Inversor constantemente a desligar
Re: Inversor constantemente a desligar
Boa noite, eu penso que a situação podia ficar resolvida com a troca do inversor , a Kostal tem os inversores que debitam em trifasico( mesmo em instalações monof.) , logo permitem baixar a tensao de saida e evitar que o inversor deslige. Informa-te
Bonsai
Bonsai
Vivas
Ora aí está uma possivel solução, já estou a averiguar esta situação a ver se me resolve o problema.
Obrigado Bonsai pela dica
cps
anclasafe
Ora aí está uma possivel solução, já estou a averiguar esta situação a ver se me resolve o problema.
Obrigado Bonsai pela dica
cps
anclasafe
De nada, estamos cá para nos ajudar uns aos outros.
Cumprimentos
Bonsai
Cumprimentos
Bonsai
Caro anclasafe, porque está voçê a tratar disso e não pede à empresa que lhe instalou a microprodução que lhe resolva o problema, pois para lhe efectuarem a instalação não olharam a essa situação.anclasafe Escreveu:Pois realmente só essa gama de variação não é muito e pode não ajudar em nada a resolução do problema...
Enfim, vou tentar expor o caso de alguma maneira à EDP a ver o que eles me dizem, sempre ouvi dizer que agua mole em pedra dura tanto bate que fura...pode ser que consiga furar
se alguém entretanto se lembrar de mais alguma coisa ou situação que possa ajudar agradeço
a ver vamos o que dá
cps
anclasafe
Já resolvi vários casos "bicudos" nesses moldes, mas penso que não deveria ser voçê a tratar da situação, daí a grande diferença nos após-venda a ter em conta.
Um abraço.
Renato
-
- Curioso
- Registado: 01 fev 2008, 15:04
- Been thanked: 1 time
Tambem me aconteceu o mesmo.
Foram feitas duas alterações:
O limite de tensão no inverosor foi colocado a 254 V
Mudou-se a ligação no poste da EDP para uma fase diferente
Foram feitas duas alterações:
O limite de tensão no inverosor foi colocado a 254 V
Mudou-se a ligação no poste da EDP para uma fase diferente
Viva!
Sou Instalador e tenho três clientes na mesma zona que têm esse problema. Nas alturas de Pico os inversores desligam.
A EDP já foi ao local verificar a situação e as tensões na rede chegam aos 265V.
A EDP admite que existe um problema na rede mas não ata nem desata, pois quer provas de que as tensões atingem estes valores.
Liguei as instalações a um computador e estou a retirar dados porque para todos os efeitos o inversor mede constantemente a tensão na linha.
Existem leis que obrigam a que o fornecimento de energia tenha limites. Não pode ser abaixo nem acima de determinados valores, logo o responsável por manter esses limites com ou sem microgeração é a EDP (neste caso).
Isto é um problema grave que tem que ser alertado a toda a gente nesta situação. A EDP descarta-se até não poder mais porque as alterações necessárias da parte deles custam dinheiro. Por outro lado assumiram um compromisso com os microprodutores, as instalações foram verificadas pela CERTIEL, foram aprovadas, os inversores são homologados para o efeito segundo todas as exigências pedidas, logo não vejo outro responsável se não a EDP.
Carlos Cruz
Sou Instalador e tenho três clientes na mesma zona que têm esse problema. Nas alturas de Pico os inversores desligam.
A EDP já foi ao local verificar a situação e as tensões na rede chegam aos 265V.
A EDP admite que existe um problema na rede mas não ata nem desata, pois quer provas de que as tensões atingem estes valores.
Liguei as instalações a um computador e estou a retirar dados porque para todos os efeitos o inversor mede constantemente a tensão na linha.
Existem leis que obrigam a que o fornecimento de energia tenha limites. Não pode ser abaixo nem acima de determinados valores, logo o responsável por manter esses limites com ou sem microgeração é a EDP (neste caso).
