Motor por vezes,no arranque,inverte o sentido
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 10 abr 2013, 21:34
Motor por vezes,no arranque,inverte o sentido
Como no título,por vezes,o motor arranca no sentido inverso. O arranque é directo (contactor)e esta situação é rara mas acontece.
Qual será a causa.Obrigado.
Qual será a causa.Obrigado.
- xicodac
- Curioso
- Registado: 30 abr 2008, 20:11
- Been thanked: 2 times
Re: Motor por vezes,no arranque,inverte o sentido
Bom Dia
Caro joseoliveira o dito motor deve ser monofasico , se for o caso deve trocar de condencadorde arranque.
Caro joseoliveira o dito motor deve ser monofasico , se for o caso deve trocar de condencadorde arranque.
-
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Viva!
A nível de comando é possível inverter o sentido de rotação? Se sim, ver em primeiro lugar o esquema de comando do motor!
Se não, e sendo trifásico, convém medir o consumo por fase e medir a voltagem nos terminais do motor, com um multímetro de baixa impedância, a ver se detecta alguma assimetria, entre fases, que possa causar esse arranque ao contrário!
Cumps,
Bruno
A nível de comando é possível inverter o sentido de rotação? Se sim, ver em primeiro lugar o esquema de comando do motor!
Se não, e sendo trifásico, convém medir o consumo por fase e medir a voltagem nos terminais do motor, com um multímetro de baixa impedância, a ver se detecta alguma assimetria, entre fases, que possa causar esse arranque ao contrário!
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
-
Não tem comando para inverter o sentido de rotação,aliás,é mesmo esse o problema ao inverter (no arranque e raramente) danifica o sistema mecânico que está a acionar.
A sequência de fases não me é possível verificar (está em Moçambique),no entanto,posso adiantar que a informação que me chega,este fenómeno acontece após um corte de energia.Poderá ser má qualidade da energia(incorrecta desfasagem das fases ou da fase que define o sentido de rotação).Obrigados pela atenção.
A sequência de fases não me é possível verificar (está em Moçambique),no entanto,posso adiantar que a informação que me chega,este fenómeno acontece após um corte de energia.Poderá ser má qualidade da energia(incorrecta desfasagem das fases ou da fase que define o sentido de rotação).Obrigados pela atenção.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Bem, se é em Moçambique e se é um motor assincrono trifásico, não estou a ver outra hipotese. É instalar um relé de controlo de sequencia de fases, já que a rede lá, deixa muito a desejar em termos de qualidade. Falo por experiencia própria.joseoliveira.prd Escreveu:Não tem comando para inverter o sentido de rotação,aliás,é mesmo esse o problema ao inverter (no arranque e raramente) danifica o sistema mecânico que está a acionar.
Um motor assicrono não muda de sentido, sem haver motivos para isso (alteração do campo girante). Está depende apenas e só da rede.
Já os motores monofásicos é que se lhe der um "encontrão" é que podem mudar de sentido (e só em alguns motores, por exemplo os de arranque por interruptor centrifugo).
-
Ok.Penso,também,residir aí o problema e procurar solucioná-lo dessa forma não vejo alternativa.Gostaria de expôr uma situação idêntica em Portugal com um motor menos potente (3kW,Moçambique 10kW) que vim a verificar ser causada por fadiga do discontactor que por qualquer razão perturbava uma fase.
Obrigado pela ajuda que me foi muito útil principalmente pelo conhecimento das características da rede de Moçambique.
Obrigado pela ajuda que me foi muito útil principalmente pelo conhecimento das características da rede de Moçambique.