o caso de abrir as portas quando há reuniões posso considerar um local admnistrativo, contudo vou perguntar à Certiel que local devo defenir. Eu também acho que vou colocar calha técnica pois aquelas paredes em madeira não me oferecem garantias para colocar toda a instalação embutida embora em tubo vd também garante uma boa proteção mecânica. Obrigado pela ajuda colega
_Faisca
soares469
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por soares469 »

_faisca Escreveu:No manual refere-se sempre a tubo de 63mm para as entradas subterraneas. Tenho que falar com o fiscal para ver a melhor maneira. Então acha que devo considerar o local como recebendo público? Tenho que ver com o meu cliente se vai estar sempre aberto ou se abre só quando houver reuniões pois se for o caso de abrir as portas quando há reuniões posso considerar um local admnistrativo, contudo vou perguntar à Certiel que local devo defenir. Eu também acho que vou colocar calha técnica pois aquelas paredes em madeira não me oferecem garantias para colocar toda a instalação embutida embora em tubo vd também garante uma boa proteção mecânica. Obrigado pela ajuda colega

pelo que me descreve parece ser adequado receber publico, fale com o cliente para mais promenores.

cump.
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

boas colega,
o tubo que sai da portinhola para futuro ramal da edp tem que estar no limite da propriedade, a minha dúvida tratando se de um passeio público eu não posso abrir uma vala no passeio para deixar o tubo no pavimento. nestes casos como funciona? o tubo que sai da portinhola fica onde? a Edp não faz o ramal até à portinhola, temos que deixar o tubo no pavimento para a Edp interliga ao seu ramal.
_Faisca
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
A EDP faz o ramal até à portinhola, desde que o eletricista, deixe o tubo na via publica, a uma fundura +- 80cm.
_faisca Escreveu:boas colega,
o tubo que sai da portinhola para futuro ramal da edp tem que estar no limite da propriedade, a minha dúvida tratando se de um passeio público eu não posso abrir uma vala no passeio para deixar o tubo no pavimento. nestes casos como funciona? o tubo que sai da portinhola fica onde? a Edp não faz o ramal até à portinhola, temos que deixar o tubo no pavimento para a Edp interliga ao seu ramal.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

até 20,7 KVA trifásico.
Anexos
Ramal.png
Ramal.png (81.89 KiB) Visto 1048 vezes
soares469
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por soares469 »

Duzia12 Escreveu:até 20,7 KVA trifásico.

precisamente o que está no PDF que envie :wink:
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

boas colegas,
mas eu posso abrir uma pequena vala no passeio publico para deixar o tubo enterrado para a Edp interligar ao ramal novo? Não tem que ser uma empresa credenciada e autorizada para mexer nos passeios publicos? nas caixa de contador e portinhola vocês costumam deixar as caixas com bucins ou deixam só os tubos cortados? na maior parte das obras que vejo é tudo tubos diretos. Eu sei que o bucim dá outro acabamento à caixa mas se não for obrigatório e a edp não chatear é algo que se pode não aplicar. Obrigado
_Faisca
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Na via publica qualquer empreiteiro pode intervir, desde que obtenha previamente a autorização dos serviços camarários, caso contrário sujeita-se a coima.
É um pequeno buraco que se abre e feixa de imediato, pelo que nunca houvi ninguém dizer que foi alvo de coima por esta intervenção.
Nas caixas penso que deveria colocar bucins ou batentes, pois o trabalho tem outra apresentação, e demonstra a qualidade de quem o executou.

_faisca Escreveu:boas colegas,
mas eu posso abrir uma pequena vala no passeio publico para deixar o tubo enterrado para a Edp interligar ao ramal novo? Não tem que ser uma empresa credenciada e autorizada para mexer nos passeios publicos? nas caixa de contador e portinhola vocês costumam deixar as caixas com bucins ou deixam só os tubos cortados? na maior parte das obras que vejo é tudo tubos diretos. Eu sei que o bucim dá outro acabamento à caixa mas se não for obrigatório e a edp não chatear é algo que se pode não aplicar. Obrigado
Cpts.
Energy
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

Obrigado colega.
_Faisca
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”