Isolamento de cabo suporta quantos graus?

ace.crash
Curioso
Curioso
Registado: 06 jan 2011, 00:04

Isolamento de cabo suporta quantos graus?

Mensagem por ace.crash »

Boas,

alguém sabe quantos graus de temperatura externa suporta o isolamento deste cabo elétrico?

GENERAL CABLE 7 ENERGY RV 0,6/1 kV 3G2 ,5 mm2 UNE 21123 IEC 60502 90º XV 0,6/1 kV 07.10.27

Imagem

Imagem

Imagem

Pertence à alimentação da resistência do painel solar e vai ter que ficar na mesma conduta (cerca de 150 cm de diametro) onde também passa a exaustão do esquentador. Não sei se o isolamento aguenta a temperatura do "gás queimado"?

A ideia é inserir o tubo da exaustão do esquentador (de 90 cm de diâmetro) no outro tubo (o tal mais largo de cerca de 150 cm de diâmetro) que vai até à chaminé/telhado e onde passam dois tubos multicamada (agua quente e agua fria) e o tal cabo elétrico.

Como o "gás queimado" imediatamente à saída do esquentador é muito quente, pretendo prolongar o mais possível (mais de 2 metros) o tubo mais fino (de 90 cm) dentro do mais grosso (de 150cm) de modo a permitir que a distância percorrida diminua a temperatura do "gás queimado" antes deste entrar em contacto direto com o cabo elétrico. Como o "gás queimado" se vai dissipando e perdendo temperatura com a distância percorrida penso que em relação ao tubo multicamada não haverá problema (até porque uma das camada é alumínio) mas em relação ao cabo electrico não sei se se aguenta com muita temperatura?

Imagem

Imagem

obrigado
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Isolamento de cabo suporta quantos graus?

Mensagem por jaimereis »

apesar de esse tipo de isolamento aguentar temperatruras maximas de 180ºC, a solução que descreve não é regulamentar e do mais incorrecto possivel......

...deve manter o cabo afastado da conduta de gases, em ultimo caso, se puder, passe o cabo por dentro de um tubo de ferro, e este por dentro da dita conduta

....o problema não é a temperatura, pois aí em recomendava cabo em borracha de silicone, que aguenta 250ºC, mas os gases, que, com o tempo vão "atacar" o isolamento de borracha....
Jaime Reis
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Não ponhas o cabo dentro da conduta de exaustão do esquentador. Não é permitido.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ace.crash
Curioso
Curioso

Mensagem por ace.crash »

Mário Escreveu:Boas

Não ponhas o cabo dentro da conduta de exaustão do esquentador. Não é permitido.

Cump.
Mário

Não tenho outra hipótese. Não tenho pré instalação para o painel solar e só existe uma conduta.

O único aspecto positivo é que o esquentador é pouco utilizado.

A única coisa que posso fazer é tentar isolar da melhor forma possível os cabos e os tubos multicamada. Alguma ideia?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Essa sua ideia, como já aqui foi dito, não é regulamentar, e vai-lhe trazer problemas no futuro, pois o isolamento do cabo vai-se deteriorando com o tempo, e aí vão começar os disparos, etc.
Cpts.
Energy
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

ENERGY Escreveu:Boas
Essa sua ideia, como já aqui foi dito, não é regulamentar, e vai-lhe trazer problemas no futuro, pois o isolamento do cabo vai-se deteriorando com o tempo, e aí vão começar os disparos, etc.
E quando vier a inspeção do gás fecham o gás, até resolverem pôr em condições.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ace.crash
Curioso
Curioso

Mensagem por ace.crash »

Mário Escreveu:

Cump.
Mário
Não se se é regulamentar ou não, mas a inspecção do gás já cá veio quando comprei a casa, fez as medições inerentes, aprovou e nem sequer mencionou nada. E os tubos multicamada já estvam no interior da conduta da exastão.

Quando é que volto a ter inspecção de gás novamente?

Relembro que a conduta principal tem 150 de diametro. Mesmo que os tubos multicamada e o cabo electrico lhe "roubem" sei lá 30 ou 40 ainda ficam livres 110 que é bem mais do que tem o tubo que sái do esquentador que é de 90. Por isso em termos de "espaço livre" para sair o gás queimado julgo que não é problema. Outra coisa diferente será se o cabo electrico e os tubos multicamada aguentam ou não o calor que sái do esquentador.

Uma experiência que fiz para testar o material foi colocar um pedaço de tubo multicamada mesmo dentro do tubo do esquentador com ele ligado durante 10 minutos. Maior calor do que neste caso não atinge e o tubo saiu imaculado, mas não quero arriscar fazer isto de forma permanente até porque dentro da conduta depois não consigo ver eventuais danos além de que não testei o cabo electrico que pode ser menos resistente.

Reforço que o esquentador é pouco ou nada utilizado, basicamente só o ligo cerca de uma vez por mês para ele não se estragar e quando o faço abro uma janela e desvio o tubo do esquentador para aí. Quando desligo volto a colocá-lo na conduta. Isto já dura há anos. Estou é farto de andar com estas "jogadas". Abrir buracos na parede para o exterior ou construir uma nova conduta está fora de questão. Para isso preferia ver-me livre do esquentador, só que um dia o painel solar pode-se estrgar e depois vai fazer-me falta. Aliás é só por esse motivo que tenho gás (propano) ligado cá em casa.

e se eu embrulhasse os tubos multicamada e o cabo electrico em lã de rocha com alumínio ? dava resultado ?

