disparo de disjuntor e diferencial

Bloqueado
brunomigferreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 01 dez 2007, 00:05

disparo de disjuntor e diferencial

Mensagem por brunomigferreira »

Bons dias,ando com um problema numa habitação...
Tenho um quadro eléctrico com um diferencial da edp de 15A,2disjuntores de 10A e 3 de 16A...
o que se passa é que sem ter nada ligado dispara-se me o diferencial da edp e um disjuntor de 16A,mas nao é logo.Tanto dispara passado 5 min como 20min.
Vejo 2 maneiras de resolver esta questao:
1º trocar as tomadas do circuito.
2º trocar disjuntor....

Alguem acha que podera haver outra soluçao...
recordo que sem nada ligado nas tomadas disparam os 2 ao mesmo tempo,o de 16A e o diferencial de 15A
burnin
Curioso
Curioso
Registado: 01 mai 2007, 15:12

Re: disparo de disjuntor e diferencial

Mensagem por burnin »

O equipamento da EDP pode ser ou não diferencial. Sendo o teu do tipo diferencial, e para estar a 15 A deve ser um Disjuntor Controlador de Potencia do tipo diferencial regulável de 10 a 30 ou de 5 a 15A. Este só dispara num destes casos:

- Defeito em algum equipamento ou na instalação da casa, fazendo com que haja uma determinada corrente a passar para a terra, neste caso a função diferencial deste vai fazer com que o DCP dispare.

- Excesso de corrente acima dos 15A regulados e contratados, ou seja, não há nada de errado na tua instalação a não ser que estás a querer consumir mais corrente do que aquela que o teu contrato com a EDP permite.

Uma vez que dizes não ter nada ligado, só vejo a hipótese do circuito ao qual está ligado esse disjuntor de 16A ter um defeito, e estar a fazer passagem à terra.
brunomigferreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 01 dez 2007, 00:05

Mensagem por brunomigferreira »

Sim mas o estranho é disparar o 15A da EDP e o de 16A. O problema estando no circuito do disjuntor de 16A,vai so pra as tomadas... Tomadas essas que na tem nada ligado,isso é que me faz espécie...

obrigado pela a ajuda
burnin
Curioso
Curioso
Registado: 01 mai 2007, 15:12

Mensagem por burnin »

brunomigferreira Escreveu:Sim mas o estranho é disparar o 15A da EDP e o de 16A. O problema estando no circuito do disjuntor de 16A,vai so pra as tomadas... Tomadas essas que na tem nada ligado,isso é que me faz espécie...

obrigado pela a ajuda
Eu tenho um gato que me fez as suas necessidades liquidas contra uma tomada :twisted: resultado houve um curto circuito, que automaticamente me disparou o disjuntor que protege esse circuito. Não é preciso estar nada ligado ás tomadas para que haja protecção em caso de mau funcionamento ou anomalias nos circuitos eléctricos.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Olá

Se dispara é pq há curto

Ou gato ou gatas, alguma coisa é, ou um rato atras da gata

Um abraço
Srgiofonseca
Curioso
Curioso
Registado: 01 mar 2008, 10:00

Mensagem por Srgiofonseca »

A melhor maneira de reolveres isso é usares a pinça Amperimetrica.
1º vez quanto esta a consumir a instalação, com a pinça na fase.
2º mede a corrente de fuga, com a pinça na fase e no neutro.

Ou desligas circuito a circuito no quadro incluindo o neutro.

Sérgio Fonseca
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Verifica o frigorífico ou arcas congeladoras, dado que podem arrancar sem sabermos e vir daí o defeito.

Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
fjcrod
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 mar 2008, 12:54

Mensagem por fjcrod »

um defeito à terra não devia só disparar o diferencial?
acredito mais que seja um curto circuito?mas porque demoram tanto tempo as protecções a actuar?
já conseguiste resolver o problema?
abraço
rafaelopes
Curioso
Curioso
Registado: 22 jun 2007, 00:46

Mensagem por rafaelopes »

Boas

Não esquecer de verificar esse circuito de tomadas, pois pode a cablagem estar danificada devido a um excesso de carga anterior. E tambem como já referiram, verificar se realmente não existe nenhum aparelho ligado.

vai dando noticias

rafael
Bloqueado

Voltar para “Problemas Elétricos”