interruptores para cima ou para baixo ....
-
- Curioso
- Registado: 18 jun 2007, 12:19
interruptores para cima ou para baixo ....
boas tenho-me deparado com algumas perguntas um inerruptor qual será a posiçaõ correcta para acender ????
será para cima?
será para baixo ?
e porquê ?
tem alguma explicação?
atenciosamente
ricardo
será para cima?
será para baixo ?
e porquê ?
tem alguma explicação?
atenciosamente
ricardo
Re: interruptores para cima ou para baixo ....
GRANDE pergunta
Pois é caro amigo, nem sei o que responder
Alem de ter o cuidado de deixar todos os interruptores a acender para cima, na verdade algumas marcas ficam com a impressão do verso de pernas para o ar.
Tb sei que existe que os monte da forma contrária, estarei a instalar correctamente ??? se calhar não
Um abraço

Pois é caro amigo, nem sei o que responder

Alem de ter o cuidado de deixar todos os interruptores a acender para cima, na verdade algumas marcas ficam com a impressão do verso de pernas para o ar.
Tb sei que existe que os monte da forma contrária, estarei a instalar correctamente ??? se calhar não

Um abraço
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, eu por norma coloco sempre a acender para cima, mas também julgo que não existe nas regras técnicas nada a falar sobre isso!!!
Penso eu de que!!!
Penso eu de que!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
eu tambem penso que nao existe nenhuma norma para isso, mas de maneira geral ponho sempre os interruptores a ligarem para baixo pela simples razao que os miudos ao crescerem vao chegar mais rapidamente aos interruptores acendendo para baixo e so alguns meses depois é que conseguem acender para cima
outra razao é que os botoes de pressao tambem se ligam para baixo
outra razao é que os botoes de pressao tambem se ligam para baixo
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Os meus cumprimentos a todos os membros deste forum, desde que trabalho em eléctricidade desde 1967, todos os meus encarregados e oficiais me indicadram que era sempre a acender para cima! assim como botões de pressão! exepto os c.escada que não tem posição.
O mesmo se aplica nas tomadas em que meto o neutro sempre no borne da esquerda, assim como o suporte de lâmpada a fase ao centro etc.
O mesmo se aplica nas tomadas em que meto o neutro sempre no borne da esquerda, assim como o suporte de lâmpada a fase ao centro etc.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, também sempre fiz assim!!!CAOR Escreveu:Os meus cumprimentos a todos os membros deste forum, desde que trabalho em eléctricidade desde 1967, todos os meus encarregados e oficiais me indicadram que era sempre a acender para cima! assim como botões de pressão! exepto os c.escada que não tem posição.

Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Boas
Na realidade não existe norma ou outra coisa qq que diga como deve ficar o interruptor, mas quando se inicia a montagem numa obra deve-se sempre manter a mesma posição.
Já agora o único cuidado que à a ter é que o contacto móvel do aparelho deve ficar sempre livre de potêncial na posição de desligado.
Na realidade não existe norma ou outra coisa qq que diga como deve ficar o interruptor, mas quando se inicia a montagem numa obra deve-se sempre manter a mesma posição.
Já agora o único cuidado que à a ter é que o contacto móvel do aparelho deve ficar sempre livre de potêncial na posição de desligado.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
Boas,
À excepção dos comutadores de escada, coloco SEMPRE a ligar para cima.
Aliás, basta olhar para um disjuntor... ligam sempre para cima.
Cps,
JL
À excepção dos comutadores de escada, coloco SEMPRE a ligar para cima.
Aliás, basta olhar para um disjuntor... ligam sempre para cima.
Cps,
JL
-
- Curioso
- Registado: 24 fev 2008, 19:22
CAOR Escreveu:Os meus cumprimentos a todos os membros deste forum, desde que trabalho em eléctricidade desde 1967, todos os meus encarregados e oficiais me indicadram que era sempre a acender para cima! assim como botões de pressão! exepto os c.escada que não tem posição.

gostaria de dizer tambem que este site é mito bom mesmo...

A mim os professores do curso tecnológico de Electrotecnia ensinaram me que deve ser sempre a acender para cima, a explicação dada na altura foi que era mais fácil em casa do emergencia efectuar a abertura do circuito num movimento de cima para baixo, tem alguma lógica, não sei se tem é algum fundamento legal ou regulamentar.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Os interruptores têm de ser a acender ligados para cima, por causa da força da gravidade, pois senão podiam acender sózinhos
Um abraço
Um abraço
-
- Curioso
- Registado: 18 set 2007, 18:01
- Contacto:
como utilizador, (frequetneburnin Escreveu:A mim os professores do curso tecnológico de Electrotecnia ensinaram me que deve ser sempre a acender para cima, a explicação dada na altura foi que era mais fácil em casa do emergencia efectuar a abertura do circuito num movimento de cima para baixo, tem alguma lógica, não sei se tem é algum fundamento legal ou regulamentar.

Da mesma forma desligar-se-ião sozinhos certo? ...Duzia12 Escreveu:Os interruptores têm de ser a acender ligados para cima, por causa da força da gravidade, pois senão podiam acender sózinhos
Muito bem visto... lolGuilherme Escreveu:Da mesma forma desligar-se-ião sozinhos certo? ...Duzia12 Escreveu:Os interruptores têm de ser a acender ligados para cima, por causa da força da gravidade, pois senão podiam acender sózinhos