Pessoal,
Estou a fazer um projecto a nivel industrial, no entanto estou com problemas no dimensionamento de cabos, em que para a protecção que tenho apena necessito de um cabo de 25mm2, no entanto como são 190mt por forma a satisfazer o Icc tenho de passar para 70mm2. É quase 3 vezes mais.
É mesmo assim?
O que se poderia fazer para não ter de subir tanto a secção?
Prob. c/ dimensionamento de cabos Comp. vs Icc
- joaopequeno
- Curioso
- Registado: 06 ago 2008, 08:51
- Been thanked: 1 time
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Re: Prob. c/ dimensionamento de cabos Comp. vs Icc
Boas
O que é que a corrente de curto circuito têm haver com o comprimento?
O que é que a corrente de curto circuito têm haver com o comprimento?
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
- joaopequeno
- Curioso
- Registado: 06 ago 2008, 08:51
- Been thanked: 1 time
Ao efectuar o calculo das condições todas para o dimensionamento do cabo, tem de satisfazer a queda de tensão admisivél, a actuação para a protecção a instalar, a fadiga e a corrente de curto circuito.
Para qualquer cabo tem de se satisfazer estas condições.
Ora uma vez que os comprimentos são elevados, interferem no cálculo, calculo esse que me obriga a passar de 25mm2 para 70mm2 num caso, outros é mais.
O comprimentos está associado ao calculo da resistividade do cabo pois sendo CU ou AL há um valor por metro que depois vai variar em função do comprimento.
Para qualquer cabo tem de se satisfazer estas condições.
Ora uma vez que os comprimentos são elevados, interferem no cálculo, calculo esse que me obriga a passar de 25mm2 para 70mm2 num caso, outros é mais.
O comprimentos está associado ao calculo da resistividade do cabo pois sendo CU ou AL há um valor por metro que depois vai variar em função do comprimento.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Sim isso é possível de acontecer. Só vendo um caso concreto mas é possível. E deve-se ao facto do dispositivo de proteção ter de actuar para a corrente de curto-circuito mínima, ou seja, no fim da canalização (ponto terminal). A proteção tem de "ver" o defeito e ser capaz de atuar em tempo "útil".
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Não é bem assimDuzia12 Escreveu:Faça o cálculo com disjuntores que o problema desaparece acho eu!