Alimentação forno e placa

Responder
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2009, 20:49

Alimentação forno e placa

Mensagem por _faisca »

Boa tarde colegas,
só gostava de comfirmar se numa remodelação que estou a fazer em vez de colocar 1 caixa quadrada com fio de 4mm para o fogão e forno se posso colocar 2 caixas quadradas com alimentações separadas a 2,5mm?. A certiel implica em ter 2 alimentações distintas ou sou obrigado a colocar só 1 alimentação a 4mm para as duas?. Obrigado
_Faisca
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Alimentação forno e placa

Mensagem por jaimereis »

se a potencia de cada equipamento permitir essa secção(3500W max), pode ter circuitos distintos
Jaime Reis
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 50 vezes

Mensagem por Josecalado »

Se o circuito for dedicado para o fogão, não pode porque o circuito para o fogão terá de ser obrigatóriamente a 4mm2, e a terminar em caixa ou tomada em que a In seja adequada, logo as tomadas vulgares em que a In é 16 Amp. não dá.

Pode desenvolver um circuito a 4mm com proteção a 20 Amp. max. 25 Amp. e outro a 2,5mm2 para o forno, ter atenção que qualquer placa vitro-cerâmica ou de indução o consumo anda entre 5,5 a 6,5 Kw logo mesmo o circuito a 4mm2 não dá para a totalidade da placa.

Cumprs.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Josecalado Escreveu:Se o circuito for dedicado para o fogão, não pode porque o circuito para o fogão terá de ser obrigatóriamente a 4mm2, e a terminar em caixa ou tomada em que a In seja adequada, logo as tomadas vulgares em que a In é 16 Amp. não dá.

Desde que a proteção no quadro elétrico seja de 16A não tem problema regulamentar.

Pode desenvolver um circuito a 4mm com proteção a 20 Amp. max. 25 Amp. e outro a 2,5mm2 para o forno, ter atenção que qualquer placa vitro-cerâmica ou de indução o consumo anda entre 5,5 a 6,5 Kw logo mesmo o circuito a 4mm2 não dá para a totalidade da placa.

Cumprs.
Cpts.
Energy
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

se eu colocar 2 caixas derivação distintas posso manter uma alimentação a 2,5mm para o forno e passar a outra alimentação para a placa de vitrocerâmica a 4mm. A certiel não pega por isso ou devo passar ambas as alimentações a 4mm? Obrigado
_Faisca
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Segundo as RTIEBT 801.5.8 só as alimentações a fogões, têm de ser executadas com condutor de secção minima de 4mm2, a não ser que a designação de fogões interpretada pela Certiel, compreenda também fornos.
Já fiz várias alimentações a fornos a 2.5mm, terminadas em tomada, com proteção a 16A, e a Certiel nunca chateou, mas não perde nada em fazer tudo a 4mm2,
embora a grande maioria dos fornos, não consome mais do que uma máquina de lavar roupa/loiça/secar, consomem na casa dos 2500/3500W

_faisca Escreveu:se eu colocar 2 caixas derivação distintas posso manter uma alimentação a 2,5mm para o forno e passar a outra alimentação para a placa de vitrocerâmica a 4mm. A certiel não pega por isso ou devo passar ambas as alimentações a 4mm? Obrigado
Cpts.
Energy
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

Obrigado colega.
_Faisca
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”