Imagem
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

melhorava...em muito!!
Jaime Reis
ace.crash
Curioso
Curioso

Mensagem por ace.crash »

A lã de rocha com aluminio foi uma ideia de um técnico do gás que andava a fazer umas reparações na rua e eu "cravei" para ir ver o problema lá em casa.

Nos primeiros metros é fácil, basta envolver sem ser muito à justa, usar fita de aluminio e ir empurrando para cima. A única dificulade que prevejo é conseguir enrolar os cabos até lá acima (ao telhado/chaminé), ainda devem ser uns 8 metros e a dada altura aquilo deve começar a emperrar.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
A inspeção de gás, pode não ter chateado sobre os tubos de multicamada na chaminé, porque no seu interior circula agua e não eletricidade.
Já foi aqui alertado de que vai correr riscos diversos, se insistir em manter o cabo na chaminé, envolva este em manga apropriada e resistente ao calor, e protegido por ID de 0.03A

ace.crash Escreveu:
Mário Escreveu:

Cump.
Mário
Não se se é regulamentar ou não, mas a inspecção do gás já cá veio quando comprei a casa, fez as medições inerentes, aprovou e nem sequer mencionou nada. E os tubos multicamada já estvam no interior da conduta da exastão.

Quando é que volto a ter inspecção de gás novamente?

Relembro que a conduta principal tem 150 de diametro. Mesmo que os tubos multicamada e o cabo electrico lhe "roubem" sei lá 30 ou 40 ainda ficam livres 110 que é bem mais do que tem o tubo que sái do esquentador que é de 90. Por isso em termos de "espaço livre" para sair o gás queimado julgo que não é problema. Outra coisa diferente será se o cabo electrico e os tubos multicamada aguentam ou não o calor que sái do esquentador.

Uma experiência que fiz para testar o material foi colocar um pedaço de tubo multicamada mesmo dentro do tubo do esquentador com ele ligado durante 10 minutos. Maior calor do que neste caso não atinge e o tubo saiu imaculado, mas não quero arriscar fazer isto de forma permanente até porque dentro da conduta depois não consigo ver eventuais danos além de que não testei o cabo electrico que pode ser menos resistente.

Reforço que o esquentador é pouco ou nada utilizado, basicamente só o ligo cerca de uma vez por mês para ele não se estragar e quando o faço abro uma janela e desvio o tubo do esquentador para aí. Quando desligo volto a colocá-lo na conduta. Isto já dura há anos. Estou é farto de andar com estas "jogadas". Abrir buracos na parede para o exterior ou construir uma nova conduta está fora de questão. Para isso preferia ver-me livre do esquentador, só que um dia o painel solar pode-se estrgar e depois vai fazer-me falta. Aliás é só por esse motivo que tenho gás (propano) ligado cá em casa.

e se eu embrulhasse os tubos multicamada e o cabo electrico em lã de rocha com alumínio ? dava resultado ?

Imagem
Cpts.
Energy
ace.crash
Curioso
Curioso

Mensagem por ace.crash »

envolva este em manga apropriada e resistente ao calor, e protegido por ID de 0.03A

qual é a manga apropriada que recomenda e o que é "ID de 0.03A" ?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas

O mais apropriado e recomendavél, é não fazer esse tipo de instalação, agora pode minimizar os riscos utilizando uma manga deste tipo http://pt.made-in-china.com/co_wangping ... ynhgy.html
"ID 0.030A" interruptor diferencial de 30mA

ace.crash Escreveu:
envolva este em manga apropriada e resistente ao calor, e protegido por ID de 0.03A

qual é a manga apropriada que recomenda e o que é "ID de 0.03A" ?
Cpts.
Energy
Professor
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 jul 2009, 12:03

Mensagem por Professor »

Boa tarde,

Vai por aqui alguma confusão.
Primeiro, a temperatura permanente que o isolamento do cabo XV (isolado a polietileno reticulado) suporta é de 90ºC. Acima deste valor o isolamento sofre envelhecimento que será tanto mais acelerado quanto mais elevada for a temperatura.

Faço notar que esta temperatura não é a temperatura ambiente.... é a temperatura que o isolamento pode suportar. Se na conduta que refere for expectável ter temperatura de 90ºC (ou mais), então o cabo deixa de ter capacidade de condução de corrente elétrica já que isso provocará perdas por efeito de joule e um aquecimento do isolamento acima da sua tamperatura admissível de funcionamento.

É certo que o polietileno reticulado pode suportar temperaturas superiores à referida, mas por curtos espaçosde tempo (segundos).

Esclarecido isto, importa frisar que, independentemente da temperatura que o cabo suporte, fazer o que está a preconizar é proibido. Se o fizer, e um dia existir algum problema (morte de alguém), poderá ser responsabilizado criminalmente. Uma vez que já foi aviso aqui por várias pessoas, deixará de ser morte por negligência...

Cumprimentos
PEMICO
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 fev 2010, 16:57

Mensagem por PEMICO »

Boas, se não consegue arranjar uma outra solução legal ou regulamentar, recomendo transformar a conduta de 150 em 2. Talvez consiga passar uma nova conduta com o diâmetro minimo (100) só para os gases de combustão do esquentador dentro da conduta existente (150), e passar entre as duas condutas um tubo de protecção para o cabo eléctrico em questão, e os tubos multicamada existentes.
Abraço.
P.T.
Anexos
conduta em 2.pdf
(5.13 KiB) Transferido 191 vezes
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Oh pessoal, cuidado com as ideias que dão. Ainda podem ir parar a tribunal se der para o torto.

Cump.
Mário
Responder

Voltar para “Dúvidas”