Boa tarde caros amigos
Hoje a minha esposa disse-me que a ficha da maquina de lavar estava a arder, fui verificar e realmente estava a arder a ficha e a tomada, tinha um bocadito de ferrugem, achei normal, pensei que fosse humidade. troquei a ficha da maquina, peguei numa extenção, liguei a maquina a extenção a uma outra tomada, e a maquina funciona bem, repeti com 3 lavagens de roupa e tudo bem. Fui então para a segunda fase, mudar a tomada, verifico que o terra e o neutro eram de 2.5mm e o positivo o electricista secalhar por falta do de 2.5mm mete de 1.5mm, digo por falta do de 2.5cm, porque no mesmo local tenho mais 3 fichas, uma para a arca congeladora, maquina de secar a roupa e maquina de lavar, como foram montadas todas seguidas a 30cm umas das outras, só a ultima que é a da maquina da roupa tem o positivo de 1.5cm, será por isso que queimou?
troquei a tomada, para isso desliguei o respectivo disjuntor de corte simples, não desliguei o geral porque o sitio é pouco iluminado e eu precisava de ligar uma gambiarra para poder ver.
liguei o terra, o positivo, tudo bem, quando ligo o negativo sinto um pequeno choque, pensei o disjuntor desligado é impossível deve ser impressão minha, tornei a meter lá os dedos varias vezes para confirmar e por mais pequeno que fosse sentia choque. È normal
Depois de montada a tomada e ligado o disjuntor, medi com um pequeno multímetro e os valores são os seguintes
entre negativo e positivo aproximadamente 247 V
negativo terra 61
positivo terra 281
isto é normal?
O multímetro é digital de bolso
lampadas economicas
Re: lampadas economicas
No outro dia numa casa que tenho alugada o senhor chamou-me para substituir a tomada onde está ligada o frigorifico. O frigorifico normalmente fazia um barulho muito grande e ao estar para desligar parece que termia, vibrava sei lá, isto via eu anteriormente já que sou amigo do SR. Ao mudar a tomada desligo os fios normalmente e não reparei como estava a tomada. Ao ligar vi que tinha 3 fios, dois azuis e um preto. Pensei e agora como ligo isto com 2 azuis e um preto. Vinham de uma caixa de derivação tirei a tampa e vi que um azul tava ligado ao terra na caixa de derivação, então liguei esse azul ao terra da tomada, Montei tudo, liguei a ficha do frigorifico e o frigorifico, trabalhava normal, até bem silencioso para o barulho que fazia.
Acham que o frigorifico fazia aquela barulheira toda e tremia supostamente porque o terra e o negativo estavam ligados ao contrário? é possível funcionar assim? recordo que fazia aquela barulheira toda a mais de dois anos e já tinham pensado em substituilo por causa do barulho e tremer.
Acham que o frigorifico fazia aquela barulheira toda e tremia supostamente porque o terra e o negativo estavam ligados ao contrário? é possível funcionar assim? recordo que fazia aquela barulheira toda a mais de dois anos e já tinham pensado em substituilo por causa do barulho e tremer.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, funcionar fase + terra acho dificil porque o DCP(diferencial) da EDP iria logo desligar, ou mesmo um diferencial no quadro.
Isso para funcionar fase + terra não poderia ter nenhum diferencial, teria de ter DCP EDP não diferencial, e só ter disjuntores no quadro !
Isso para funcionar fase + terra não poderia ter nenhum diferencial, teria de ter DCP EDP não diferencial, e só ter disjuntores no quadro !
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Varejo Escreveu:Boas, funcionar fase + terra acho dificil porque o DCP(diferencial) da EDP iria logo desligar, ou mesmo um diferencial no quadro.
boas
em instalaçoes antigas infelizmente é isso que acontece
cump.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, já vi instalações muito antigas com disjuntores em baquelite, mas o DCP da EDP é diferencial, hoje em dia é que só colocam não diferencial!soares469 Escreveu:Varejo Escreveu:Boas, funcionar fase + terra acho dificil porque o DCP(diferencial) da EDP iria logo desligar, ou mesmo um diferencial no quadro.
boas
em instalaçoes antigas infelizmente é isso que acontece
cump.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!