Potência (arranque) elevador

Illusion4u
Curioso
Curioso
Registado: 12 jun 2007, 22:51

Re: Potência (arranque) elevador

Mensagem por Illusion4u »

ENERGY Escreveu:Boas
Se querem poupar coloquem interruptores horários nos ventiladores (extratores) para que funcionem apenas num determinado periodo de tempo das refeições, pequeno, almoço, jantar.
Iluminação de escada com lampâdas economizadores, e comandadas por sensores, etc, etc.
Tudo isso está feito. Excepto lâmpadas economizadoras, pois o arranque constante e num curto espaço de tempo pelos sensores ia estragar as lampadas rapidamente.

No hall de entrada e elevadores já estão lampadas led e a análise custo benefício que fiz não compensa as mesmas nos outros andares.
Illusion4u
Curioso
Curioso

Josecalado Escreveu:Na minha opinião acho que está a levantar um problema com muito poucas possibilidades de acontecer, porque mesmo na falta de energia, quando esta é reposta dificilmente tem os elevadores a trabalhar a não ser que existem dois utentes a fazer a chamada ao mesmo tempo, o que não é pouco provável.

Cumprs.
No sistema instalado caso ocorra falha faz os elevadores voltam ao ultimo andar, logo que a energia é resposta.

As bomba de água arrancam por falta de pressão.

Os sensores de luz também arrancam todos, e os ventiladores desde que estejam no horário de funcionamento.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Assim sendo, já não há muito por onde poupar, a não ser mesmo pela diminuição da potência contratada, sempre são 5€+- mensais por cada escalão que conseguir baixar.
Illusion4u Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
Se querem poupar coloquem interruptores horários nos ventiladores (extratores) para que funcionem apenas num determinado periodo de tempo das refeições, pequeno, almoço, jantar.
Iluminação de escada com lampâdas economizadores, e comandadas por sensores, etc, etc.
Tudo isso está feito. Excepto lâmpadas economizadoras, pois o arranque constante e num curto espaço de tempo pelos sensores ia estragar as lampadas rapidamente.

No hall de entrada e elevadores já estão lampadas led e a análise custo benefício que fiz não compensa as mesmas nos outros andares.
Cpts.
Energy
Illusion4u
Curioso
Curioso

Foi feita a redução e na pior situação o diferencial aguentou.

Agora surge-me outra questão.

Temos um grupo hidropressor que consiste em duas bombas de 3kW que funcionam alternadamente, com depósito de membrana.

Elas fazem cerca de 30 arranques por dia.

É audível o golpe de ariete cada vez que elas ligam e desligam, pelo que se torna chato.

Até que ponto compensa um variador de frequência?
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

pode colocar um arrancador progressivo, praticamente desaparece o golpe de ariete....com variador terá que complicar mais a coisa, pois terá que colocar um transdutor de pressão a "lêr" a linha hidráulica, o que na minha opinião será o melhor para uma instalação com muito uso.....

mas antes de avançar com a coisa, já verificou se o deposito não é pequeno demais?
Jaime Reis
Illusion4u
Curioso
Curioso

O depósito é de 300l.

É de um prédio de 6 andares, com 3 habitações por andar.

A bomba está a ligar aos 4 bar e a desligar aos 6.

De facto, e só agora estive a perceber a diferença entre soft starter e o variador de frequência, não faz sentido este ultimo nesta aplicação além obviamente da diferença de preço. (500 para 150€)

Obrigado.
Illusion4u
Curioso
Curioso

Este adequa-se à bomba?

http://www.inverterdrive.com/OrderCode/19531/

E este para os elevadores? (http://img201.imageshack.us/img201/9833 ... 184326.jpg)

De modo a ver os preços que a EMA quer mandar, quando por exemplo pediam 5000€ pelos dois elevadores da instalação de um variador de frequência.

http://www.inverterdrive.com/group/Soft ... t-Starter/
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

não estou familiarizado com essas marcas, de qualquer maneira lembro que só empresas credenciadas é que podem fazer alterações aos elevadores...a maquina que tem está homologada para esse fim, qualquer alteração executada por pessoal não autorizado é uma violação grave com responsabilidades civis e criminais, infelizmente , quanto a isso , estamos reféns das empresas de elevadores, temos que nos sujeitar aos preços por eles praticados...temos é que procurar melhor qualidade/preço...
Jaime Reis
Illusion4u
Curioso
Curioso

Sim quanto aos elevadores eu sei, o que vale é que o período de contrato está a acabar pelo que a negociação é mais fácil.

De qualquer modo era apenas para saber a adequação, ou se havia mais aspectos nos modelos que deva estar atento.

Os que apresentei por exemplo, possuem o by-pass, o que pelo que li é melhor pois quando o motor atinge o regime nominal funciona como um contator e não há perdas.

Se quiseres podes sugerir outros, estes apenas me foram mais facil de encontrar online para dar um exemplo.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”