Isto é um problema grave que tem que ser alertado a toda a gente nesta situação. A EDP descarta-se até não poder mais porque as alterações necessárias da parte deles custam dinheiro. Por outro lado assumiram um compromisso com os microprodutores, as instalações foram verificadas pela CERTIEL, foram aprovadas, os inversores são homologados para o efeito segundo todas as exigências pedidas, logo não vejo outro responsável se não a EDP.
Carlos Cruz
- DomingosX
- Velha Guarda
- Registado: 10 jan 2009, 23:28
- Been thanked: 1 time
Carissimo!
Em cassos de tensões elevadas na rede eléctrica, aconselho, caso a potência de ligação seja de 3,68KW e o ramal trifásico a utilizarem o inversor Kostal Pico 4.2, pois é trifásico e dristribui a coreente pelas 3 fases equilibrando a rede eléctrica.
Se o ramal, for monofásico, opte por um inversor Xantrex, pois permite injectar até 300VAC e 4KW de potência na rede, mesmo para instalações de 3,45KW de potência de ligação.
Caso necessite mais algum esclarescimento não hesite em contactar-me.
Cmps
Domingos Morgado
Em cassos de tensões elevadas na rede eléctrica, aconselho, caso a potência de ligação seja de 3,68KW e o ramal trifásico a utilizarem o inversor Kostal Pico 4.2, pois é trifásico e dristribui a coreente pelas 3 fases equilibrando a rede eléctrica.
Se o ramal, for monofásico, opte por um inversor Xantrex, pois permite injectar até 300VAC e 4KW de potência na rede, mesmo para instalações de 3,45KW de potência de ligação.
Caso necessite mais algum esclarescimento não hesite em contactar-me.
Cmps
Domingos Morgado
- Registado: 07 mai 2013, 10:20
É sempre aconselhável fazer uma monitorização das tensões diurnas da instalação. De qualquer forma é sempre aconselhável instalar um inversor trifásico para não correr o risco de sobre elevar muito a tensão e criar problemas de auto desligamentos. Mesmo os consumidores monofásicos, neste caso para potências de injecção de 3,45KW podem produzir e injectar em trifásico desde que o ramal de baixa tensão esteja preparado para isso. Para além disso em trifásico há mais garantias que a potência injectada é absorvida pela rede pois estão muitos mais consumidores em jogo para a consumir.
Caro Colega,anclasafe Escreveu:Boas tardes pessoal
não sei se este tópico já existe mas tentei procurar e nada encontrei, por isso se existe e alguém tenha conhecimento que me reencaminhe o link
entretanto exponho aqui a situação:
Tenho uma instalação de microprodução que o inversor no pico da produção desliga porque eleva em demasia a tensão.
A EDP já lá foi, ficaram de me avisar quando lá iam mas está quieto, e fizeram a análise da rede sem a micro estar ligada (penso que deveriam fazer com a micro ligada) e recebi a resposta que vos envio em imagem anexada.
Já aconteceu alguma coisa disto convosco?
Que soluções posso tentar para resolver esta situação?
Agradeço toda e qualquer ajuda acerca disto porque a micro devia estar a injetar médias acima dos 20 kW e anda abaixo dos 10 kW
Cps
anclasafe
Tenho uma situação igual à sua. Falei com alguns colegas da área os quais me disseram que se trata de um problema da impedância da linha da EDP. Quando o inversor tentar injetar corrente na linha, como a impedância da mesma é elevada, tem de subir muito a tensão para o fazer.
O facto de não haver cargas locais para consumir a energia não é desculpa suficiente. Se a EDP colocar uma impedância menor na linha (cabos de secção acima), a energia dos inversores chega ao PT e é injetada na rede da média.
No meu intender a responsabilidade é da EDP, ou para que serve os 615 € da licença que pagamos?
No meu caso, se não resolver trocando a fase do inversor, vou reclamar com a EDP e eles tem trocar a linha de distribuição. Pelo menos vou fazer barulho até que seja.
Abraço
R = U / I
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 03 ago 2012, 14:51
No seguimento do link, por vezes se trocar o inversor monofásico para um trifásico ajuda a contornar a questão da rede porque faz diminuir a impedância de linha.
Nem sempre resolve.
Labusco