Energia solar...

Joaquim
Inativo
Inativo
Registado: 02 set 2006, 13:11

Energia solar...

Mensagem por Joaquim »

Boas tenho uma dúvida, trata-se de energia solar eu gostava de adquirir um painel solar para a minha casa que me fornece energia...mas como funciona o painel solar de noite ? :oops:
helder
Curioso
Curioso
Registado: 02 set 2006, 13:09

Mensagem por helder »

Um painel solar acumula energia para an oite embora seja caara a instalação é económico...

:wink:
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

Sim e verdade pois se tiveres um painel a produzir 600w exemplo e estiveres a consumir 300w os outros 300w vão ser acumulados em baterias para utilizares durante a noite :D
admin
Admin
Admin
Contacto:

Mensagem por admin »

Não sei se já repara-te junto a estrada estão sinais luminosos que trabalham dessa forma têm um painel solar e uma bateria tanto trabalham de noite como de dia :D
helder
Curioso
Curioso

Mensagem por helder »

admin Escreveu:Não sei se já repara-te junto a estrada estão sinais luminosos que trabalham dessa forma têm um painel solar e uma bateria tanto trabalham de noite como de dia :D
Alguns sinais de perigo usam esses paneis para produzir luz :wink:
admin
Admin
Admin
Contacto:

Mensagem por admin »

sim mas nossas estradas a diversas coisas que utilizam pequenos painéis solares,acho que os telefones de emergência nas auto-estradas trabalham com painéis, curioso que no outro dia passei junto a uma farmácia e reparei que o símbolo da farmácia estava a ser alimentado por um painel
helder
Curioso
Curioso

Mensagem por helder »

admin Escreveu:sim mas nossas estradas a diversas coisas que utilizam pequenos painéis solares,acho que os telefones de emergência nas auto-estradas trabalham com painéis, curioso que no outro dia passei junto a uma farmácia e reparei que o símbolo da farmácia estava a ser alimentado por um painel
Na farmácia um pouco estanho :lol:
Eu já vi uma cental solar perto de sines aquilo é maior que um aeroporto !!!
admin
Admin
Admin
Contacto:

Mensagem por admin »

sim e estranho nunca tinha visto, mas e verdade.
Pois vi um painel e ao lado do painel estava esse símbolo da farmácia, associei que fosse para alimentar esse símbolo, não tenho a certeza não perguntei, mas não vi mais nada a volta
helder
Curioso
Curioso

Mensagem por helder »

admin Escreveu:sim e estranho nunca tinha visto, mas e verdade.
Pois vi um painel e ao lado do painel estava esse símbolo da farmácia, associei que fosse para alimentar esse símbolo, não tenho a certeza não perguntei, mas não vi mais nada a volta
É possivel visto que o símbolo está 24 horas ligado é uma ideia económica :D
admin
Admin
Admin
Contacto:

Mensagem por admin »

Pois também penso que sim, tens ali um equipamento que esta ligado todo o dia, mas não consome muito, logo o painel não será muito caro .
helder
Curioso
Curioso

Mensagem por helder »

Penso que 24 volts chegariam :D
admin
Admin
Admin
Contacto:

Mensagem por admin »

Ate menos pois penso que o painel era feito de ledes verdes de alto brilho :D
helder
Curioso
Curioso

Mensagem por helder »

admin Escreveu:Ate menos pois penso que o painel era feito de ledes verdes de alto brilho :D
Os paineis não costumam ser de fotólidos, como os das caldeiras de aquecimento nas casas ?

:?
admin
Admin
Admin
Contacto:

Mensagem por admin »

Existem três tipos principais de células solares

As células mono-cristalinas representam a primeira geração. O seu rendimento
eléctrico é relativamente elevado (aproximadamente 16%, podendo subir até cerca de 23% em laboratório), mas as técnicas utilizadas na sua produção são
complexas e caras. Por outro lado, é necessária uma grande quantidade de energia no seu fabrico, devido à exigência de utilizar materiais em estado muito
puro e com uma estrutura de cristal perfeita.

As células poli-cristalinas têm um custo de produção inferior por necessitarem de menos energia no seu fabrico, mas apresentam um rendimento eléctrico inferior (entre 11% e 13%, obtendo-se até 18% em laboratório). Esta redução de rendimento é causada pela imperfeição do cristal, devido ao sistema de fabrico.

As células de silício amorfo são as que apresentam o custo mais reduzido, mas
em contrapartida o seu rendimento eléctrico é também o mais reduzido
(aproximadamente 8% a 10%, ou 13% em laboratório). As células de silício amorfo são películas muito finas, o que permite serem utilizadas como material de construção, tirando ainda o proveito energético.

e muito diferente do aquecimento de agua :)

Os painéis solares térmicos têm uma variedade em termos de tecnologia. Para o uso doméstico os principais são:

- colectores planos – são os mais comuns, sendo utilizados para a produção de água quente a temperaturas inferiores a 60 ºC.;
- CPC (concentradores parabólicos compostos) - combina as propriedades dos colectores planos (podem ser fixos e captam a radiação difusa) com a capacidade de produzirem temperaturas mais elevadas (>70ºC), tendo um maior rendimento que os colectores planos;

Relativamente ao tipo de sistema estes podem ser de:

- circulação em termosifão - funciona pelo principio de que um fluido quente é menos denso que um fluido frio, fazendo com que o que está quente suba e o que está frio desça. Assim, neste sistema a água aquecida pelo Sol no colector, sobe "empurrando" a água mais fria do depósito, forçando-a a tomar o seu lugar, descendo, para subir novamente quando, por sua vez for aquecida. Assim, este sistema não precisa de bomba electrocirculadora para movimentar o fluído, mas o depósito tem que ficar acima do colector, o que normalmente significa ficar em cima do telhado visível.

- circulação forçada – sistema com bombas electrocirculadoras para movimentar o fluido térmico. Necessário quando não é viável a colocação do depósito acima da parte superior dos colectores, e para os grandes sistemas em geral. Isto torna este sistema mais dispendioso.

Os sistemas também podem ser:

- directos - em que o sol aquece directamente a água; ou

- indirectos – em que o sol aquece um líquido, que por sua vez vai aquecer a água. Este sistema é indicado para locais em que as temperaturas atingem valores muito baixos.

espero ter ajudado
helder
Curioso
Curioso

Mensagem por helder »

admin Escreveu: circulação forçada – sistema com bombas electrocirculadoras para movimentar o fluido térmico. Necessário quando não é viável a colocação do depósito acima da parte superior dos colectores, e para os grandes sistemas em geral. Isto torna este sistema mais dispendioso.
Eu já vi um sistema parecido a esse em que uns tubos de metal "termico" especiais para aquecimento passavam por cima do telhado de uma casa, e lá dentro circulava a agua da piscina mantendo a água sempre quente aproveitando a energia do sol :wink:
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”