joaoosvaldo Escreveu:Josecalado Escreveu:Penso que o telecomando terá de atuar em toda a iluminação de emergência do estabelecimento; eu nas instalações que tenho efetuado tenho sempre feito desta forma e sem problemas, no entanto o que acontece é que o utilizador no final do dia não passa cartão ao telecomando e é como se não existisse, eu pessoalmente já tenho adaptado o sistema de forma a funcionar em modo automático, com os parâmetros dados pelo cliente.
Cumpr.
Realmente o utilizador está-se nas tintas pro telecomando e um funcionamento automático é a melhor solução mas apenas se os horários de funcionamento forem certinhos caso contrário não serve!
Nos edifícios recebendo público em que existe uma empresa de segurança no edifício aí sim acredito que o telecomando funcione bem porque actuar no telecomando pode passar a ser uma das funções do segurança.
Existe também alguma confusão no funcionamento do telecomando que é a seguinte:
- É o dispositivo que coloca em repouso os blocos autónomos a partir de um ponto central;
- Este dispositivo só actua quando os blocos não estão alimentados pela rede;
- O estado da alimentação da rede anula automaticamente o estado de repouso dos blocos.
O modo de funcionamento do telecomando consiste no seguinte:
1º -Desliga-se a alimentação;
2º -Premindo-se o botão "EXTINTION" colocam-se os blocos em repouso.
Por exemplo quando se carrega no botão do telecomando a iluminação de segurança só passa ao estado de repouso quando se desliga a iluminação normal e quando for reestabelecida a iluminação normal a iluminação de segurança passa automaticamente para o estado de vigilância isto para evitar que por esquecimento não se carrega-se novamente no botão do telecomando.
Existem módulos "inibit" que são muito utilizados por empresas italianas (ex.: Beghelli) mas que não devem ser utilizados (pelo menos em Portugal não!) isto porque estes módulos passam logo a iluminação de segurança para o estado de repouso independentemente de se desligar ou não a iluminação normal e o que pode acontecer é que se por esquecimento ninguém voltar a actuar no telecomando a iluminação de segurança fica sempre em repouso!!! Estes módulos só fazem algum sentido em áreas técnicas (ex.: PT's, salas de grupos geradores, etc.), isto devido à exigência do ponto 801.2.1.4.2.3 das RTIEBT.