Aumento de uma casa
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Re: Aumento de uma casa
Já agora aproveito para perguntar se o inspector da Anacom com quem falou foi através de algum contacto particular ou se é possível falar com um inspector através de algum contacto da Anacom para tirar dúvidas técnicas, à semelhança da Certiel?
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 abr 2009, 18:38
Boas...
Como este processo, está com o prazo mesmo mesmo a acabar, pedi encarecidamente (mas foi mesmo!
) para falar com alguém. Não me posso queixar, pois foi/foram de uma simpatia excecional! Por "norma" só mesmo por email! ahh e tive mesmo de mandar o email!!
À parte: falamos tambem da questão dos livros de obra.... a desculpa de "não fui avisado do inicio da obra"... ou, como no meu caso de .."tenho 2 notas para ser informado do inicio da obra na memória e ficha técnica" não serve de desculpa!... somos multados na mesma! Segundo eles .."nem o projectista tenha de ligar todos os dias para a Câmara"...
Mais uma "à parte"..para uma dúvida:
vou colocar uma PD (ATI) na parte nova da moradia... e vou interligar à antiga, ou seja, ao BPA...
a entrada, deixará de ser aérea correcto? porque terei de prever uma CEMU, CVM e respectivas ligações.. estou a pensar bem não??
Abraço
Como este processo, está com o prazo mesmo mesmo a acabar, pedi encarecidamente (mas foi mesmo!

À parte: falamos tambem da questão dos livros de obra.... a desculpa de "não fui avisado do inicio da obra"... ou, como no meu caso de .."tenho 2 notas para ser informado do inicio da obra na memória e ficha técnica" não serve de desculpa!... somos multados na mesma! Segundo eles .."nem o projectista tenha de ligar todos os dias para a Câmara"...
Mais uma "à parte"..para uma dúvida:
vou colocar uma PD (ATI) na parte nova da moradia... e vou interligar à antiga, ou seja, ao BPA...
a entrada, deixará de ser aérea correcto? porque terei de prever uma CEMU, CVM e respectivas ligações.. estou a pensar bem não??
Abraço
Ferreira Cruz
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Pronto.... aí vêem mais inspecções, vistorias e multas...Ferreira Cruz Escreveu:...
...
Portanto, se "não serve de desculpa", é hora de alterar o modus operandi, e junto ao projecto técnico segue logo uma carta registada, para o Dono de Obra, a indicar / mandatar o Director Técnico de Fiscalização para que este assegure o correcto cumprimento do projecto, de acordo com a alínea c) do art. 69º:
"c)Assegurar, por si ou por seu mandatário, o acompanhamento
da obra, assinalando no respectivo livro de obra
o andamento dos trabalhos e a qualidade de execução da
mesma, bem como a confirmação final, obrigatória, no
respectivo livro, de que a instalação se encontra de acordo
com o projecto."
Faz algum sentido sermos responsabilizados quando não sabemos se a obra teve início? Cambada....
Learning is the goal!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 abr 2009, 18:38
Boas!
É verdade..custa a entender, mas foi mesmo assim;
alertei, para o facto de não ser nada justo, mas "eles"...e quando digo "eles" quero dizer "fiscalização - ANACOM", repetiram isso mesmo: "nem que o projectista tenha de ligar todos os dias para as câmaras"...e não desculpas....nem que não foram avisados, nem que não souberam..nada mesmo!
Sugeri, e o inspector concordou com a ideia e tomou nota dela, que fossem as Câmaras a avisar.. ou seja, a partir do momento em que se levante a licença, notificar os autores das especialidades do início da obra.
Abraço
É verdade..custa a entender, mas foi mesmo assim;
alertei, para o facto de não ser nada justo, mas "eles"...e quando digo "eles" quero dizer "fiscalização - ANACOM", repetiram isso mesmo: "nem que o projectista tenha de ligar todos os dias para as câmaras"...e não desculpas....nem que não foram avisados, nem que não souberam..nada mesmo!

Sugeri, e o inspector concordou com a ideia e tomou nota dela, que fossem as Câmaras a avisar.. ou seja, a partir do momento em que se levante a licença, notificar os autores das especialidades do início da obra.
Abraço
Ferreira Cruz
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Na verdade esse procedimento a adoptar pelas Camaras seria o mais correcto.
Contudo, eu pessoalmente conheço 2 Autarquias que já fazem esse procedimento à alguns anos, e sempre que faço algum trabalho para as mesmas, eles mandam uma carta para casa justamente a indicar que a licença de construção já fo levantada.
Contudo, eu pessoalmente conheço 2 Autarquias que já fazem esse procedimento à alguns anos, e sempre que faço algum trabalho para as mesmas, eles mandam uma carta para casa justamente a indicar que a licença de construção já fo levantada.
Learning is the goal!!
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
Boas tardes,
Sinceramente ao ler este tópico fico perplexo com uma coisa..... faço projectos ITED desde 2007, até ao dia de hoje nunca ninguém me veio pedir para assinar o livro de obra e como quase de certeza que alguns dos projectos que fiz foram com certeza executados (nunca fui informado do inicio de obras, embora tenhas essas notas a pedir essa informação no projecto) fico sem perceber o que está aqui a falhar… dono de obra?!! camara?!!! Instalador!???
Supostamente não é obrigatório assinar o livro para que seja levantada a licença de utilização!??????
Alguma ideia!?
Sinceramente ao ler este tópico fico perplexo com uma coisa..... faço projectos ITED desde 2007, até ao dia de hoje nunca ninguém me veio pedir para assinar o livro de obra e como quase de certeza que alguns dos projectos que fiz foram com certeza executados (nunca fui informado do inicio de obras, embora tenhas essas notas a pedir essa informação no projecto) fico sem perceber o que está aqui a falhar… dono de obra?!! camara?!!! Instalador!???
Supostamente não é obrigatório assinar o livro para que seja levantada a licença de utilização!??????
Alguma ideia!?
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com