cabo de terra a servir de neutro

Responder
gamarras
Curioso
Curioso
Registado: 28 mai 2007, 08:52

cabo de terra a servir de neutro

Mensagem por gamarras »

Boas pessoal gostaria de se fosse possivel tirar uma duvido .
Pelo regulamento posso utilizar<o cabo de terra por cabo neutro desde que esteja azul ( com fita ou manga )

Um abraço
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: cabo de terra a servir de neutro

Mensagem por nelmindo »

De acordo com as regras técnicas, em acaso algum deve ser utilizado o cabo de "terra" para outra coisa qualquer.
Apenas em determinadadas situações, em que os regimes de terra são diferentes do TT ou IT e mesmo assim é preciso cumprir algumas recomendações.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

penso que a sua duvida é:

tendo eu um cabo, com revestimento verde/amarelo, posso usar este cabo como condutor de NEUTRO ?! se for essa a duvida então a minha opinião com base em algumas experiencias que já tive é:

- se poder evitar deve mesmo faze-lo, mas também já tive casos em que se "forrou" o cabo com manga retrátil com a cor pretendida e a vistoria da certiel não levantou qualquer problema.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
soares469
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 02 set 2012, 22:59

Mensagem por soares469 »

boas,

não pode utilizar condutor de terra a servir de neutro mesmo com manga

retirado do site da CERTIEL

Posso utilizar um condutor verde/amarelo como condutor de fase ou neutro, identificando-o com fita isoladora ou manga termo-retráctil da cor correspondente?

Não é permitido utilizar condutor verde/amarelo como fase ou neutro mesmo com as identificações referidas.

aqui fica o link http://www.certiel.pt/web/certiel/insta ... cao-rsiuee

cump.
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Suponho que antes era possível desde que estivesse devidamente identificado. Atualmente não é permitido.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

eng_jersilva Escreveu:penso que a sua duvida é:

tendo eu um cabo, com revestimento verde/amarelo, posso usar este cabo como condutor de NEUTRO ?! se for essa a duvida então a minha opinião com base em algumas experiencias que já tive é:

- se poder evitar deve mesmo faze-lo, mas também já tive casos em que se "forrou" o cabo com manga retrátil com a cor pretendida e a vistoria da certiel não levantou qualquer problema.

quando falei "casos em que se "forrou" o cabo com manga retrátil com a cor pretendida" foi para um caso entre fase e neutro, não com o condutor verde/amarelo, agora também fiquei na dúvida:

só é proibido fazer esta "troca" quando esta em causa o uso de cabo verde/amarelo e um outro, ou é proibido fazer para todos os condutores?

obrigado.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
soares469
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 02 set 2012, 22:59

Mensagem por soares469 »

boas,
é proibido para todos os condutores, cada condutor tem a sua função especifica imaginemos que apanhamos um trabalho feito por sapateiro que deixou o fio terra a fazer de fase num interruptor e não foi isolado um gajo mete a mão á confiança e apanha logo uma "brasa" :wink:

por exemplo queremos fazer uma comutação de lustre com cabo 3X1.5mm e como não podemos utilizar nem fio terra nem azul.

a solução pela certiel é ulitizar cabo de trifasico(5 condutores) e utilizar apenas condutores de fase (castanho,preto,cinzento) os condutores que sobram (neutro e terra) têm que ficar desligados e isolados com ligador "wago".

cump.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

soares469 Escreveu:boas,
é proibido para todos os condutores, cada condutor tem a sua função especifica imaginemos que apanhamos um trabalho feito por sapateiro que deixou o fio terra a fazer de fase num interruptor e não foi isolado um gajo mete a mão á confiança e apanha logo uma "brasa" :wink:

por exemplo queremos fazer uma comutação de lustre com cabo 3X1.5mm e como não podemos utilizar nem fio terra nem azul.

a solução pela certiel é ulitizar cabo de trifasico(5 condutores) e utilizar apenas condutores de fase (castanho,preto,cinzento) os condutores que sobram (neutro e terra) têm que ficar desligados e isolados com ligador "wago".

cump.

mas o nosso caso não é o que exemplificou mas sim forrar o cabo com manga á cor a pretendida.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”