buscapolos acende com neutro e não com fase!?
buscapolos acende com neutro e não com fase!?
olá a todos, tenho alguns conhecimentos de eletricidade e por isso por vezes faço algumas reparações em casa de amigos. Mas no outro dia aconteceu-me encontrar uma situação que nunca vi nem ouvi falar.
Num apartamento, após não conseguir identificar a fase num interruptor com o buscapolos, verifiquei que em toda a instalação inclusivé no quadro elétrico o buscapolos acendia no neutro e não na fase!
Existe alguma explicação para isto acontecer?
Num apartamento, após não conseguir identificar a fase num interruptor com o buscapolos, verifiquei que em toda a instalação inclusivé no quadro elétrico o buscapolos acendia no neutro e não na fase!
Existe alguma explicação para isto acontecer?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Re: buscapolos acende com neutro e não com fase!?
Boas,
existe. Deve usar outro método (multímetro / lâmpada de provas) para fazer essas verificações, pois o "busca-pólos" acende com qualquer retorno de tensão.
No tempo em que nas empresas industriais não abundavam os aparelhos de medida (multímetros) todos os electricistas dispunham de uma lãmpada de provas na sua mala de ferramenta.
O referido só tem utilidade para verificações de responsabilidade limitada e que não deixem dúvidas, por exêmplo querer identificar de que lado se encontra a fase numa tomada.
ohmico
existe. Deve usar outro método (multímetro / lâmpada de provas) para fazer essas verificações, pois o "busca-pólos" acende com qualquer retorno de tensão.
No tempo em que nas empresas industriais não abundavam os aparelhos de medida (multímetros) todos os electricistas dispunham de uma lãmpada de provas na sua mala de ferramenta.
O referido só tem utilidade para verificações de responsabilidade limitada e que não deixem dúvidas, por exêmplo querer identificar de que lado se encontra a fase numa tomada.
ohmico
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
E quem é que diz que, o que estás a medir é o neutro? a cor do fio? e se no quadro estiverem trocados?
Preenche o perfil "profile"
Cump.
Mário
E quem é que diz que, o que estás a medir é o neutro? a cor do fio? e se no quadro estiverem trocados?
Preenche o perfil "profile"
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Boas.nec Escreveu:Num apartamento, após não conseguir identificar a fase num interruptor com o buscapolos, verifiquei que em toda a instalação inclusivé no quadro elétrico o buscapolos acendia no neutro e não na fase! Existe alguma explicação para isto acontecer?
Se o busca-polos acende no fio azul e não acende no fio preto (ou castanho) é provavel que as ligações
estejam mal feitas ou no contador ou na portinhola de entrada do apartamento.
Um comentário:
O morador deste apartamento teve muita sorte porque a instalação deve ser monofásica...
Se fosse trifásica era só electrodomésticos a queimar.
Outro comentário:
O busca-polos não serve para identificar o condutor de fase ou de neutro. Neste caso a coisa correu mais ou menos bem. Mas há casos em que o mesmo acende nos dois fios. E depois o que fazer?
O mais correcto é utilizar um multimetro entre fases e neutro E entre fases e terra E entre neutro e terra
Cps
A. Castro
Obrigado, então acho que deve ser este o caso, pois tal como disse, depois de ter desmontado a caixa do quadro eletrico o buscapolos acendia no cabo azul (que vem do exterior) e não acendia no cabo castanho (que vem do exterior) e que vai aos disjuntores. Dai que em todos os interruptores da casa (que normalmente cortam a fase) não se conseguia identificar qual era a fase viva ou a que seguia á lampada.CF,Lda Escreveu:Boas.nec Escreveu:Num apartamento, após não conseguir identificar a fase num interruptor com o buscapolos, verifiquei que em toda a instalação inclusivé no quadro elétrico o buscapolos acendia no neutro e não na fase! Existe alguma explicação para isto acontecer?
Se o busca-polos acende no fio azul e não acende no fio preto (ou castanho) é provavel que as ligações
Eu também só uso o buscapolos para identificar mais rapidamente as fases nestas situações, pois como sei que ele acende por vezes com o neutro, também ando com o multimetro atrás.
Realmente não sabia era que era possivel haver situações assim com os cabos trocados logo á entrada
Bom dia,
Vou deitar mais um pau à fogueira.
Tenho aqui uma situação em que uma máquina de secar roupa incendiou uma casa. Verificou-se durante a análise da instalação que a Fase e o Neutro acendiam o busca-pólos. De quem será a responsabilidade?
As instalações elétricas residenciais tem regime de neutro IT, quer dizer que o neutro é shuntado à terra a nivel do PT e localmente é feito outra terra.
Corrijam-me se estiver errado. O busca-pólos pode indicar tensão no outro se:
1) O neutro do PT tiver uma impedância elevada para à terra (idealmente seria 0 Ohms);
2) Na instalação existe uma carga resistiva baixa (por exemplo um aquecedor de 1000 W) que coloque o entre Neutro e a Fase por exemplo 4 Ohms. Neste caso práticamente o Neutro e a fase são o mesmo condutor.
