Isolamento de cabo suporta quantos graus?

ace.crash
Curioso
Curioso
Registado: 06 jan 2011, 00:04

Re: Isolamento de cabo suporta quantos graus?

Mensagem por ace.crash »

Professor Escreveu:

fazer o que está a preconizar é proibido.
o que é que é proibido? passar cabos elétricos dentro da conduta de exaustão do esquentador ou tubos multicamada com água? ou ambos? onde é que eu posso dar uma vista de olhos nessa legislação antes de ser condenado por homicídio (sem negligência) ? :lol:

Agora a sério: vivo no Algarve, o cabo elétrico está desligado da corrente elétrica mais de 11 meses por ano. Só o ligo em Janeiro cerca das 7 da manhã (quando está muito frio, não há sol e preciso de recorrer à resistência do termossifão) e é acionado por um relógio que o liga apenas durante uma hora. Claro que nessas alturas não está ligado o esquentador, pois como já disse este só é ligado cerca de uma vez por mês durante 5 minutos para não se estragar. Se não o ligar durante muitos meses vejo-me à rasca para o acender novamente. É uma questão de manutenção.

As minha contas de gás dos últimos 3 anos são de 3 euros por mês, a taxa mínima para que não mo desliguem. Só não me desfaço do esquentador e do gás porque um dia pode fazer-me falta se o termossifão se avariar. É só isso!

Meter uma conduta mais estreita dentro da outra mais larga é uma hipótese, mas porque é que embrulhar o cabo e os tubos em lã de rocha com alumínio não serve? ninguém me diz? o calor não passa e os gases também não entram em contacto direto com o cabo, logo não o danificam, certo?

Passar fita de alumínio em todo o cabo elétrico não será uma ajuda extra para que não sofra com os gases e dissipe melhor o calor?
Professor Escreveu:
Se o fizer, e um dia existir algum problema (morte de alguém), poderá ser responsabilizado criminalmente.
Cumprimentos
diga-me lá como é que alguém morre com isto?

Vamos ser pessimistas: os gases queimados do esquentador e as temperaturas vão deteriorando o isolamento do cabo elétrico (apesar da lã de rocha ou da fita de alumínio ou o que quer que seja que eu venha a fazer) ao ponto de entrar em curto circuito e daí? eu tenho o gás desligado à entrada de casa. Só o ligo quando faço a tal manutenção ao esquentador uma vez por mês e nessas alturas o cabo não tem corrente.

Mais pessimistas ainda: E mesmo que estivesse ligado o gás, o esquentador, o cabo estivesse alimentado e sem isolamento e entrasse em curto com faísca e tudo, então os gases quando chegam à conduta não foram já queimados pelo esquentador? acha que uma faísca elétrica vai causar explosão com gases que já foram queimados?!?

E o disjuntor não serve para nada? não dispara quando eu tentar ligar o cabo se ele estiver em curto?

Se eu ligar o cabo e vir que a resistência não aquece a água (porque não recebe corrente pelos danos no cabo que eu não consigo ver dentro da conduta e mesmo assim o disjuntor não disparar) Acha que mesmo assim vou ligar o gás e o esquentador com o cabo alimentado?

Morrer alguém por causa disto só se for o Pai Natal que fique com o cabo elétrico preso no pescoço quando tentar descer pela conduta para entregar os presentes!

Ironias à parte, uma coisa é eu precisar e agradecer a ajuda de todos outra coisa é virem agoirar com alarmismos e não lerem o que escrevo: a utilização do esquentador é residual!
Se um dia o termossifão avariar e eu precisar de utilizar o esquentador diariamente pois ai sim até retiro o cabo elétrico da conduta (até porque nesse caso não fica lá a fazer nada).

Preciso é de saber se os 5 minutos por mês em que ligo o esquentador são suficientes para estragar o isolamento do cabo elétrico e o que é que posso fazer para minorar essa situação sem ser fazer uma nova conduta.

Obrigado
FAlves
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 abr 2011, 23:32

Mensagem por FAlves »

Mete mais um tubo multicamada e enfia o cabo electrico dentro desse.Se posivel usa cabo antideflagrante que é de cor verde ou cor de laranja.
jorgealves
Curioso
Curioso
Registado: 19 dez 2010, 19:32
Been thanked: 1 time

Mensagem por jorgealves »

tal como já foi dito noutros locais e aqui foi ampalmente confirmado, NÃO FAÇA isso, é perigoso se não tem solução abandone o esquentador e ponto final.
avarias
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 jul 2011, 13:48
Has thanked: 2 times

Mensagem por avarias »

Amigo, tem 3 hipóteses, 1- passa o cabo por outro lado, 2- retira o esquentador, 3- se nada disto fizer, passar duas condutas uma para exaustão e outra para corrente, desculpe que lhe diga mas você é um suicida!
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

O fluido gasoso de que se escreve é combustível que vulgarmente se denomina "gás". Sem mais informação deduzo que seja "gás natural".

O "gás natural" tem a particularidade de ser mais leve que o ar, por isso ele "sobe" se for o propano ele "desce".

Ninguem pode garantir que exista queima a 100% nesse local. Pode haver "gás" sem ser queimado. (Risco de Explosão).

"Gás" e electricidade têm um afastamento que é de Lei, e existem nos regulamentos (eléctricos e de gás).

É possível Garantir a estanquecidade e que não existe uma fuga de gás? Sim, no momento em que executo a medição.

Ninguem pode garantir que não morre de causas naturais no proximo 1 segundo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ace.crash
Curioso
Curioso
Registado: 06 jan 2011, 00:04

Mensagem por ace.crash »

Mário Escreveu:Boas

O fluido gasoso de que se escreve é combustível que vulgarmente se denomina "gás". Sem mais informação deduzo que seja "gás natural".

O "gás natural" tem a particularidade de ser mais leve que o ar, por isso ele "sobe" se for o propano ele "desce".

Cump.
Mário
É gás propano.

Alguém sabe onde posso comprar tubo extensível de alumínio de 40 (ou 60 no máximo)? O mínimo que encontro nas lojas é de 80.

Fazia passar uma segunda conduta mais estreita dentro da outra mais larga. Por essa mais estreita passariam os tubos multi camada e o cabo eléctrico e pela conduta mais larga passariam os gases da exaustão do esquentador. Assim não havia contacto entre cabo e gases.
Responder

Voltar para “Dúvidas”