Partida de motores trifásicos

Responder
josiascarollo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 abr 2013, 22:13

Partida de motores trifásicos

Mensagem por josiascarollo »

Olá pessoal, tenho uma pergunta:
Tenho um motor trifásico de 40 cv para 220/380V, necessito ligar este motor em estrela triangulo, em qual das opções abaixo o motor poderá ser ligado?? Justifique a sua resposta:

a) Tensão entre fases 220V.
b) Tensão entre fases 380V.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Partida de motores trifásicos

Mensagem por nelmindo »

josiascarollo Escreveu:Olá pessoal, tenho uma pergunta:
Tenho um motor trifásico de 40 cv para 220/380V, necessito ligar este motor em estrela triangulo, em qual das opções abaixo o motor poderá ser ligado?? Justifique a sua resposta:

a) Tensão entre fases 220V.
b) Tensão entre fases 380V.
A) porque o arranque pelo método estrela-triângulo, o "truque" é aplicar uma tensão mais baixa (220V), a um motor que deveria de funcionar a uma tensão mais alta (380V). Ora como a tensão é mais baixa, a corrente de arranque obviamente será também mais baixa. Quando o arranque estiver quase finalizado, aí sim, rapidamente com o uso de contatores constrói-se um motor para funcionar à tensão certa (220V), obtendo assim a potência necessária para o processo em causa, já que se continuar assim com ligação inicial, vamos ter um motor "subdimensionado".

Pelos termos usados, parece que a sua localização situa-se no Brasil, já que aqui na Europa, já a algum tempo que não existem tensões compostas normalizadas de 380V.

Se fizer pesquisa aqui no forum este tema já foi debatido.

Outro ponto, aqui não promovemos respostas a testes académicos. Se não for o caso, ignore a recomendação.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”