Aumento de uma casa

gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Re: Aumento de uma casa

Mensagem por gemini »

Pois... assim sendo, será o procedimento correcto a adoptar :)
Learning is the goal!!
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Já agora aproveito para perguntar se o inspector da Anacom com quem falou foi através de algum contacto particular ou se é possível falar com um inspector através de algum contacto da Anacom para tirar dúvidas técnicas, à semelhança da Certiel?
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Mensagem por Ferreira Cruz »

Boas...
Como este processo, está com o prazo mesmo mesmo a acabar, pedi encarecidamente (mas foi mesmo! :) ) para falar com alguém. Não me posso queixar, pois foi/foram de uma simpatia excecional! Por "norma" só mesmo por email! ahh e tive mesmo de mandar o email!!

À parte: falamos tambem da questão dos livros de obra.... a desculpa de "não fui avisado do inicio da obra"... ou, como no meu caso de .."tenho 2 notas para ser informado do inicio da obra na memória e ficha técnica" não serve de desculpa!... somos multados na mesma! Segundo eles .."nem o projectista tenha de ligar todos os dias para a Câmara"...

Mais uma "à parte"..para uma dúvida:
vou colocar uma PD (ATI) na parte nova da moradia... e vou interligar à antiga, ou seja, ao BPA...
a entrada, deixará de ser aérea correcto? porque terei de prever uma CEMU, CVM e respectivas ligações.. estou a pensar bem não??
Abraço
Ferreira Cruz
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Ferreira Cruz Escreveu:...
À parte: falamos tambem da questão dos livros de obra.... a desculpa de "não fui avisado do inicio da obra"... ou, como no meu caso de .."tenho 2 notas para ser informado do inicio da obra na memória e ficha técnica" não serve de desculpa!... somos multados na mesma! Segundo eles .."nem o projectista tenha de ligar todos os dias para a Câmara"...
...
Pronto.... aí vêem mais inspecções, vistorias e multas...

Portanto, se "não serve de desculpa", é hora de alterar o modus operandi, e junto ao projecto técnico segue logo uma carta registada, para o Dono de Obra, a indicar / mandatar o Director Técnico de Fiscalização para que este assegure o correcto cumprimento do projecto, de acordo com a alínea c) do art. 69º:
"c)Assegurar, por si ou por seu mandatário, o acompanhamento
da obra, assinalando no respectivo livro de obra
o andamento dos trabalhos e a qualidade de execução da
mesma, bem como a confirmação final, obrigatória, no
respectivo livro, de que a instalação se encontra de acordo
com o projecto."

Faz algum sentido sermos responsabilizados quando não sabemos se a obra teve início? Cambada....
Learning is the goal!!
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Mensagem por Ferreira Cruz »

Boas!

É verdade..custa a entender, mas foi mesmo assim;
alertei, para o facto de não ser nada justo, mas "eles"...e quando digo "eles" quero dizer "fiscalização - ANACOM", repetiram isso mesmo: "nem que o projectista tenha de ligar todos os dias para as câmaras"...e não desculpas....nem que não foram avisados, nem que não souberam..nada mesmo! :)
Sugeri, e o inspector concordou com a ideia e tomou nota dela, que fossem as Câmaras a avisar.. ou seja, a partir do momento em que se levante a licença, notificar os autores das especialidades do início da obra.

Abraço
Ferreira Cruz
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Na verdade esse procedimento a adoptar pelas Camaras seria o mais correcto.

Contudo, eu pessoalmente conheço 2 Autarquias que já fazem esse procedimento à alguns anos, e sempre que faço algum trabalho para as mesmas, eles mandam uma carta para casa justamente a indicar que a licença de construção já fo levantada.
Learning is the goal!!
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

Boas tardes,

Sinceramente ao ler este tópico fico perplexo com uma coisa..... faço projectos ITED desde 2007, até ao dia de hoje nunca ninguém me veio pedir para assinar o livro de obra e como quase de certeza que alguns dos projectos que fiz foram com certeza executados (nunca fui informado do inicio de obras, embora tenhas essas notas a pedir essa informação no projecto) fico sem perceber o que está aqui a falhar… dono de obra?!! camara?!!! Instalador!???
Supostamente não é obrigatório assinar o livro para que seja levantada a licença de utilização!??????
Alguma ideia!?
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”