meo a fazer de antena

Responder
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

meo a fazer de antena

Mensagem por quero aprender »

vamos imaginar que temos um amplificador um modulo de fm e uhf , todos aqueles modulos que voçês tão bem conheçem para trabalhar com a antena ...
mas vamos agora supor que o cliente pede uma alteração ao projecto e já não quer nenhuma antena instalada ...
o cliente quer tv no edificio por cabo , pela meo ...

visto que no meu ATE principal , tenho os meus amplificadores e derivadores , para a meo eu não necessito de nada , certo ?
ou seja a meo chega coloca o cabo no meu amplificador e xuta para golo certo ?

todos aqueles modulos que falamos inicialmente são para esqueçer certo ?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Been thanked: 12 times

Re: meo a fazer de antena

Mensagem por Varejo »

Boas, no tempo do RITA é que os construtores faziam contratos com a TV Cabo ou outros operadores e não colocavam antenas nem nada, com o ITED isso mudou, já não existem contratos diretos em fase de obra.

De qualquer forma se for para injectar sinal MEO, tanto pode ser pela fibra, coaxial(CATV) ou par-de-cobre, mas isto depende do nº de frações do "prédio", se são do mesmo proprietário etc.

Mas não precisam de alterar o ITED para se injectar sinal.

p.s que tipo de edifício falamos?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

sim , sim isso eu sei ...
a questão é o amplificador , o modulo de fm e uhf , todos aqueles modulos só servem para a antena ? certo ?

para a meo isso não é necessario , correcto ?
zguloso
Curioso
Curioso
Registado: 19 set 2009, 22:32

Mensagem por zguloso »

Boas, se falarmos de um edifício multi-familiar com mais de 2 fracções ,esse edifício deverá ter as antenas previstas, com as devidas colunas montantes.
O meo é apenas um serviço de um operador, e este utiliza as infra-estruturas para chegar ao cliente. Mesmo que uma fracção (ou todas as fracções) tenha um serviço pago, não esquecer que além disso deverá ter também disponível o sinal de FM e de TDT, daí a obrigatoriedade de instalar as antenas.

Cumprimentos,

Z
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

quero aprender Escreveu:sim , sim isso eu sei ...
a questão é o amplificador , o modulo de fm e uhf , todos aqueles modulos só servem para a antena ? certo ?

para a meo isso não é necessario , correcto ?
Boas, sim!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Been thanked: 1 time

Mensagem por Duarte82 »

De uma forma resumida: imagina que no edifício, tens 2 inquilinos, um quer MEO e o outro não está disposto a pagar a TV por cabo. O segundo fica sem TV?? Edifícios multi-familiares devem ter as antenas previstas, está no manual ITED-2.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

Duarte82 Escreveu:De uma forma resumida: imagina que no edifício, tens 2 inquilinos, um quer MEO e o outro não está disposto a pagar a TV por cabo. O segundo fica sem TV?? Edifícios multi-familiares devem ter as antenas previstas, está no manual ITED-2.
sim , sim isso eu sei , mas a questão não é essa , estou só a falar a nivel de equipamento , pois como disse tenho amplificador , o modulo de fm e uhf , todos aqueles modulos só servem para a antena ... e e ... se para a meo isto era de facto necessario , essa é a questão ...
mas hoje falei com os tipos da meo e eles disseram que esses modulos da antena para eles não são necessarios e mais , nem é por aí que entra o sinal deles ...
logo era o que eu temia , todo aquele equipamento para a antena não vai servir para nada ...

mas obrigado pelos prontos lembretes...

um forte obrigado
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

meus amigos profs ... tendo nós um edificio certificado com todas as tomadas com os valores de ited ... e com a antena de tv a imagem é impec , 5 estrelas ... mas agora querem meo , desligo o circuito da antena ( cabo ) e a meo entra com o sinal deles , e a partir de então a imagem da tv é bue má chuva e a meo imputa a responsabilidade a mim dizendo que os meus amplificadores estão altos ...

isso é problema meu ?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, o que é isso se amplificadores altos? empresta-lhes uma escada... :mrgreen:

Isto de deitar culpas aos outros é fácil, eles nem deveriam injectar pelo MATV, quando muito pelo CATV!

Isso é ITED1 ou 2?

Eles estão a injectar que nível de sinal?

O prédio tem quantas frações?

p.s se a instalação está a cumprir o projeto e manual ITED, nunca te podem atribuir culpas!
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

Varejo Escreveu:Boas, o que é isso se amplificadores altos? empresta-lhes uma escada... :mrgreen:

Isto de deitar culpas aos outros é fácil, eles nem deveriam injectar pelo MATV, quando muito pelo CATV!

Isso é ITED1 ou 2?
É ITED 1

Eles estão a injectar que nível de sinal?
Isso não disseram ao certo umas vezes era 80 depois já era 90 depois 95...

O prédio tem quantas frações?
9 pisos

p.s se a instalação está a cumprir o projeto e manual ITED, nunca te podem atribuir culpas!
tendo eu já toda a instalação certificada e dentro dos valores de ited sou eu agora que tenho que adaptar a instalação à meo ?
eu segui as ordens do ited a partir daí temos pena ...
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, essa faz-me lembrar uma instalação de uso profissional que fiz(sem projeto ITED), levou rede estruturada nova coaxial incluído, recebia o CATV da rua vinha a 1 TAP no bastidor e ia em estrela para as tomadas, portanto pouca perda nos passivos.

Eles pediram TV Cabo, as TV´s tinham "chuva", e os amigos da TV Cabo, "tem de dizer ao electricista para meter aqui uns amplificadores"!

Telefonam para mim e comecei a rir, por me estarem a culpar pela má imagem!

Disse para telefonar para eles, e marcarem um dia para testar o nível de sinal de entrada deles, porque esse seria o problema.

Quando lá foram confirmaram que estavam a entrar com pouco sinal, como tal a culpa era deles e não da instalação.

Lá pediram desculpa e foram reforçar a "rede"!
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

no meu caso dizem que tenho sinal a mais ...
eu estou tranquilo , o meu trabalho está aprovado pelo ISQ ...
valores em todas as tomadas dentro do pretendido pelo ited ...

agora das duas uma , ou a minha empresa me manda lá ir , ou os doutores da meo que façam pela vida ...

mas cá por mim , está feito :!:
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”