condensador num motor monofasico
condensador num motor monofasico
Olá,
espero que alguem me consiga ajudar, pois tou com um problema num motor monofasico.
O condensador morreu e não tenho nem a chapa de caracteristicas, nem é visivel os microfarads do condensador.
Que calculos devo fazer para calcular o condensador para o motor?
E já agora para um motor trifasico que calculos devem ser feitos e como ligar
espero que alguem me consiga ajudar, pois tou com um problema num motor monofasico.
O condensador morreu e não tenho nem a chapa de caracteristicas, nem é visivel os microfarads do condensador.
Que calculos devo fazer para calcular o condensador para o motor?
E já agora para um motor trifasico que calculos devem ser feitos e como ligar
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: condensador num motor monofasico
pois, vai ser dificil,......mas experimente....... ligue o motor mesmo sem condensador, dê uma volta á mão e meça a corrente(muito cuidado com esta operação) , pois assim já se consegue saber a potencia, e daí conseguir arranjar um condensador adequado.....
..os motores trifasicos, não levam condensador.....pode é tentar adaptar um trifasico para trabalhar em monofasico, aí sim terá que usar um condensador, mas com grande perda de binario.....pelo que se aconselha o uso de um arrancador progressivo...
..os motores trifasicos, não levam condensador.....pode é tentar adaptar um trifasico para trabalhar em monofasico, aí sim terá que usar um condensador, mas com grande perda de binario.....pelo que se aconselha o uso de um arrancador progressivo...
Jaime Reis
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Arrancador progressivo não, mas sim um variador de velocidade monofásico. Os arrancadores progressivos para motores trifásicos, são trifásicos também.jaimereis Escreveu:pois, vai ser dificil,......mas experimente....... ligue o motor mesmo sem condensador, dê uma volta á mão e meça a corrente(muito cuidado com esta operação) , pois assim já se consegue saber a potencia, e daí conseguir arranjar um condensador adequado.....
Ter atenção às ligações nos bornes. Se estiverem em estrela, devem passar para triângulo com o variador monofásico. Se já estiverem em triângulo (devem-se manter nesta ligação), vai haver perda de potência.
-
- Quadro de Honra
nelmindo Escreveu:Arrancador progressivo não, mas sim um variador de velocidade monofásico. Os arrancadores progressivos para motores trifásicos, são trifásicos também.jaimereis Escreveu:pois, vai ser dificil,......mas experimente....... ligue o motor mesmo sem condensador, dê uma volta á mão e meça a corrente(muito cuidado com esta operação) , pois assim já se consegue saber a potencia, e daí conseguir arranjar um condensador adequado.....
Ter atenção às ligações nos bornes. Se estiverem em estrela, devem passar para triângulo com o variador monofásico. Se já estiverem em triângulo (devem-se manter nesta ligação), vai haver perda de potência.
tem razão sim, é de facto um variador de velocidade que eu tinha em mente, peço desculpa pelo lapso.....
..obrigado nelmindo pela correcção...
Jaime Reis
Já fiz o passo de rodar o motor a mão para ele trabalhar, este consome 10A. Que devo fazer a seguir para descobrir o condensador?
androsa Escreveu:Já fiz o passo de rodar o motor a mão para ele trabalhar, este consome 10A. Que devo fazer a seguir para descobrir o condensador?
boas,
senão estou enganado existem condensadores de 1mF;2,2mF;3,3mF;4,7mF;10mF;22mF
já que o colega sabe que o motor consome 10A
eu ia por tentativas ou seja colocava um condensador de 22mF, se por ventura a corrente subir mais que 10A é porque o condensador tem carga a mais entao colocava um de 10mF.ou entao colocava primeiro um de 10mF e se tivesse menos que 10A ai subia para um condensador de 22mF.
amigo mais que isto nao consigo ajudar
cump.
-
- Quadro de Honra
é realmente um motor de alguma potencia, mas 10 microFarad parece-me pouco, eu apostava mais para os 100 microFarad
Jaime Reis
-
- Curioso
- Registado: 07 mai 2013, 11:23
Boas,
Para saber qual o condensador terá de se começar pelo seguinte:
é um motor com condensador de serviço permanente, ou condensador de arranque?
qual a potência do motor?
cumprimentos,
Para saber qual o condensador terá de se começar pelo seguinte:
é um motor com condensador de serviço permanente, ou condensador de arranque?
qual a potência do motor?
cumprimentos,
-
- Curioso
- Registado: 07 mai 2013, 11:23
Boas,jaimereis Escreveu:.....pode é tentar adaptar um trifasico para trabalhar em monofasico, aí sim terá que usar um condensador, mas com grande perda de binario.....pelo que se aconselha o uso de um arrancador progressivo...
Para diminuir esse efeito de perda de binário, pode-se utilizar uma solução mista, condensador de serviço permanente e um condensador de arranque para o impulso de arranque.
Olá,
O condensador que testei foi o de 16 mf, o motor funcionou.
Obrigado pela ajuda
Obrigado pela ajuda
androsa Escreveu:Olá,
Obrigado pela ajuda
viva,
obrigado nós pelo feedback