só gostava de tirar uma dúvida, estou a remodelar uns apartamentos já com 40 anos onde a instalação elétrica foi toda remodelada como manda a lei

_faisca Escreveu:Boa noite,
São dois apartamentos no total do edificio. A alimentação do edificio é feita apartir de uma caixa portinhola pequena que está na parede exterior do edificio,é um prédio muito antigo não sei se eles querem alterar a coluna montante. Uma habitação já tem contador e a outra também já teve mas agora esteve muito tempo desabitada e o proprietario renovou-a e quer colocar de novo um contador mas de certo que a Edp vai exigir certificação da mesma.
_faisca Escreveu:boas colega,
já tive uma situação em que o fiscal da edp pediu certificação de uma instalação onde já tinha um contador mas foi efetuado um corte por falta de pagamento. Quando se pediu para voltar a ligar ele disse que só colocava o contador após certificação da mesma uma vez que houve alterações na instalação. Vamos indo vamaos vendo. obrigado
Duzia12 Escreveu:Resumindo se houver alterações para melhor não se pode alterar o quadro da habitação?
Eu alterei o meu, para um geral de 2x63A-300 mA e dois diferencias um de 2x25A-10 mA e outro 2x40A-30mA e respetivas saídas só que tenho uma saída trifásica que ramifica em monofásico e eu isso sei que não posso instalar mais que 3,45 KVA mas se precisar tenho de mudar o circuito, mas não tenho espaço no quadro a não ser que ponha só um diferencial há cabeça. Tenho de instalar uma calha com 3 circuitos monofásicos e separar as instalações e as cargas.