Obrigado,
Tenho aqui uma situação em que uma máquina de secar roupa incendiou uma casa. Verificou-se durante a análise da instalação que a Fase e o Neutro acendiam o busca-pólos. De quem será a responsabilidade?
As instalações elétricas residenciais tem regime de neutro IT, quer dizer que o neutro é shuntado à terra a nivel do PT e localmente é feito outra terra.
1) O neutro do PT tiver uma impedância elevada para à terra (idealmente seria 0 Ohms);
2) Na instalação existe uma carga resistiva baixa (por exemplo um aquecedor de 1000 W) que coloque o entre Neutro e a Fase por exemplo 4 Ohms. Neste caso práticamente o Neutro e a fase são o mesmo condutor.
Obrigado,
R = U / I
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
nrafaelts Escreveu:Bom dia,
As instalações elétricas residenciais tem regime de neutro ITIncorrecto, o regime de neutro de distribuição de baixa tensão em zonas residenciais é o TT, quer dizer que o neutro é shuntado à terra a nivel do PT e localmente é feito outra terra.no secundario do tranformador o ponto comum do estrela é ligado a uma terra de serviço, daí ser TT, no local da instalação a alimentar a terra que se cria é a de protecção
2) Na instalação existe uma carga resistiva baixa (por exemplo um aquecedor de 1000 W) que coloque o entre Neutro e a Fase por exemplo 4 Ohms. Neste caso práticamente o Neutro e a fase são o mesmo condutor.no caso de condutor neutro apresentar mauaperto, pode
Obrigado,
Jaime Reis
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Faz muita falta a algum pessoal de gabinete, andar no terreno:D
Faz muita falta a algum pessoal de gabinete, andar no terreno:D
nrafaelts Escreveu:Bom dia,
Obrigado,
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa noite.
Oh meu caro amigo Nuno Rafael, aquele curriculo todo bonito no LinkedIn é mesmo seu?
Não leve a mal a pergunta, mas lá diz que você é project manager na Efacec.
Como já foi dito, nas instalações residenciais, o regime de neutro é TT.
Relativamente às suas afirmações: o neutro só apresenta uma impedância elevada se o regime for IT, e a fase e neutro nunca são o mesmo condutor.
Oh meu caro amigo Nuno Rafael, aquele curriculo todo bonito no LinkedIn é mesmo seu?
Relativamente às suas afirmações: o neutro só apresenta uma impedância elevada se o regime for IT, e a fase e neutro nunca são o mesmo condutor.
Boas,rainbow Escreveu:Boa noite.
Sim o currículo é meu. Como percebeu que sou eu?
Já agora somo conhecidos?
Abraço
R = U / I
LoL, já não me lembrava!Red_Line Escreveu:Tem no seu perfil o link para o linkedIn
R = U / I
Boas, parece que a EDP ou empresas que lhes prestão esse tipo de serviços, estão cada vez a cometer esse erro.nec Escreveu:Obrigado, então acho que deve ser este o caso, pois tal como disse, depois de ter desmontado a caixa do quadro eletrico o buscapolos acendia no cabo azul (que vem do exterior) e não acendia no cabo castanho (que vem do exterior) e que vai aos disjuntores. Dai que em todos os interruptores da casa (que normalmente cortam a fase) não se conseguia identificar qual era a fase viva ou a que seguia á lampada.CF,Lda Escreveu:Boas.nec Escreveu:Num apartamento, após não conseguir identificar a fase num interruptor com o buscapolos, verifiquei que em toda a instalação inclusivé no quadro elétrico o buscapolos acendia no neutro e não na fase! Existe alguma explicação para isto acontecer?
Eu também só uso o buscapolos para identificar mais rapidamente as fases nestas situações, pois como sei que ele acende por vezes com o neutro, também ando com o multimetro atrás.
Realmente não sabia era que era possivel haver situações assim com os cabos trocados logo á entrada
Já encontrei uma situação dessas e o dono da casa dizia que a casa tinha a "instalação ao contrario do normal mas tudo funcionava bem" até um picheleiro colocar uma bomba submersivel e o avisar que não devia estar assim. depois ele falou cmg e eu troquei os fi no diferencial dele.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
O condutor de neutro pode estar trocado apenas na ligação da saida do limitador (DCP) para o Q.E, daí ligar o busca-polos no neutro e não na fase.
O pessoal que anda na montagem, substituição de contadores penso que é pago por tarefa, daí ser sempre a aviar.
O condutor de neutro pode estar trocado apenas na ligação da saida do limitador (DCP) para o Q.E, daí ligar o busca-polos no neutro e não na fase.
O pessoal que anda na montagem, substituição de contadores penso que é pago por tarefa, daí ser sempre a aviar.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
amigo , use sempre um multímetro ... vá por mim ...