Boa noite,
Tenho uma duvida que quero partilhar com vocês.
Como programo um pressostato/vacuoestato de ref: ISE30A num autómato LOGO SIEMENS?
Com os melhores cumprimentos
Tiago Simões
Programação de um pressostato/ vacuoestato num Autómato
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
Re: Programação de um pressostato/ vacuoestato num Autómato
boas
o que apresenta não é um pressostato , mas sim um transdutor de pressão
no automato tem que activar uma entrada analogica (4-20mA)
tens que ver que tipo de PLC tens, se tem entradas analogicas, e se estas são de 0-10V ou 0-20mA, se forem de 0-10V tens que usar um conversor tensão/corrente
o que apresenta não é um pressostato , mas sim um transdutor de pressão
no automato tem que activar uma entrada analogica (4-20mA)
tens que ver que tipo de PLC tens, se tem entradas analogicas, e se estas são de 0-10V ou 0-20mA, se forem de 0-10V tens que usar um conversor tensão/corrente
Jaime Reis
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Tem sérias dúvidas naquilo que te comprometeste fazer.tsimoes Escreveu:Boa noite,
Tenho uma duvida que quero partilhar com vocês.
Como programo um pressostato/vacuoestato de ref: ISE30A num autómato LOGO SIEMENS?
Com os melhores cumprimentos
Tiago Simões
1º- esse pressostato não deve ser programável, mas sim parametrizável.
2º- o "Logo" que tens, tem entradas analógicas? É que se forem só digitais, só podes usar a função pressostato e lógica PNP.
3º por falar em lógica PNP, o relé programável "LOGO" é a 24VDC ou 230AC? É que se for AC, por mais que tentes, ligar directo é impossível com a configuração que pretende. Terá que usar mais componentes.
4º- Se usar a parte/função analógica, do ISE30A, mesmo que o "Logo" tenha entradas analógicas, vai ter uma resolução/sensibilidade baixa. Geralmente as analógicas que costumam ter são do tipo 0-10V e o transdutor é parametrizável de 0-5V apenas.
5º- Se usar Digitais, a lógica é fácil de mais para estar a explicar aqui, se for Analógicas, é usar as funções de comparador que existem quando estamos a programar o "Logo", "à lá pata" ou em ambiente PC.
Abra o jogo e explique o que quer fazer.
Obrigado Jame Reis, agora a parte complicada é programar uma entrada analógica. É a primeira vez que trabalho com Siemens, durante o curso sempre trabalhei com OMRON.
Eu vou explicar, o meu projeto tem como objetivo medir pressões de vácuos de robôs e Pressão de entrada e saída de grippers, com os valores que podemos ver no display do aparelho podemos chegar à conclusão se os robôs estão com pressão adequada para exercer a sua função
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Podes ligar o pressostato via PNP, uma luz de aviso por exemplo (um sinalizador de torre), assim não precisas do LOGO para nada. Mas se podes ler o que está no display, isso é dispensável.tsimoes Escreveu:Eu vou explicar, o meu projeto tem como objetivo medir pressões de vácuos de robôs e Pressão de entrada e saída de grippers, com os valores que podemos ver no display do aparelho podemos chegar à conclusão se os robôs estão com pressão adequada para exercer a sua função
Assim que a pressão negativa for atingida, o pressostado até muda de cor e tudo. Assim consegues monitorizar o que pretende.
É que ainda não percebi o papel do "LOGO" no meio disto tudo, porque se mete robots (ABB, KUKA ou Mitshubichi), eles costumam ter entradas digitais para estas coisas, que se as incluirmos na programação, até podemos congelar o processo e sinalizar com saídas digitais que estamos sem pressão, para fazer vácuo.
O suporte vais ser ligado ao robô a partir de uma ficha de 15 pinos, é o que faz a comunicação entre o robô e o equipamento que irá medir valores.
A função do LOGO é ativar entadas analógicas dos display pois o projeto tem ao todo 16 pressotatos/ vácuostato.
O display d autótamo irá informar se a pressão está adequada.
Estas informações foram-me dadas por o Orientador da empresa
A função do LOGO é ativar entadas analógicas dos display pois o projeto tem ao todo 16 pressotatos/ vácuostato.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
tsimoes Escreveu:O suporte vais ser ligado ao robô a partir de uma ficha de 15 pinos, é o que faz a comunicação entre o robô e o equipamento que irá medir valores.
os transdutores que tem , não têm inputs, só output, analogico/digital(NPN), nos aparelhos tem que definir a rampa de trabalho e o set point de actuação, e a respectiva banda-morta, quando actuado, usa o estado que vai "picar" a entrada do automato LOGO, aqui usa o sinal digital. Se usa o valor analogico, o valor de leitura do trandutor(sinal 4-20mA ou 0.6-5V) é introduzido no automato , e no LOGO define qual o setpoint de actuação e a banda-morta a usar, programando.
se usar o sinal analogico, aconselho o uso de sinal 4-20mA, é mais facil de trabalhar, mais fiavel, e não precisa de conversão/amplificação( se usar o sinal de 0.6-5V vai ter que converter para 0-10V)
observe primeiro o LOGO que tem, quais as entradas de dispõe...
Jaime Reis