Formação CERTIEL - Instalações Fotovoltaicas 2013
Formação CERTIEL - Instalações Fotovoltaicas 2013
Boas a todos os foristas...
Deixo aqui disponíveis os ficheiros hoje entregues na formação CERTIEL - Instalações Fotovoltaicas 2013.
mirandes
Deixo aqui disponíveis os ficheiros hoje entregues na formação CERTIEL - Instalações Fotovoltaicas 2013.
mirandes
- Anexos
-
- Manual de formando-fotovoltaicas v3 2013 03 25.pdf
- manual da formação entregue na formação em Lisboa
- (4.18 MiB) Transferido 292 vezes
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Re: Formação CERTIEL - Instalações Fotovoltaicas 2013
Muito obrigado pela partilha
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
viva,
grande partilha obrigado.
ja agora aproveito...na semana passada falei com um engenheiro da dgeg e disse me que ainda não há curso para um gajo se inscrever depois como tecnico responsavel.
só mesmo como electricista com curso ou engenheiro electro-tecnico.
se eu quiser fazer um curso de tecnico de instalação de sistemas solares e fotovoltaicos depois não me posso inscrever como tecnico responsavel?
cumps.
grande partilha obrigado.
ja agora aproveito...na semana passada falei com um engenheiro da dgeg e disse me que ainda não há curso para um gajo se inscrever depois como tecnico responsavel.
só mesmo como electricista com curso ou engenheiro electro-tecnico.
se eu quiser fazer um curso de tecnico de instalação de sistemas solares e fotovoltaicos depois não me posso inscrever como tecnico responsavel?

cumps.
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Been thanked: 1 time
A inscrição de técnico responsável é para instalações eléctricas.soares469 Escreveu: se eu quiser fazer um curso de tecnico de instalação de sistemas solares e fotovoltaicos depois não me posso inscrever como tecnico responsavel?![]()
A formação profissional de técnico instalador de sistemas solares fotovoltaicos - referencial ANQEP 522212 - não é o mesmo que formação em instalações eléctricas.
Apenas certifica que está capacitado para executar aquele tipo específico de instalação.
E apenas para quem ligar alguma importância à certificação (especificamente, empregadores e clientes), já que, à excepção das profissões regulamentadas, como é o caso de TRIESP, as profissões passaram a ser de acesso livre.
Ou seja, em vez de ser criado o CAP para instalador fotovoltaico, que nunca existiu, extinguiram muitos outros, como foi o de instalador de sistemas solares térmicos, que era regulada pela DGEG.
Ver:
- Decreto-Lei n.º 92/2011
- Portaria n.º 48/2012
- Portaria n.º 228/2012
E em casos de microprodução, por exemplo, para a certificação da instalação continua a ser necessário um técnico responsável de execução, que não tem necessariamente de ter formação em instalações fotovoltaicas.
boas, amigo lotanLOTAN Escreveu:A inscrição de técnico responsável é para instalações eléctricas.soares469 Escreveu: se eu quiser fazer um curso de tecnico de instalação de sistemas solares e fotovoltaicos depois não me posso inscrever como tecnico responsavel?![]()
A formação profissional de técnico instalador de sistemas solares fotovoltaicos - referencial ANQEP 522212 - não é o mesmo que formação em instalações eléctricas.
Apenas certifica que está capacitado para executar aquele tipo específico de instalação.
E apenas para quem ligar alguma importância à certificação (especificamente, empregadores e clientes), já que, à excepção das profissões regulamentadas, como é o caso de TRIESP, as profissões passaram a ser de acesso livre.
Ou seja, em vez de ser criado o CAP para instalador fotovoltaico, que nunca existiu, extinguiram muitos outros, como foi o de instalador de sistemas solares térmicos, que era regulada pela DGEG.
Ver:
- Decreto-Lei n.º 92/2011
- Portaria n.º 48/2012
- Portaria n.º 228/2012
E em casos de microprodução, por exemplo, para a certificação da instalação continua a ser necessário um técnico responsável de execução, que não tem necessariamente de ter formação em instalações fotovoltaicas.
obrigado tou mais esclarecido

Porque nao consigo ver os anexos deste tópico?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
Porque ainda não reúnes condições para teres acesso privilegiado.lucho8sm Escreveu:Porque nao consigo ver os anexos deste tópico?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 13 ago 2013, 07:57
em vez de ser criado o CAP para instalador fotovoltaico, que nunca existiu, exting