Boa Tarde!
Agradecia se possivel a vossa ajuda na seguinte questão:
Existe alguma forma rápida de calcular a secção e a protecção de uma alimentação principal que irá ligar a um quadro eléctrico como o seguinte:
O cabo e a proteccção a dimensionar irá alimentar/proteger o seguinte equipamento:
4 diferenciais 4x25/300mA e respectivos disjuntores para circuitos tomadas\iluminacao...
2 diferenciais 4x40/300mA e respectivos disjuntores para circuitos tomadas\iluminacao...
8 diferenciais 4x63/300 mA e respectivos disjuntores para circuitos tomadas\iluminacao...
Desde já o meu Obrigado!
Definir Seccao\ Protecção de Cabo Eléctrico
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Re: Definir Seccao\ Protecção de Cabo Eléctrico
Boas
Que tal começar por fazer o somatório dos vários equipamentos a ligar na instalação, para depois determinar a secção do cabo, etc.
Que tal começar por fazer o somatório dos vários equipamentos a ligar na instalação, para depois determinar a secção do cabo, etc.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
muras Escreveu:Boa Tarde!
Agradecia se possivel a vossa ajuda na seguinte questão:
Existe alguma forma rápida de calcular a secção e a protecção de uma alimentação principal que irá ligar a um quadro eléctrico como o seguinte:
O cabo e a proteccção a dimensionar irá alimentar/proteger o seguinte equipamento:
4 diferenciais 4x25/300mA e respectivos disjuntores para circuitos tomadas\iluminacao...
2 diferenciais 4x40/300mA e respectivos disjuntores para circuitos tomadas\iluminacao...
8 diferenciais 4x63/300 mA e respectivos disjuntores para circuitos tomadas\iluminacao...
Desde já o meu Obrigado!
boas
o calculo da secção do cabo é em função da potencia a instalar e não do nº de disjuntores a montar num quadro
Jaime Reis
boas,
acrecento ainda que circuitos de tomadas sejam protegidos por 30mA mesmo estando dentro de edificio.
de 300mA é para iluminação se estiver dentro de edificio, se for no exterior ou dentro de WC por exemplo utiliza se de 30mA.
cump.
acrecento ainda que circuitos de tomadas sejam protegidos por 30mA mesmo estando dentro de edificio.
de 300mA é para iluminação se estiver dentro de edificio, se for no exterior ou dentro de WC por exemplo utiliza se de 30mA.
cump.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
As respostas à sua dúvida já foram dadas.soares469 Escreveu:boas,
cump.
boas coleganelmindo Escreveu:As respostas à sua dúvida já foram dadas.soares469 Escreveu:boas,
cump.
atenção que não fui eu que coloquei o post com duvidas, só estava a dar um conselho ao "muras"

- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Desculpe lá, li na diagonal, pensei que era o mesmo utilizador. LOLsoares469 Escreveu:boas coleganelmindo Escreveu:As respostas à sua dúvida já foram dadas.soares469 Escreveu:boas,
cump.
atenção que não fui eu que coloquei o post com duvidas, só estava a dar um conselho ao "muras"