Motor trifasico 0.250kw em rede monofasica
-
- Curioso
- Registado: 09 jan 2013, 16:12
Motor trifasico 0.250kw em rede monofasica
Boas
tenho um motor monofasico 0.250kw (1/3HP) e quero ligar em rede monofasica. E a unica que tenho, qual o condensador que devo usar?
Dados
Potencia 0,250kw
Amp 1.7
220 50hz
Obrigado
tenho um motor monofasico 0.250kw (1/3HP) e quero ligar em rede monofasica. E a unica que tenho, qual o condensador que devo usar?
Dados
Potencia 0,250kw
Amp 1.7
220 50hz
Obrigado
Re: Motor trifasico 0.250kw em rede monofasica
Com condensadores nao saberia dizer-lhe os valores, mas conte que vai perder muita potencia no motor. O ideal seria instalar um variador de frequencia.
leomarti
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
PauloAGRibeiro Escreveu:Boas
Dados
Potencia 0,250kw
Amp 1.7
220 50hz
Obrigado
algo estranho, descreve um motor monofasico, o que pretende realmente?
Jaime Reis
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Condensador de arranque.
Vai a um armazém de material elétrico, leva os dados do motor, e eles vendem-lhe o condensador adequado.
Condensador de arranque.
Vai a um armazém de material elétrico, leva os dados do motor, e eles vendem-lhe o condensador adequado.
jaimereis Escreveu:PauloAGRibeiro Escreveu:Boas
Dados
Potencia 0,250kw
Amp 1.7
220 50hz
Obrigado
algo estranho, descreve um motor monofasico, o que pretende realmente?
Cpts.
Energy
Energy
entre 16 e 20 µF, tem de experimentarPauloAGRibeiro Escreveu:Boas
-
- Curioso
- Registado: 13 jan 2009, 23:04
Boas
A melhor forma de aproveitar o rendimento máximo do motor (que já é baixo), recomendo a aplicação de variação de frequência.
Cumprimentos
A melhor forma de aproveitar o rendimento máximo do motor (que já é baixo), recomendo a aplicação de variação de frequência.
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 out 2011, 22:26
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 14 times
PauloAGRibeiro Escreveu:Boas
Dados
Potencia 0,250kw
Amp 1.7
220 50hz
Obrigado
- Anexos
-
- motor_mono condensador.pdf
- (125.18 KiB) Transferido 212 vezes
Cump.
Rochinha
Rochinha
-
- Curioso
mas o variador de corrente é muito caro e eu so quero utilizar o motor para construir uma lixadeira de cinta e disco caseira.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boasleomarti Escreveu:Com condensadores nao saberia dizer-lhe os valores, mas conte que vai perder muita potencia no motor. O ideal seria instalar um variador de frequencia.
Como é que "vai perder muita potencia"?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Só mesmo experimentando, é que pode concluir se essa solução resolve-lhe o problemaPauloAGRibeiro Escreveu:mas o variador de corrente é muito caro e eu so quero utilizar o motor para construir uma lixadeira de cinta e disco caseira.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 02 set 2010, 11:04
- Been thanked: 1 time
Boas...
Como já foi dito, o melhor seria mesmo com um variador de frequência.
Um motor trifásico a funcionar com apenas uma fase não vai ser grande coisa já que toda a sua estrutura, enrolamentos, rotor, etc, está dimensionada para funcionar com as 3 fases equilibradas. E apenas com uma irá fazer muito mais barulho, ter menos rotações, menos potência...
Mas que dá para funcionar isso dá, basta até ir ao youtube que existem malucos com isso lá postado
Cumprimentos...
Como já foi dito, o melhor seria mesmo com um variador de frequência.
Um motor trifásico a funcionar com apenas uma fase não vai ser grande coisa já que toda a sua estrutura, enrolamentos, rotor, etc, está dimensionada para funcionar com as 3 fases equilibradas. E apenas com uma irá fazer muito mais barulho, ter menos rotações, menos potência...
Mas que dá para funcionar isso dá, basta até ir ao youtube que existem malucos com isso lá postado

Cumprimentos...
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
será que eu leio diferente???
ele tem um motor monofasico para trabalhar numa rede monofasica, se o condensador de arranque está avariado é substituir por um novo, para quê um variador de velocidade??
se por qualquer razão lhe deram um motor sem condensador, é aplicar um de 25 microFarad
ele tem um motor monofasico para trabalhar numa rede monofasica, se o condensador de arranque está avariado é substituir por um novo, para quê um variador de velocidade??
se por qualquer razão lhe deram um motor sem condensador, é aplicar um de 25 microFarad
Jaime Reis
-
- Curioso
jaime reis é um trifasico que quero meter a funcionar em monofasico
boas colegaPauloAGRibeiro Escreveu:jaime reis é um trifasico que quero meter a funcionar em monofasico
pode aplicar um variador de frequencia mas alerto que esse motor vai perder performace e bastante notavel

nao sei se ja lhe foi dito que a propria bobinagem do motor esta preparada para receber 3 fases equilibradas
agora passando a receber só uma....imagine a perca que vai ter.
é so um conselho..
cump.